Desde quando comecei a fazer palestras há dezoito anos, eu tenho recebido a missão de fazer grupos trabalhar em equipe. A maneira eficaz é o exercício constante da prática do trabalho em equipe até que o conceito seja absorvido no cotidiano. Ou seja: treinar até que a mente e o corpo absorva a idéia.

Nas dinâmicas aplicadas para treinar o conceito de equipe, o importante não é ser o primeiro a cruzar a linha de chegada de qualquer exercício. Basta participar, interagir, ajudar e planejar em conjunto. É preciso incentivar a importância da afetividade e da convivência com diferentes formas de pensamento, pessoas e grupos para um determinado fim comum.

É necessário acabar com mitos de que só alguns seres iluminados podem ganhar. Quando a equipe ganha, todos ganham. É também uma forma de vitória. Os louros são divididos. A conquista é do grupo.

Todos nós temos conhecimentos acumulados que podem ser divididos para o grupo. O importante é disseminar o conhecimento para o bem da equipe. Dos mais antigos da empresa a experiência. Os mais antigos tem uma historia a ser contada. É preciso repartir o conhecimento para as novas gerações. Todos nós temos conhecimentos que precisam ser reconhecidos e ampliados para executar os projetos. E dos mais novos a energia. As novas idéias. A curiosidade. O brilho de quem está começando.

Uma ampla gama de atividades devem ser propostas para a equipe expandir seu repertório de vivência em time. Uma boa opção é construir, em conjunto com a equipe, práticas corporais e mentais de trabalho em conjunto. Sempre alguém conhece alguma atividade e pode propor. Sem contar com as dinâmicas já existentes. Ideal é ter sempre dinâmicas catalogadas para iniciar os trabalhos.

Vídeos e filmes que mostram o trabalho em equipe (observação da experiência), palestras com especialistas e dinâmicas focadas servem para reforçar e desenvolver o conceito.

Resultado do trabalho corporal voltado ao conceito de equipe:

As atividades impressas na memória corporal de cada integrante da equipe são chamadas de repertório das emoções físicas. Na hora de executar o conceito de equipe no cotidiano empresarial, automaticamente estas informações, registradas nas emoções do corpo, aparecem para exercer suas funções. Com o tempo e o com exercício constante do conceito, a idéia é absorvida em definitivo. É preciso insistir.

São muitos recursos: jogos, esportes, ginástica, atividades rítmicas e expressivas. E as artes.

O gestor tem que ter claro qual profissional ele precisa formar/motivar para que a equipe funcione bem no mercado específico do seu segmento. É necessário ter bem claro as características dos clientes deste mercado. Quais são os profissionais que este mercado precisa? Qual é o perfil? Que equipe é essa? E depois focar a meta. Por fim, colocar o grupo alinhado com as características deste mercado específico.

Outra deficiência que deve ser combatida é a separação entre teoria e prática. Quanto maior a pluralidade de vivência, melhor para o aprendizado da equipe. Neste contexto, o papel do gestor/educador é construir uma ponte entre teoria e prática.

Todos nós temos deficiências. As ações coletivas com pessoas que sabem mais proporcionam a expansão da informação e do conhecimento; além de aumentar a sociabilidade e melhorar o sentido de equipe. Aumentar a capacidade afetiva, de integração e inserção dos que estão chegando agora.

Desta forma, todos ajudam, interagem, planejam e se tornam verdadeiros campeões.

Augusto Gomes
Palestrante Motivacional
Ator
Educador.