Texto: 2 Crônicas 32:1-8 

Tudo na vida exige preparação. As grandes conquistas são precedidas de preparação, montagem das estratégias, conhecimento do adversário, saber como utilizar as armas, como, quando e que hora deverá  agir. 

O rei Ezequias nos ensina, quando estava diante de uma situação de infortúnio, guerra eminente.  Sua motivação  foi a chave para vencer.

MOTIVACÃO É A CHAVE

Nossa motivação  é fator determinante para vencermos todas as circunstâncias complicadas que a vida nos apresenta.

Zig Ziglaer diz que " A motivação  é a faísca que acende o fogo do connhecimento e abastece o motor do sucesso. Ela maximiza  e mantém  o ritmo.

A questão é : " lidamos com a vida ou nadamos contra a correnteza e nos sujeitamos ao que der e vier ? Sua resposta é importaante porquê... " 

A vida tem seus  altos e baixos. 

Na bíblia encontramos pessoas que passaram por isso, inclusive homens levantados pelo próprio Deus.

O próprio Rei Ezequias, após o Senhor ter dado o escape, adoeceu e permitiu que o seu coração  se exaltasse. Ele experimentou o lado amargo da vida por um tempo { vs. 24 e 25}. Mas logo se arrependeu     { vs. 26 }.

Todos nós  temos nossos altos e baixos. É  por isso que a motivacão é  a chave para nós colocar para cima quando a vida nos coloca para baixo.

Na verdade, nossos momentos de baixa podem ser nossos momentos de maior lucro se lidarmos com eles respondendo ( positivameste) em vez de reagirmos ( negativamente ). 

O Rei Ezequias tomou uma decisão (  ele  Resolveu, ele ousou) de forma corajosa, com ousadia junto com os seus príncipes e os seus homens valentes. Qual foi? Vs. 3.

 É muito bom quando o líder tem  liderados motivados sob seu comando e um igreja que vive assim também.

Princípio: Não  é  o que acontece com você , mas como você  lida com o que acontece que faz a diferença . 

 A exemplo do Rei Ezequias ( 31:20-21 ), nós também temos momentos de alta. Estamos andando em vitória, em casa tudo nós conformes, no trabalho prosperando, as contas todas em dia, não há  enfermidades, ofertando em cada culto, fiel no dizimo, enfim, comprometimento total com o Eterno, só alegria. Mas vezes somos como que "pegos de surpresa".  Ai é que está  a necessidade de andarmos preparados. 

Motivação  + Preparação = Maiores Conquistas. 

Deus tem nós ensinado muito neste últimos anos que precisamos mudar a nossa forma de pensar e viver a vida. Mudança  é  uma decisão . 

" Uma definição  de insanidade é  acreditaar que você  pode continuar a fazer o que está  fazendo e obter os mesmos resultados " 

Outra: " É achar que pode conquistar coisas novas com uma mentalidade antiga. "

A motivação  para mudar é  a chave. 

Ezequias teve que mudar. Era uma questão  de vida ou morte, literalmente. Era um homem bom que fazia coisas boas. Era reto e verdadeiro perane o Senhor. Toda obra de suas mãos prosperou              ( 31:20-21). Lemos no capítulo 32:1 que " depois desta fidelidade...". A mudança era necessária mediante o que estava para acontecer. Possibilidde de perdas.

Princípio: " Quando as coisas mudam por dentro elas mudam por fora também. " 

A motivação alimenta a atitude que constrói  a confiança necessária para sustentar a persistência.

Os fracassos podem, e devem ser um ingrediente para a  motivação. As pessoas mais bem sucedidas, são aquelas que aprendem com seus próprios erros e transformam fracassos em oportuniddes.

Cada invenção  científica, cada empresa de negócios, cada casamento feliz é resultado de uma serie de fracassos. Nossa resposta ao fracasso é o que determina o quão  útil  ele será.

Os fracassos do Rei Ezequias descritos no contexto da sua doença, ilustram muito bem essa verdade, podemos crer que ele tranformou o fracasso em motivação. Com esse modo de vida tornousse um homem muito próspero e reconhecido. Podemos ver que ele deu a volta por cima. Morreu sim, mas foi exaltado, recebeu honrarias, e ninguém pode falar nada a seu respeito, a não ser o que a bíblia registra. Seu pai, nem no túmulo que era para enterrar os Reis quando morressem, não foi colocado lá. ( 32:33 ). 

A motivação  é a chave.  Itaguaí , 23/03/2014