Você conhece casos em que um empregado que dava o melhor de si, diminuiu sua produtividade? Sem dúvida a resposta é positiva

São diversos os motivos pelos quais isto pode acontecer no entanto, quero expor o caso específico e muito frequente onde o mesmo líder, supervisor ou gerente é o encarregado de roubar energia à força produtiva sem dar-se conta.

Da mesma forma, é comum o tema Motivação trabalhista em monografias e TCC do curso de Administração ou ainda monografia e artigos científicos do curso de gestão de recursos humanos

No afã de conseguir os resultados e o funcionamento de uma empresa, costuma-se "abrir os olhos" para identificar aquilo que não está bem, e desde aí se corrigem os maus comportamentos, afirma-se às pessoas que não fazer, lembram-se-lhes os limites e se dirigem forças e recursos totais a estes pontos.

Não é que estas ações devam ser esquecidas, mas o ponto fundamental está em que se julgamos as pessoas começando por analisar os pontos negativos antes que os positivos, convertemo-nos em "catchers de debilidades". Pelo que não é de estranhar-se que roubemos força e energia ao pessoal.

A idéia indispensável de entender hoje é: - A pessoa não tem sucesso corrigindo suas debilidades. O sucesso das pessoas radica em estimular suas fortalezas.

Dirigir os recursos e "abrir os olhos" para ser catcher de fortalezas, é a habilidade de um líder que identifica e ajuda as pessoas a dar um passo além em suas fortalezas.

MOTIVANDO OS COLABORADORES - Criando oportunidades de sucesso.

É uma premissa que como líderes devemos ter presente tanto em nossa vida trabalhista e com quem nos rodeia; todos desejamos ter sucesso, inclusive as pessoas negativas que de tudo se queixam.

Em geral tenderemos a nos aproximar, e geraremos empatia com, aquelas pessoas, tarefas e momentos que nos permitem experimentar o sucesso, ao mesmo tempo que desejaremos voltar a repetir a circunstância que nos permitiram experimentá-lo.

Você pode planejar aquelas opções em que as pessoas possam obter o sucesso, uma vez levadas à ação não só estará conseguindo o sucesso delas mas também o seu.

Estas respostas darão o mapa para conseguir grandes resultados. Somente se imagine dando oportunidade a uma pessoa para aproveitar alguma de suas habilidades em seu trabalho, ou igualmente a seus filhos repetindo aquelas ações onde costumam ter sucesso, o ambiente e percepção aumenta de forma positiva mais que se dedicar a prover uma e outra vez as ações onde não tiveram sucesso com o afã de corrigir, se estas segundas ações superam as primeiras haverá um desequilíbrio com o que não agradamos.