MOTIVAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CLEVELÂNDIA ? UM ESTUDO DE CASO


COL, Adriano de
TRETTO, Claudimir Luiz
CHAGA, Sandronei da
BOMBILIO, Fernando de Oliveira



RESUMO

A decisão por pesquisar sobre a motivação dos funcionários da Prefeitura Municipal de Clevelândia, deu-se em virtude de que há necessidade nesta área e também pelo alto grau de importância desta matéria. Como está a motivação no setor de trabalho dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Clevelândia, o que é necessário para o bom andamento dos trabalhos no Setor da Agropecuária, de que forma a motivação poderá incentivar os Funcionários, fazendo com que tenham prazer no trabalho que desenvolvem e será feito uma pesquisa através de questionários, onde os dados pesquisados serão analisados através de gráficos. Que esta pesquisa seja de grande valia para Prefeitura, onde seus Administradores possam usufruir do resultado para uma nova qualificação dos funcionários, como curso, palestra, momento recreativo e ginástica laboral se for o caso.


Palavras-chave: Motivação, Satisfação e Motivação no Trabalho.


1. Introdução

Desde os primórdios, o homem vem competindo pela comida, pelo espaço, por idéias e por posição no meio em que vive. No ambiente interno das organizações acontece a mesma coisa. Áreas em busca de melhores índices; as pessoas, uma melhor colocação profissional e empresas, sua participação no mercado. Porém, atualmente a concorrência entre as empresas está ainda maior devido a fatores como os avanços tecnológicos e a globalização.
Com isso, as organizações precisam mais esforços de seus funcionários, uma vez que passam a necessitar que seu pessoal não somente cumpra suas obrigações, mas que tomem iniciativas do tipo: controle de qualidade, identificação de defeitos, participação nas melhorias da empresa, criando e inovando.
Sabe-se que muitas empresas estão constantemente preocupadas em implantar ou ampliar programas de incentivo, que visam a motivação e o comprometimento dos seus colaboradores, portanto, esta pesquisa tem o propósito de avaliar como está o grau de motivação dos Funcionários da Prefeitura Municipal de Clevelândia, e entender como está se realizando este processo na visão dos Funcionários, bem como, se tem satisfação e quais suas perspectivas de futuro profissional, e sua visão atual da Prefeitura.
Acredita-se que o presente trabalho poderá contribuir para a realidade social no sentido de que, como verificamos, no cotidiano todo indivíduo emite comportamentos motivados. Desta forma, o estudo da motivação se torna muito importante para nos aprofundarmos no conhecimento do ser humano em relação às suas necessidades, seus motivos e contribuir, de alguma forma, para o seu bem estar. De outro lado, fornece informações para as organizações sobre o comportamento humano e os principais fatores de motivação.
Para Spector (2002, p. 198) a motivação é descrita como "um estado interior que induz uma pessoa a assumir determinados tipos de comportamento... Ela tem a ver com direção, intensidade e persistência de um comportamento ao longo do tempo".

2 . Material e Métodos

Serão apresentados na ordem de questionário e observação, sendo analisados qualitativamente.
Questionários: contendo perguntas fechadas, que serão distribuídas e coletados pelo próprio pesquisador, para garantir que todos voltem respondidos.
Será o "estudo de caso", pois, envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permite o seu amplo e detalhado conhecimento, sendo que esta pesquisa terá seu estudo na Prefeitura Municipal de Clevelândia.

3. Apresentação dos Dados

Informações obtidas de sete Funcionários do Setor de Agropecuária da Prefeitura Municipal de Clevelândia - Pr. O objetivo da aplicação do questionário constituiu em buscar dados com relação à motivação dos entrevistados na Prefeitura.
Gráfico nº. 01 ? Gráfico Geral dos Entrevistados



No gráfico geral, percebe-se que (58%) dos votos optaram pela resposta Sempre, o que corresponde a 53 (votos), nenhum dos entrevistados assinalou Nunca, e (42%) dos respondentes que correspondem a 38 (votos), informaram Às vezes.

Gráfico nº. 02 ? Tempo de serviços dos respondentes
Fonte: Dados da Pesquisa

Na tabela abaixo, segue análise do tempo de serviço na Prefeitura.

TOTAL DE TEMPO DE SERVIÇO NA EMPRESA
PORCENTAGEM
01 a 02 anos 14%
02 a 05 anos 14%
05 a 10 anos 29%
10 a 15 anos 29%
15 a 20 14%

Gráfico nº. 03 ? Formação dos respondentes

Fonte: Dados da Pesquisa

A referida pesquisa revelou, conforme gráfico acima, que 14% dos informantes tem Ensino Fundamental, 14% dos Funcionários, possuem Ensino Médio, e no Ensino Superior, observa-se que 72% dos entrevistados concluíram este nível.

4 ? Análise e Discussão dos Resultados

Evidenciou-se que 58% dos entrevistados estão motivados com sua função, pois as respostas identificaram que o trabalho é interessante, seu superior transmite entusiasmo e motivação. Também se observou o incentivo para tomar decisões, sentindo-se realizados com a profissão que escolheram.
Percebeu-se que 42% dos entrevistados não estão satisfeitos, e as possíveis causas podem ser entre outras, os equipamentos que são obsoletos (computadores, máquinas elétricas e calculadoras e outros), a ausência de um plano de carreira, também foi citado pelos informantes, bem como, a não liberdade para tomar decisões e expressar suas idéias.

5 ? Considerações Finais

De acordo com os resultados da pesquisa, percebe-se que o Setor de Agropecuária em estudo, pode ser considerado uma organização onde os Funcionários de uma maneira geral, sentem-se satisfeitos com seus trabalhos e apresentam?se motivados com a qualidade de vida que o ambiente proporciona um fator considerado muito importante na qualidade de vida no trabalho.
O indivíduo possui diversas características que não se mostram aparentes para a sua organização. Os seus objetivos, anseios, significado e importância que dá ao trabalho, desejos, valores, preferências, sentimentos, que compõem o indivíduo, então presentes e são determinantes para todas as suas ações, inclusive na organização, além de servir de base e parâmetro para a sua motivação. Um elogio do administrador para com seu funcionário, de forma com que ele perceba que o crescimento da corporação é também o seu crescimento, é um impulso extraordinário para que faça um trabalho de alta qualidade.
Empregados motivados pela competência procuram o domínio do trabalho, o desenvolvimento das atividades de resolução de problemas e esforçam-se em ser inovadores.
As empresas necessitam cada vez mais implantar o sistema de motivação, pois estão exigindo que seus colaboradores sejam capazes de executarem várias tarefas, isto é, que sejam polivalentes para que se alcance um objetivo comum.
O resultado do questionário percebe-se que o percentual de respostas representa que os funcionários estão motivados e satisfeitos com seu trabalho.
Pode-se concluir que esta pesquisa vai ser de grande valia para Prefeitura, porque seus administradores podem acatar as sugestões e proporcionar aos funcionários, palestras, cursos, momentos recreativos e ginástica laboral, para trazer a minoria de insatisfeitos ao grupo dos motivados.

Referências

VROON, Victor H. Gestão de pessoas, não de pessoal. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Coda, Roberto. Psicodinâmica da vida organizacional: Motivação e Liderança. São Paulo: Atlas, 1997.

MAXIMIANO, Antonio César. Introdução à Administração. 4º Edição Ver. E Ampl. São Paulo: Atlas, 1995.

Matéria: Psicologia das Relações Humanas - (Motivação & Empresa, Pág. 434, Aula 17).








ANEXO I

01: As atividades realizadas no seu local de trabalho, são interessantes?


02: Você recebe o justo reconhecimento pelo esforço investido na realização de seu trabalho?


03 - Você mostra interesse, empenho e dedicação em seu trabalho. O responsável pelo setor reconhece seu esforço?


04 - Seu superior transmite entusiasmo e motivação no trabalho?


05 - No setor onde você trabalha, tem incentivo para tomar decisões?


06 - Os colegas que fazem parte de sua equipe de trabalho, tem iniciativas para realizar tarefas?


07 - As idéias inovadoras são colocadas em prática?


08 - Você considera a Prefeitura um local de trabalho agradável e prazeroso?


09 - Sente-se orgulhoso de ser um Funcionário Público?


10 - O Funcionário Público estável para subir de nível em sua carreira, deverá submeter-se a cada dois anos a uma avaliação de desempenho de suas funções. Você concorda?


11 - Você se sente realizado com a profissão que escolheu?