1. INTRODUÇÃO

 Segundo Maximiano (2004, p. 14) a palavra motivação vem do latim motivus, que significa mover. O seu sentido original fundamenta-se no processo no qual o comportamento é incentivado, estimulado ou energizado por algum motivo ou razão. Indica o processo pelo qual um conjunto de razões ou motivos explica e estimula algum tipo de ação ou comportamento humano. A motivação humana tem sido uma das principais preocupações e desafios da gestão organizacional moderna, pois é difícil explicar o que leva as pessoas a agirem de forma diferente para alcançarem seus objetivos.

A motivação das pessoas e o desempenho no trabalho aumentam os desafios na administração moderna a fim de alcançarem necessidades que possam satisfazer o bem estar dos empregados. A preocupação com a satisfação das pessoas ganha espaço nas organizações e é possível conseguir melhores resultados na busca de um ambiente de trabalho mais adequado para o desenvolvimento das atividades profissionais.

Segundo Chiavenato (1999, p.96) “O líder capaz de reduzir incertezas do trabalho é tido como motivador porque nunca aumenta a expectativa dos surdinados de que seus esforços levarão ás recompensas procuradas”. Com base nisso a liderança e a motivação constituem-se de ações conjuntas para liderar as pessoas em busca de benefícios para o próprio indivíduo e para a equipe no qual esse membro está inserido. Atualmente, as empresas necessitam de líderes capazes e proativos para trabalharem e facilitarem a resolução de problema do grupo, motivando os empregados e contribuindo para a melhor produtividade.

As pessoas são motivadas pela realização e envolvimento que buscam no trabalho que executam. O estímulo move o indivíduo quando este busca novos conhecimentos. Para isso, não deve ser recompensado só financeiramente, mas também com elogios e reconhecimento, pois a responsabilidade e dedicação no trabalho gera crescimento profissional.

Entende-se que o líder exerce um papel fundamental que é o de manter sua equipe motivada, a fim de obter altos níveis de desempenho. A liderança é a capacidade de inspirar e motivar as pessoas a alcançarem suas metas e ultrapassarem seus limites. O líder é capaz de influenciar as pessoas a atingirem seus próprios objetivos, bem como os da organização. Para isso, é necessário compreender o comportamento humano e o que o motiva.  É preciso identificar as necessidades das pessoas para facilitar o processo motivacional e aumentar a produtividade. A motivação é, igualmente, um fator que atua positivamente, ou seja, sua presença é indispensável para um desempenho satisfatório.

Necessidade é um estado ou condição interna que predispõe o indivíduo a agir, temos o fator da satisfação que nada mais é do aquilo que satisfaz uma necessidade. Então, podemos dizer que a motivação é uma inclinação para a ação que tem origem em um motivo, a vontade de fazer um esforço para realizar uma necessidade e satisfazer um objetivo individual ou organizacional.

Segundo Chiavenato (2006, p.64) “a motivação funciona em termos de forças ativas e impulsionadoras, traduzidas por palavras como desejo e receio. A pessoa deseja poder e deseja status, receia o ostracismo social e as ameaçadas à sua auto-estima”.

O termo motivação é vasto, complexo e subjetivo, depende das necessidades de cada um em determinado momento. De nada adiantará as organizações investirem em altas tecnologias para obterem resultados e tão pouco pensarem em adotar métodos e filosofias de trabalho, tentando obterem resultados positivos, se não investirem no principal “recurso” que é o colaborador.