Mosconautas no mundo da lua
(Fly me to the moon)
Animação
84 minutos
Diretor: Ben Stassen
Roteiro: Domonic Paris
Elenco: Tim Curry, Robert Patrick, Kelly Ripa, Buzz Aldrin, Trevor Gagnon, Philip Bolden, Nicollette Sheridan, Ed Begley Jr., David Gore, Christopher Lloyd, Adrienne Barbeau, Cam Clark, Grant George, Steve Kramer, Mimi Maynard


Essa divertida animação conta a história de três moscas aventureiras que conseguem embarcar na Apollo 11 em pleno 1969 e acabam participando do primeiro vôo tripulado até a lua.

A produção lembra um pouco outro recente lançamento "Space Chimps - Macacos no espaço" de 2008, por sua temática, mas mesmo assim "Mosconautas..." tem seus próprios méritos.

O filme é cheio de boas idéias ao começar com o trocadilho do título original "Fly me to the moon", conhecida música de Frank Sinatra com a palavra "mosca" em inglês: fly. Outra boa sacada é colocar as mosquinhas para dançar a valsa "Danúbio Azul", brincando com o classico "2001 - Uma odisséia no espaço" de Stalnley Kubrick.

Apesar do ritmo um pouco arrastado, o que pode afastar as crianças pequenas, o filme mostra o que seria uma missão espacial tendo como "caroneiras" as três mosquinhas. Tem espaço para tudo, elas são perseguidas pela tripulação, ajudam em pequenos reparos à nave e ainda acompanham o astronauta Neil Armstrong no primeiro passeio em solo lunar.

Além disso ainda dá para relembrar os tempos de guerra-fria, com moscas russas tentando sabotar a missão espacial.

Uma diversão despretensiosa além de ser uma boa oportunidade para apreciar produções fora do esquema americana, já que "Mosconautas..." é uma produção belga.