MOTIVAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS: FATORES MOTIVACIONAIS EM UMA EMPRESA DE CONSTRUÇÃO CIVIL

EVERSON MUCKENBERGER, docente do UNASP-EC, [email protected]

JOANA DE ALMEIDA BONANNO, graduanda em Administração pelo UNASP-EC, [email protected]


RESUMO: O objetivo principal do presente artigo é identificar os aspectos motivacionais percebidos pelos funcionários em uma empresa atuante na construção civil que está localizada no município de Holambra/SP. Para tanto se buscou também levantar as necessidades dos colaboradores na empresa e verificar se os atrativos oferecidos satisfazem tais necessidades. A partir destas constatações foi possível encontrar oportunidades e estímulos motivacionais que podem ser usados para motivar os colaboradores. Todo o estudo toma como base os fundamentos teóricos da hierarquia das necessidades e seus efeitos sobre a motivação. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e entrevistas com os colaboradores. Os resultados apontaram que os colaboradores acreditam que as necessidades percebidas e os benefícios que são oferecidos interferem diretamente nos relacionamentos internos e na capacidade de cada um em oferecer um serviço com mais qualidade.


ABSTRACT: The main objective of this paper is to identify the motivational aspects perceived by employees at a company in the building which is located in the municipality of Holambra / SP. For that we also sought to assess the needs of employees in the company and verify that the attractions offered meet such needs. From these findings it was possible to find opportunities and motivational stimuli that can be used to motivate employees. All the study builds on the theoretical foundations of the hierarchy of needs and their effects on motivation. The methodological procedures used were a literature search and interviews with employees. The results showed that employees believe that the perceived needs and benefits that are offered directly interfere in the internal relationships and the ability of each to offer a service with more quality.































INTRODUÇÃO

Com as mudanças ocorrendo em tempo recorde é de grande importância que as empresas se preocupem em oferecer atrativos que motivem e estimulem seus funcionários a continuarem se empenhando e oferecendo serviços com qualidade para seus clientes.
As empresas que visam crescimento e total comprometimento com seus clientes têm que manter em seu quadro de funcionários pessoas que tenham vínculo e afinidade com a organização em que trabalham, pois, a cada dia que passa, a concorrência entre as empresas da mesma área aumenta fazendo com que a demanda por funcionários que buscam reconhecimento no trabalho exercido aumente.
Nos dias de hoje é possível notar que algumas empresas que focam fortemente em seus concorrentes analisam preços, produtos e qualidades, mas esquecem de destacar seus colaboradores que acabam respondendo com atitudes negativas refletindo no desenvolvimento da empresa.
Para melhor desempenho dos colaboradores, as empresas devem estar atentas para analisar, entender e compreender seus funcionários, pois, quando um novo colaborador é inserido na organização, ele tem que se adaptar a novos hábitos para manter-se na empresa.
Este artigo estuda um campo específico dentro da área de Gestão de Pessoas, levando em consideração a grande importância que os fatores motivacionais têm sobre as organizações.
A escolha do tema se deu a partir da problemática existente dentro de uma organização atuante na construção civil na cidade de Holambra/SP, envolvendo a motivação, atrativos e necessidades percebidas pelos colaboradores podendo assim identificar quais os fatores de motivação que estão inseridos no perfil da construtora a fim de atender as necessidades de seus funcionários.



REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
As maneiras como as pessoas se comportam nas circunstâncias da vida geralmente responde a ações de motivação, ou seja, as pessoas têm atitudes, são ação e reação daquilo que vivenciam no decorrer de suas vidas.
O ser humano age de acordo com suas necessidades e vontades. O comportamento geralmente é uma resposta de sua vida sobre uma determinada circunstância e, conforme o estado de espírito de uma pessoa, é possível realizar tarefas, satisfazendo interesses e superando expectativas. Assim é possível sentir satisfação diante das provações e, quando isso ocorre, o indivíduo é capaz de encontrar forças para enfrentar os mais diversos tipos de situações. Pode-se dizer então que os motivos ativam a conduta de cada individuo e o fazem persistir nela. (CHIAVENATO, 2005, p. 242)
Para Daft (2005, p.398), motivação refere-se a forças internas ou externas que estimulam o entusiasmo e persistência de um indivíduo para perseguir certo curso de ação.
Portanto, é possível concluir que a motivação dos funcionários afeta a produtividade e que, parte do trabalho do gerente é canalizar a motivação em direção a realização das metas organizacionais. Entretanto, não se define motivação em poucas palavras, mesmo tendo em vista sua importância na organização. Da mesma forma não há um consenso absoluto sobre o assunto.
Então, como estudado pode-se tirar algumas conclusões iniciais sobre motivação:
? Teorias tentam interpretar de maneira diferente e enfatizar certos aspectos sobre motivação;
? O comportamento e o desempenho de pessoas estão intimamente relacionados à motivação;
? A motivação de pessoas envolve metas e objetivos;
? Existem diferenças fisiológicas, psicológicas e ambientais das pessoas que são fatores importantes na explicação e definição de motivação.
? O estudo da motivação ajuda os gerentes a entender o que estimula as pessoas a iniciarem a ação, o que influencia suas escolhas e ações, e porque, com o tempo, elas persistem naquela ação.
Para Chiavenatto (2005, p.242) motivar pessoas é atingir altos padrões de desempenho e trata-se também de uma questão de sobrevivência em um mundo que gira em torno de negócios e é altamente mutável e competitivo. Mas, a verdade é que cada organização trabalha e age de maneira diferente em relação ao desempenho e esse depende da junção de alguns fatores críticos como: estratégia, tecnologia, desenho e cultura organizacional além do principal, o talento humano. As organizações dependem de pessoas que cooperem com suas habilidades e competências. Para um funcionário gerar resultados para uma empresa/organização, seu talento precisa estar envolvido em um ambiente de trabalho baseado em um desenho organizacional favorável em uma cultura organizacional participativa e democrática. Por isso é necessário o desenvolvimento da motivação das pessoas, o que vem a ser um dos maiores desafios, pois motivar requer muitos conhecimentos. Envolve o desenvolvimento das pessoas para que sejam decididas, confiantes e comprometidas com os objetivos. Nesse processo é preciso energizá-las e estimulá-las o suficiente para que possam obter resultados positivos de seu empenho e dedicação na organização.
As pessoas são motivadas por alguns fatores, sejam eles pessoais ou profissionais. Quando os colaboradores de uma determinada empresa sentem-se valorizados é esperado que os mesmos sintam-se motivados e que o trabalho não caia na rotina. Para que os funcionários não fiquem entediados é necessário conhecer como realmente funciona o processo motivacional (figura 1).


NECESSIDADES

IMPULSOS

INCENTIVOS

Figura 1 - Simplificação do processo motivacional.
Fonte: Chiavenato, 2005. p 244

Conforme Chiavenato (2005, p.244):
Necessidades: são criadas quando surge um desbalanceamento fisiológico ou psicológico, pode-se dizer que aparece quando as células do corpo são privadas de alimento e água ou quando a pessoa é privada de seus amigos ou companheiros. Resumindo necessidade significa uma carência interna da pessoa, o organismo se caracteriza por um estado de equilíbrio e toda vez que é rompido surge uma necessidade , e a necessidade é um estado interno que quando não satisfeita cria tensão e estimula algum impulso no individuo, visando sua redução ou atenuação.
Impulsos: os impulsos ou motivos (são usados em comum) são meios que aliviam as necessidades. O impulso gera um comportamento de busca e pesquisa para localizar objetivos ou incentivos que atingidos irão satisfazer a necessidade e produzirão redução da tensão. Existem impulsos psicológicos e fisiológicos, os mesmos são indicados para a ação e proporcionam as condições energizadoras no sentido de alcançar um incentivo. Os impulsos são o coração do processo motivacional.
Incentivos: o incentivo encontra-se no final de ciclo motivacional e é definido como algo que pode alimentar uma necessidade. Então os incentivos estão situados fora do individuo e tem uma grande variação conforme cada situação.
"As metas são resultados que o individuo procura. O alcance das metas desejadas conduz a uma redução das necessidades humanas. As metas podem ser positivas ou negativas. As metas positivas podem ser elogios, reconhecimento, interesse pessoal, aumento salarial ou promoção. As metas negativas podem ser críticas, desinteresse pessoal, não promoção." (CHIAVENATO, 2005)
Para o autor (Chiavenato, 2005, p.245) as necessidades são vistas como carências ou deficiências que as pessoas experimentam em um determinado período de tempo. Essas necessidades podem ser de ordem fisiológica, como a necessidade do alimento, de ordem psicológica, como a necessidade de auto estima, de ordem sociológica, como a necessidade de interação social. Estas necessidades podem ser chamadas de energizadoras ou desencadeadoras das respostam comportamentais. Sendo assim quando o individuo tem alguma necessidade ele se torna mais susceptível aos esforços motivacionais de seu superior.
O processo motivacional segundo Chiavenato (2005, p. 245) pode ser explicado desta forma:
? As necessidades e carências provocam tensão e desconforto na pessoa e desencadeiam um processo que busca reduzir ou eliminar esta tensão.
? O indivíduo escolhe um curso de ação para satisfazer determinada necessidade ou carência, e surge o comportamento focado nessa meta (impulso).
? Se o indivíduo consegue satisfazer a necessidade, o processo motivacional é bem-sucedido. A satisfação elimina ou reduz a carência. Contudo, se por algum obstáculo ou impedimento a satisfação não é alcançada, ocorre a frustração, conflito ou estresse.
? Desencandeia-se um novo processo motivacional e segue-se outro padrão circular.

De acordo com Chiavenato, 2005, p.399, existe quatro perspectivas distintas sobre motivação da organização: abordagem tradicional, abordagem das relações humanas, abordagem dos recursos humanos e abordagem contemporânea.
- Abordagem Tradicional: Frederick W. Taylor foi quem realmente começou o estudo sobre a motivação de funcionários através da administração cientifica. Conforme Taylor , os pagamentos de salários mais altos são feitos pelo bom desempenho e dedicação dos funcionários, então, acredita-se que o homem trabalha mais para obter um salário maior que cubra também suas necessidades particulares, chama-se pagamento de incentivos, assim as pessoas são pagas de acordo com sua capacidade, qualidade e quantidade de trabalho.
- Abordagem das Relações Humanas: esta abordagem mostra que o homem é muito dependente de bens econômicos, mas também existem pessoas que buscam atender as necessidades sociais que nesta abordagem é mais importante que o dinheiro como motivador.
- Abordagem dos Recursos Humanos: conforme o autor acredita-se que as pessoas não precisam ser manipuladas a ganhar um bom salário e nem a serem modificadas na maneira de agir socialmente. As empresas têm que acreditar no potencial, capacidade e competência de seu funcionário, pois assim estariam contribuindo fortemente para o crescimento tanto da empresa quanto do individuo.
- Abordagem Contemporânea: A abordagem contemporânea é composta por 3 (três) teorias, teoria do conteúdo, teoria do processo e teoria do reforço. (CHIAVENATO, 2005)
Na teoria do conteúdo se estuda e analisa as necessidades básicas dos seres humanos, para entender os indivíduos e como essas necessidades podem ser satisfeitas e motivadoras no local de trabalho. Na teoria do processo o foco está no pensamento do indivíduo e como pode influenciar em seu comportamento dentro da organização buscando bons resultados e recompensas. Por fim, na teoria do reforço são consideradas as recompensas e a satisfação das necessidades depois de cumprida uma meta e alcançado um objetivo especifico.
Para Robbins e DeCenzo (2001) o processo de motivação é muito complexo. Para os colaboradores e para as organizações podem existir fatores que tem grande importância, mas mudam com freqüência, fazendo com que amanhã estes mesmos fatores não tenham a menor importância.
As atitudes das pessoas mudam com freqüência e com elas as opiniões a respeito de determinado assunto, portanto, as necessidades específicas de um colaborador na empresa podem ser satisfeitas, mas a organização deve envolver os funcionários diretamente focando nas necessidades que eles tem.
De acordo com Robbins, DeCenzo (2001, p.62);
Até mesmo o melhor recurso motivacional é inútil se não atinge o alvo visado. Para que ocorra este impacto direto, a administração de RH deve providenciar para que sejam removidas todas as armadilhas em potencial, capazes de minar a motivação da pessoa. Para começar, a administração de RH deve garantir que os empregados percebam com clareza que há um profundo relacionamento entre esforço e desempenho.

O que é possível entender é que a motivação está completamente direcionada em atender as necessidades humanas. Portanto, para que a empresa atinja seus objetivos e supere os obstáculos é necessário um posicionamento responsável e consciente no sentido de auxiliar seus colaboradores a perceberem como o alcance das metas organizacionais contribui para a satisfação das necessidades individuais.
Para Robbins, DeCenzo (2001, p.62), existem alguns fatores que são essenciais para que a organização sinta-se beneficiada e motivada:
? Novas Aprendizagens: todo individuo deve e pode crescer psicologicamente, ter oportunidades de aprender novas habilidades e tarefas;
? Retroação Direta: a tarefa a ser realizada deve proporcionar ao individuo informação direta de retorno sobre seu desempenho;
? Programação: cada indivíduo deve se programar para fazer seu trabalho;
? Controle de recursos: as pessoas devem ter o controle do que fazem e sobre o que fazem;
? Responsabilidade Pessoal: a pessoa deve ter oportunidade de responder pelo que faz e pelos resultados alcançados;
? Singularidade: Todo trabalho deve ter qualidades e características únicas;
Para Maslow (apud Chiavenato 2005), a teoria da motivação está baseada nas necessidades humanas e pensando em atender essas necessidades o autor criou então sua própria teoria conforme ia percebendo o que era necessário fazer para suprir. Criou-se então uma pirâmide onde constam as necessidades humanas e suas implicações.
Conforme Robbins, DeCenzo (2001, p.168, 169) as necessidades de cada indivíduo são internas, pois existem desde seu nascimento, essas são chamadas de necessidades primárias, mas com o passar do tempo com o crescimento e desenvolvimento do individuo surgem as necessidades secundárias.
Para Chiavenato (2005, p.247) é possível definir necessidades em níveis:
- Nível 1 : Necessidades Fisiológicas: são elas que garantem a sobrevivência do individuo ( comer, beber, dormir, morar, proteção).
- Nível 2 : Necessidades se Segurança: também estão relacionadas a sobrevivência do individuo, proteção contra ameaças externas e ambientais.
- Nível 3: Necessidades Sociais: Estão associadas com a vida do individuo junto com outras pessoas, envolve amizade, amor, afeto, fazer parte da sociedade.
Necessidades Secundárias:
- Nível 4: Necessidades de Estima: Se relacionam com a maneira como a pessoa se vê, ela própria se avalia envolvendo auto confiança, reconhecimento, auto apreciação e status.
- Nível 5: Necessidades de Auto Realização: o ser humano visa essas necessidades como mais elevadas maximizando suas aptidões e capacidades potenciais, sucesso profissional e crescimento pessoal.
A figura abaixo identifica cada uma das necessidades mencionadas anteriormente.

Figura 2: Pirâmide de Maslow
Fonte: Consumidor Comportamento, 2009

Quando se enriquece as tarefas realizadas é possível notar um melhor desempenho e maior satisfação no trabalho.

LEVANTAMENTO DOS DADOS
Para a produção de dados foram elaboradas entrevistas classificadas como exploratórias, teve como natureza de dados a forma qualitativa e as entrevistas ocorreram diretamente na empresa objeto deste estudo. A mesma tem a finalidade de oferecer uma visão mais ampla com melhor esclarecimento das idéias além de definir melhor os fatos, participando das opiniões dos funcionários em relação a motivação podendo assim verificar se os atrativos motivacionais que são oferecidos, realmente são percebidos pelos colaboradores.
População definida neste trabalho:
Elementos de Pesquisa: pessoas que sejam funcionários da Construtora Civil.
Unidade Amostral: 12 funcionários participaram da entrevista , a empresa conta com 50 funcionários diretos.
Abrangência Geográfica: Empresa atuante na Construção Civil localizada na cidade de Holambra/SP.
Período de tempo: Março a Maio de 2010.

NECESSIDADES
Segundo as respostas obtidas pelos funcionários, foi possível verificar que alguns indivíduos possuem as mesmas necessidades.
A participação nos lucros da empresa relaciona-se com a necessidade de segurança, de estima e de auto-realização de cada indivíduo, pois, refere-se à sobrevivência de cada pessoa, influenciando em seu comportamento além de ser uma necessidade individual para atender necessidades e expectativas de cada um.
Plano de saúde e odontológico, os funcionários podem também satisfazer suas necessidades de segurança, esta vem a ser uma necessidade primária, pois, as pessoas precisam sentir-se seguras e protegidas, sendo assim a empresa pode proporcionar uma melhora na qualidade de vida de cada indivíduo.
Os cursos e treinamentos enquadra-se nas teorias de auto-realização e auto-estima.
Uma pessoa bem instruída sente-se realizada ou realizando mais uma etapa de sua vida, seja ela pessoal ou profissional, pois, estará aprimorando seus conhecimentos.
Quanto a estima, os colaboradores sentiriam-se mais confiantes em suas atitudes. Com relação à segurança, seria possível sentir-se protegido dentro da organização, ou seja, seguros de seu trabalho, o que muitas vezes por uma insegurança acaba criando certo desconforto nos colaboradores.
Completando a pesquisa sobre as necessidades abordadas, percebeu-se que todos os funcionários sentem necessidade de ter incluído semanalmente ou quinzenalmente uma ginástica laboral, esta é uma necessidade fisiológica, pois a mesma seria feita visando melhorar a qualidade de vida de cada indivíduo dentro da empresa, ajudando a prevenir estresse e lesões, podendo melhorar seus aspectos profissionais, seu desempenho, sua qualidade de vida além de promover aos colaboradores um momento de descontração e envolvimento de todos os setores.

ATRATIVOS
Após identificar as necessidades percebidas pelos colaboradores da empresa, foram notados alguns atrativos que correspondem como pontos positivos pelos funcionários. Sete itens se destacaram:

? Base Salarial Adequada com as Competências;
? Cesta Básica Mensal;
? Vale Transporte;
? Bom relacionamento entre os colegas de trabalho;
? Reconhecimento dos líderes;
? Convênio com Faculdades;
? Oportunidade de crescimento na empresa.

A base salarial é um atrativo que se relaciona e atende as necessidades fisiológicas e de segurança dos colaboradores, além de servir algumas vezes como um incentivo para continuar exercendo sua função dentro da empresa. Este é um fator que acaba incentivando os funcionários para que os mesmos busquem aprimorar seus conhecimentos para poder crescer profissionalmente tendo uma remuneração maior.
A cesta básica para os colaboradores também é um benefício que atende as necessidades fisiológicas e de segurança de cada um. Para muitos colaboradores, a cesta básica pode não parecer uma forma muito interessante de pagamento, mas para a maioria dos funcionários, principalmente os casados e que têm filhos é uma maneira de estar investindo o dinheiro que gastaria com as despesas do mês com outros atrativos, podendo até desfrutar do lazer com a família.
Visando beneficiar seus funcionários, a empresa implantou o vale transporte em seu plano de benefícios, atendendo as necessidades de segurança de seus funcionários, este vem a ser também um atrativo que contribuí com seus colaboradores, pois grande parte mora em cidades vizinhas da empresa e depende de algum meio de locomoção.
O companheirismo e a amizade têm um valor que ajuda em todo envolvimento na empresa, pois, atuam de maneira a promover um ambiente de trabalho harmonioso, sem intrigas e problemas. Levando em consideração estes aspectos os funcionários tem suas necessidades de auto-estima e relacionamento atendidos na organização. É uma realização para todos poder fazer parte de uma organização onde seus colaboradores têm um bom relacionamento.
O reconhecimento no trabalho é um fator atrativo para o colaborador e atende suas necessidades de segurança, auto-estima e realização pessoal. Quando as pessoas são reconhecidas pelo trabalho que executam, sentem-se atraídas por fazer sempre melhor, além de se sentirem realizadas não só pelo sucesso no desempenho de uma função, mas também por atrair o olhar dos líderes.
A empresa colabora com seus funcionários que querem estudar e aperfeiçoar-se em determinada área. Não contribuí com uma ajuda de custo, mas todos que trabalham têm a oportunidade de estudar em uma das faculdades conveniadas coma Associação Comercial da cidade. Ingressando em uma dessas faculdades, o funcionário poderá obter um desconto de 10% na mensalidade de qualquer curso. Este é um atrativo que atende as necessidades de auto-estima e realização pessoal de cada indivíduo, pois há uma grande quantidade de funcionários que estudam e este é um fator que contribuí para o seu crescimento e também desenvolvimento da própria empresa por poder contar com funcionários especializados e capacitados.
Quanto à oportunidade de crescimento na empresa, a mesma oferece estabilidade à seus funcionários.
Na organização existem colaboradores que trabalham há mais de dez anos e já foram transferidos de departamentos, podendo obter conhecimento em diversas áreas e tendo melhor remuneração, então, tem suas necessidades de segurança, realização-pessoal e auto estima atendidas.
Durante as entrevistas foi possível perceber que os colaboradores são bem esforçados para executar suas tarefas, eles estão sempre cobrando de si próprios qualidade e que o trabalho que executam proporcione a si mesmos satisfação.
Estão sempre sendo notados por seus líderes que dão total importância em seus trabalhos e faz com que superem suas dificuldades sempre os estimulando para que atinjam seu potencial.
Aos olhos dos colaboradores é de grande importância porque conseguiram se conquistar profissionalmente além de desenvolver de forma positiva seu lado profissional, pois fazem o que gostam. Aos olhos dos líderes, ou seja, da empresa, conseguem tem no seu quadro de funcionários pessoas dedicadas e experientes, que hoje por poder alcançar um lugar melhor sentem-se reconhecidas.

OPORTUNIDADES DE ESTÍMULOS MOTIVACIONAIS

Quando uma pessoa entra para trabalhar em uma organização, ela busca melhorar sua vida como um todo, pois, quer ter um bom salário, possuir bens materiais, ter uma formação acadêmica, além de se tornar um profissional de confiança, dedicado e experiente. A princípio, tende a ter atitudes positivas diante de situações inusitadas. Mas, com o passar do tempo, é necessário que a empresa se envolva com seus funcionários buscando maneiras de melhorar o trabalho e motivá-los.
Analisando os dados é possível verificar que os fatores citados nas necessidades e oportunidades se colocados em prática podem motivar mais cada indivíduo da organização, além de que melhorando os atrativos os funcionários irão sentir-se ainda mais empolgados em trabalhar na empresa.
Foi possível também identificar alguns atrativos na organização que contribuem para a permanência de cada um além de poder oferecer ainda mais oportunidades de crescimento aos colaboradores.
Com base na análise dos dados foi elaborado pela autora um quadro onde foram verificados alguns fatores que contribuem para a motivação dos funcionários da construtora identificando as necessidades percebidas por eles, os atrativos que a empresa oferece além também das oportunidades.
NECESSIDADES NECESSIDADES PERCEBIDAS ATRATIVOS OPORTUNIDADES

REALIZAÇÃO PESSOAL Satisfeitas * Respeito ao Próximo, * Cursos de
* Compreensão da gerencia aprimoramento na esfera
quando algum funcionário de relação social.
passa por dificuldade no âmbito
pessoal e profissional.
AUTO ESTIMA Parcialmente satisfeitas * Respeito mútuo * Credibilidade para
* Consideração tomadas de decisões.
* Comprometimento * Oportunidades de
Crescimento e Iniciativa.

AMOR - RELACIONAMENTO Satisfeitas * Cumplicidade, * Confraternizar para que
* Companheirismo, existam laços mais
* Dedicação, estreitos, fazendo com
* Importância com o que o trabalho diário seja
desenvolvimento do colega. mais satisfatório. Ex:
Almoço e Happy Hour.

SEGURANÇA Parcialmente satisfeitas * Salário adequado para permitir pagamento de aluguel e outras obrigações. * Plano odontológico,
* Pagamento dos salários em dia, * Plano de saúde.
* Convênio com
Faculdades.

FISIOLÓGICAS Satisfeitas * Salário adequado para atender necessidades básicas, * Ginástica Laboral.

* Férias de 30 dias a cada ano,
* Cesta básica mensal.

Quadro: Necessidades Fonte: Elaborado pela autora
As informações acima apresentam que as necessidades de realização pessoal, auto-estima, relacionamento, segurança e fisiológicas, que se atendidas podem influenciar no processo motivacional de cada funcionário.
Conforme as informações do quadro, os funcionários acham que as necessidades de realização pessoal, relacionamento, e fisiológicas são atendidas e podem ser classificadas como satisfeitas. Quanto às necessidades de auto-estima e segurança, as mesmas são classificadas pelos colaboradores como se atendessem parcialmente suas necessidades.
Quanto aos atrativos percebidos e as oportunidades que foram identificadas, podem ser vistas como fatores positivos pelos funcionários contribuindo e influenciando na motivação para que permaneçam oferecendo serviços de qualidade na empresa.
Estes dados obtidos apresentam que mesmo com algumas necessidades parcialmente atendidas os funcionários podem estar felizes dentro da organização, atuando de maneira com que possam obter crescimento pessoal e profissional colaborando positivamente para a organização.
CONCLUSÃO
Ao elaborar o artigo foi possível perceber no decorrer do trabalho que as opiniões dos colaboradores da empresa são indispensáveis para saber realmente o que se passa na organização, saber quais são os pontos fortes, quais os estímulos, os atrativos, quais as necessidades, enfim saber realmente como estão os aspectos relacionados a motivação dentro da organização e quais as expectativas que os funcionários tem quando é levantada uma questão a respeito do assunto.
Com base nos dados obtidos, é possível notar que a motivação dos funcionários relaciona-se diretamente com o que é realmente oferecido pela empresa tratando de suas necessidades percebidas, atrativos e oportunidades Pode-se dizer que estes fatores interferem influenciando diretamente em sua motivação.
Durante todo o processo para a realização do trabalho, foi possível analisar que mesmo com algumas necessidades percebidas, os funcionários procuram exercer suas tarefas de modo que realize e satisfaça os objetivos da empresa além de atender as necessidades pessoais de cada um, pois, executam o trabalho com qualidade independente dos benefícios que podem vir a longo prazo.
O envolvimento existente entre os colegas de trabalho e o círculo de amizades é muito importante para que todos tenham um ambiente agradável e que leve a empresa a resultados positivos, podendo sempre crescer.
Sendo assim, a empresa poderá oferecer mais oportunidades a seus funcionários deixando-os mais satisfeitos e realizados com o trabalho oferecido e o retorno obtido.
Em conformidade com as entrevistas que foram feitas, os entrevistados puderam mencionar suas opiniões e idéias do que seria melhor para cada um deles visando melhorar seu trabalho oferecendo serviços de qualidade em todas as áreas para a empresa.
Após a obtenção dos dados e verificação dos mesmos pela diretoria, tendem a tornar-se produtivos, pois a empresa precisa realmente saber se está atendendo ou não as necessidades de seus funcionários e se os seus atrativos realmente são viáveis, pois, a organização tende a ganhar com funcionários que identificam que a empresa trabalha também em função de oferecer melhores condições à eles.
Em uma análise geral, pode-se dizer que a empresa possuí alguns fatores que são favoráveis e atuam como atrativos a seus funcionários ajudando-os a ter um bom nível de produção levando a empresa a resultados positivos e aos funcionários um retorno atendido de suas necessidades identificadas.
Diante de tais informações obtidas, pode-se dizer então que os funcionários trabalham motivados, pois, tem necessidades atendidas além da empresa oferecer ferramentas que podem contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional.
Os colaboradores da empresa precisam se sentir importantes, especiais além de serem percebidos por seus talentos, para isso buscam trabalhar na empresa onde a mesma possua também aspectos que os auxiliem no decorrer do dia a dia e preencha os requisitos para que tenham sempre motivação para continuar exercendo suas funções, a mesma deve investir em seus funcionários, pois as pessoas que prestam seus serviços e adéquam seus conhecimentos na organização são as chaves que abrem as portas para o sucesso da empresa.
Os funcionários investem na sua formação, buscando alcançar um lugar melhor dentro da empresa, sendo assim, a empresa precisa reconhecê-los pelo esforço incentivando-os e motivando-os para que os mesmos se tornem bons profissionais.
As abordagens apresentadas no presente trabalho ajudaram a esclarecer algumas necessidades que contribuem positivamente ou negativamente para os funcionários que antes não eram notadas pelos diretores.
Com o passar do tempo os funcionários vão tendo mais exigências, pois o que antes satisfazia as necessidades para trabalharem motivados depois de algum tempo perdem a importância fazendo com que os benefícios que sempre foram oferecidos se tornem invisíveis aos olhos da organização.
Este é um aspecto presente em todas as empresas, pois, quando um indivíduo é inserido para a organização tudo parece bom e todos os benefícios oferecidos para que sintam-se motivados são ótimos, mas, para que as pessoas continuem motivadas pessoal ou profissionalmente elas precisam se sentir atraídas por algo e as vezes o que é oferecido já não corresponde mais a suas expectativas deixando-os desmotivados interferindo em suas tarefas fazendo com que tenham uma queda em seu desempenho e na qualidade de serviço.
Sendo assim, é possível existir uma troca entre a empresa e o empregado, pois, uma empresa que contribua oferecendo oportunidades que supra as necessidades dos funcionários, automaticamente terá funcionários que se dediquem mais e realizem suas tarefas com mais qualidade dia a dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO I. Gestão de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 2ª Edição Totalmente Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. p. 86-89.
_______________ .Comportamento Organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2ª Edição Totalmente Revista e Atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 241-272.
CONSUMIDOR COMPORTAMENTO. Pirâmide de Maslow. Disponível em: http://consumidorcomportamento.blogspot.com/2007/09/piramide-de-maslow.html Acesso em: 05/06/2009 às 09:45 h
DAFT, Richard L. Administração. Tradução da 6ª edição norte-americana. Tradução Robert Brian Taylor. São Paulo. Editora Pioneira Thomson Learning-2005.
DRUCKER, Peter Ferdinand.Desafios Gerenciais para o Século XXI. São Paulo. 1º Edição. Editora Thomson Learning. 2007.
MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos: do operacional ao estratégico. 10ª edição Futura. São Paulo: p.30-40.
ROBBINS, Stephen Paul. DeCenzo,David A. Comportamento Organizacional Assunto: ADMINISTRAÇÃO - RECURSOS HUMANOS .11ª Edição ? 2005.

_______________ . Administração de Recursos Humanos. Rio de Janeiro: LTC. 6ª Ed. ? 2001.