Isac Salomão Magalhães Pinto Holanda

1 CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

Muito tem se falado sobre o conceito de motivação como um traço exclusivamente pessoal e uma constante interna ao ser. Esse conceito traz a idéia errada de que motivação é algo que algumas pessoas possuem e outras não, fato que gera uma desvirtuação conceitual da expressão. O certo a se dizer é que motivação é o resultado da interação entre as aspirações internas do indivíduo (esforço, objetivo e necessidade) e as influências externas oriúndas de cada situação a que essse indivíduo se submete.

Sabe-se que o tema motivação tem tomado proporções gigantescas. A cada dia novos livros e palestras sobre o assunto são lançados. Tal fato deixa os universos acadêmico e profissional cada vez mais conturbados, trazendo-lhes uma real preocupação com a exatidão dessa multiplicidade de teorias motivacionais. Para chegar a conclusões mais concretas, vamos usar três grandes conceitos e experiências de motivação.

2 EXPERIÊNCIAS E CONCEITOS

A Empresária Luíza Rodrigues, dona do Magazine Luíza, rede de lojas de sucesso no âmbito nacional, tem a idéia de que seus funcionários são a verdadeira força motriz de sua empresa. Todos os seus colaboradores trabalham com planos de carreira definidos por eles mesmos, o que faz com que sintam-se mais confortáveis, confiantes e independentes para desenvolver suas funções de modo a gerar os melhores resultados possíveis. Segundo o que a própria empresária diz: "A motivação deve estar na cabeça, no coração e no bolso das pessoas"1. Sintetizando assim, que sua estratédia motivacional se orienta no sentimento de transpor desafios e alcançar objetivos por meio de estímulos mentais, emocionais e financeiros.

Para Bernardinho, técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, crescente ícone de sucesso na arte da motivação e um dos profissionais mais bem-sucedidos da história do esporte brasileiro, a motivação está tanto na vitória como na derrota; o que as diferencia é o processo que existe até se chegar a cada uma delas. Destacamos o fato de que uma vitória, se não seguir as linhas de disciplina, trabalho e obstinação, correrá o risco de breve decair e tornar-se uma derrota. Por outro lado, essa mesma derrota, se seguida de extensa superação, baseando-se sempre na mesmas linhas de conduta acima citadas, poderá elevar-se a uma vitória.

Bernardinho enfatiza que até mesmo na sua auto-motivação, o importante não está só nos resultados, mas no processo que se passa para chegar até eles. Para isso, qualquer que seja a estratégia motivacional usada, deve-se sempre visar a vitória e o sucesso através de metas claras. Por final, podemos usar uma frase do treinador para sintetizar seu pensamento: " A motivação tem que ser trabalhada diariamente. Você precisa compartilhar as dificuldades e valorizar os obstáculos vencidos a cada etapa"2.

O consultor americano Jim Cunningham, mestre em psicologia e ex-executivo da Disney na àrea de liderança, motivação e qualidade dos serviços; tem uma receita simples. Para ele, a organização deve ouvir o que seus funcionários têm a dizer e fazer isso de forma eficiente. Assim pode-se chegar a bons resultados sem gastos com recompensas financeiras. Comunicação é a peça-chave da estratégia motivacional da Disney. Todos os funcionários que tem algum contato com clientes, dedicam cinco minutos de seu dia para buscar, através de uma conversa informal, sugestões para a constante melhoria dos serviços. Os supervisores desses funcionários também estão abertos para conversas visando melhorias. Assim, cria-se uma cadeia de comunicação ,nível a nível, por toda a hierarquia da Organização. Tal fato proprorciona, aos funcionários, um imenso conforto para desenvolver suas idéias e aprimorar suas funções.

Jim acredita que nenhum ser humano pode motivar outro ser humano; o que se pode fazer é "criar um ambiente em que as pessoas sintam que fazem parte de uma equipe, motivem-se e se envolvam com o trabalho"3.

3 CONCLUSÃO

O que se conclue nesse trabalho que visa clarear a ótica conceitual dessa força propulsora chamada motivação, é que independentemente de qual estratégia ou abordagem motivacional seja utilizada, o foco sempre permanecerá incidindo única e exclusivamente no indivíduo. Analisemos pois as três experiências motivacionais citadas no tópico acima. A Empresária Luíza Rodrigues acredita que o ponto principal da motivação está nos estímulos mentais, emocionais e financeiros exteriores ao indivíduo, que se inserem nele, fazendo dele a energia principal que move a organização. Não é a mercadoria, não é o capital e nem os meios de produção que são motivados para obter-se o melhor para a organização, mas sim o indivíduo, permanente foco principal. O Técnico Bernardinho, fala que não se deve focar somente os resultados, mas também os processos se chegar até eles. Ou seja, a importância, não está no rasultado final da motivação, etapa em que apenas são colhidos os benefícios oriúndos dos estímos motivacionais; essa importância está no objeto utilizado para se inserir estímulos visando os melhores resultados, esse objeto é o indivíduo. Por final, O Ex-executivo da Disney, Jim Cunningham, citando exemplos dessa grandiosa organização, sintetiza o foco da motivação no indivíduo ao dar o exemplo de que os funcionários da disney são motivados por meio da comunicação. Todo superior "dá ouvidos" e dá importância ao seu subordinado, fazendo com que ele sinta que tem voz, que faz parte da organização, e se envolva cada vez no trabalho visando os melhores resultados.

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FONSECA, Adriana Monteiro; PETTI, Carin Homonnay. O parabéns é a melhor recompensa. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, abr. 2006.

ROBBINS, Stephen; COULTER, Mary. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: Phb, 1998.

ROSSETTO, Roberta. Motive-se! Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, out. 2005.

1 ROSSETTO, Roberta. Motive-se! Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, p.52, out. 2005.

2 ROSSETTO, Roberta. Motive-se! Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, p.51, out. 2005.

3 FONSECA, Adriana Monteiro; PETTI, Carin Homonnay. O parabéns é a melhor recompensa. Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, São Paulo, p.68, abr. 2006.