ADRIANO DE COL

Trabalho de conclusão apresentado ao Curso de Administração com Ênfase em Agronegócios, como requisito parcial à obtenção do Título de Bacharelado em Administração.
Orientador: Professor Dr. Paulo Cezar Dondoni

CLEVELÂNDIA ? PR
2004

Orientador: Professor Dr. Paulo Cezar Dondoni

RESUMO

Este Trabalho refere-se ao estudo de caso sobre a motivação dos Funcionários Públicos do Setor de Administração da Prefeitura Municipal de Clevelândia. Buscou-se nos referenciais informações sobre motivação, pois acredita-se que a presente pesquisa poderá contribuir para a realidade social no sentido de que, no cotidiano, todo indivíduo emite comportamentos motivados. Desta forma, o estudo da motivação se torna muito importante para nos aprofundarmos no conhecimento do ser humano, em relação às suas necessidades e contribuiu de alguma forma, para o seu bem estar. De outro lado, fornece informações para as organizações sobre o comportamento humano e os principais fatores de motivação. O objetivo geral foi investigar o grau de motivação dos Funcionários Públicos do Setor de Administração da Prefeitura Municipal de Clevelândia.

INTRODUÇÃO

Desde os primórdios, o homem vem competindo pela comida, pelo espaço, por idéias e por posição no meio em que vive. No ambiente interno das organizações acontece a mesma coisa. Áreas em busca de melhores índices; as pessoas, uma melhor colocação profissional e empresas, sua participação no mercado. Porém, atualmente a concorrência entre as empresas está ainda maior devido a fatores como os avanços tecnológicos e a globalização.
Com isso, as organizações precisam mais esforços de seus funcionários, uma vez que passam a necessitar que seu pessoal não somente cumpra suas obrigações, mas que tomem iniciativas do tipo: controle de qualidade, identificação de defeitos, participação nas melhorias da empresa, criando e inovando.
Sabe-se que muitas empresas estão constantemente preocupadas em implantar ou ampliar programas de incentivo, que visam a motivação e o comprometimento dos seus colaboradores, portanto, esta pesquisa tem o propósito de avaliar como está o grau de motivação dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Clevelândia, e entender como está se realizando este processo na visão dos Funcionários, bem como, se tem satisfação e quais suas perspectivas de futuro profissional, e sua visão atual da Prefeitura.