Motar pra viver, viver pra motar...

                                          Humberto Vallim, apaixonado por moto,

 Amélia Vallim, deslumbrada por motar.

Para os motociclistas americanos fica fácil expressar o que é andar de moto. Sentir o vento bater na face (lá não é obrigatório o uso de capacete) e escutar o barulho inconfundível de cada marca. Para eles basta escrever em uma pequena placa, adesivo ou estampar na jaqueta "Live to ride, ride to live" ("Andar de moto para viver, viver para andar de moto").

Infelizmente (até hoje 11.05.2013), no Brasil não existia uma palavra exclusiva, especifica, simples para expressar este prazer único. Tinha que falar vou "andar, pilotar ou passear de moto".

Se você tem um cavalo, você pode cavalgar, se você tem uma bicicleta pode pedalar, até quem tem um veleiro diz para a amada que vai velejar, mas infelizmente se você é um dos milhões de brasileiros apaixonados por moto, você só pode dizer que vai andar de moto.

Pois bem, andar de moto agora é MOTAR.

Quanto aos direitos autorais do uso desta nova palavra motarque ainda não existe no Google (incrível hem!) quero, de início, renunciá-los em favor de todos os moto clubes, todas as tribos e todos os apaixonados e amantes de motocicletas.

Isso tudo para dizer que para se viver um grande amor é preciso ser livre, livre para motar, vivendo e motando nos melhores momentos da vida.

Usem e abusem da palavra motar em suas logomarcas, brasões, bandeiras, troféus, camisetas, bonés e adesivos.

Simplesmente expressem o que ficou guardado por muito tempo travado na garganta e agora pode ser gritado livremente de forma simples, pequena e única:

 M O T A R !..  M O T A R !..  M O T A R !..

Mas o que vem a ser este novo verbo. (ainda a ser cadastrado na Wikipédia e nos dicionários informais) Motar é:

1. É ficar dentro do capacete concentrado na estrada, simplesmente indo, vendo o verde, o asfalto e as curvas...motando.

2. É comer uma pamonha na beira da estrada.

3. É subir as curvas da estrada  para Campos do Jordão.

4. É tomar um café da manhã grátis aos sábados em uma loja de motos.

5. É esquecer duma semana de trabalho longa e cansativa...e motar.

6. É dizer para o vento: "Eu sou livre para motar!".

7. É enviar um torpedo para a amada: "Vamos motar?".

8. É colar um adesivo na moto: “Tá estressado? Vai motar

Enfim..., crie o seu o próprio conceito. Motar para viver, viver para motar. Eis o lema de todos os motociclistas, amantes do vento e da liberdade.

Segundo minha doce Amélia, motar é um verbo regular de primeira conjugação, que se conjuga assim:  eu moto, tu motas, ele mota e, que tal nós matarmos, vós motardes e eles todos motarem (não reparem as misturas de tempos e modos. Quem mota, faz isso com prazer em qualquer tempo, modo, lugar e, de qualquer forma).

Vamos todos motar por um mundo melhor, de paz e de liberdade.

Se você gostou desta nova palavra divulgue este prazer e envie uma frase dizendo motar é... para o e-mail motar@vallim.adv.br que iremos divulgar.

Agora andar de moto é simplesmente motar.

Primeiras referências sobre motar: 

http://sobremotos.solupress.com/sobremotos/news/articles/article8062.asp

http://www.dicionarioinformal.com.br/motar/

"Para o sábio, basta apenas uma palavra"

Terêncio

"Entre duas palavras, escolha sempre a mais simples. Entre duas palavras simples, escolha sempre a mais curta"

Paul Valéry