Autor : Dario Galdino

São no mínimo dez pessoas na sala de espera para presta queixa e outras para participar de audiêncas. Funcionários não existem para o primeiro atendimento ou triagem, o policial encarregado da entrada não se encontra presente na maioria das vezes, segundo uma funcionaria a função do policial é dar segurança aos funcionários. Indagada sobre de quando seria o atendimento a mesma se limitou a dizer já, já, e desapareceu por entre as diversas salas do juizado. Não existe limite para os funcionários públicos ou os que se encontram imbuído dessa função. No quadro da sala de espera esta afixada um artigo do código penal que mais parece ser para coação de quem quiser reclamar do atendimento (Art.131), e abaixo do mesmo a pena para quem tentar falar de maneira mais firme com o funcionário publico pedindo explicação da demora.

As pessoas cidadãs, que procuram os juizados de pequenas causas, os procuram por terem sido criados para resolver demandas judiciais simples, embora depois de décadas de funcionamento sua característica não seja mais as mesmas para as quais eles foram criados, a perspectiva do cidadão é ser atendido de maneira rápida e eficiente já que os funcionários ali lotados são pagos por impostos pagos por todos. Em um mesmo ambiente ficam as partes litigiosas do processo o que pode levar a uma intimidação de uma das partes, pois essa é uma realidade em qualquer tribunal do mundo e não acontece apenas em filme de cinema.

Palavras chave: Funcionários; Justiça; Policia; Atendimento.

They are at least ten people in the room of wait for quick complaint and others to participate of audiêncas. Employees do not exist for the first attendance or selection, in charge policeman of the entrance does not meet gift most of the time, as one would function the function of the policeman is to give security to the employees. Inquired on of when it would be the attendance the same one if it limited to say already, already, and disappeared among the diverse rooms of the court. Limit for the public officers or the ones does not exist that if find imbuído of this function. In the picture of the wait room this affixed an article of the criminal code that more seems to be for coercion of who to want to complain of the attendance (Art.131), and below of the same the penalty who to try to speak in firmer way with the employee I publish asking for explanation of the delay. The people citizens, who look the courts of small causes look, them for having been bred to decide simple judicial demands, even so after decades of functioning its characteristic are not more the same ones for which they had been servant, the perspective of the citizen is to be taken care of in fast and efficient way since the employees crowded there are paid for paid taxes for all. In exactly surrounding one they are the litigious parts of the process what she can lead to an intimidation of one of the parts, therefore this is a reality in any court of the world and she does not happen only in cinema film.

Words key: Employees; Justice; It polices; Attendance

A função do policial se é de segurança aos funcionários por que então sua ausência de seu posto de maneira constante, ficando o mesmo conversando na rua com transeuntes, no caso qual será mesmo a função do policial ali lotado?

A funcionaria inquirida de quando seria o atendimento disse uma resposta evasivaou simplesmente já,já,o que para um funcionário conhecedor da leié no mínimo estranho ou então a mesma não esta gostando das funções por ela ali desempenhadas ,mas se ela é paga com os impostos do contribuinte ,então que a mesma se demita para não causar dano asa pessoas que procuram a justiça no referido local.

A questão do código penal afixado ou parte dele na sala de espera, qual será a função daquilo, é o de chamar a atenção dos usuários dos serviços ali prestados ou amedrontar os reclamantes já que em sua maioria os usuários são leigos, ou então semi-analfabetos ou ainda analfabetos funcionais.

Outro absurdo é achar que as causas ali resolvidas são simples, para quem a causa é simples, pois para quem não conhece o sistema e o linguajar jurídico fica sem entender o que foi resolvido de sua demanda judicial.

Finalmente o judiciário e os cidadãos deveriam chegar a um acordo onde o cidadão soubesse o que foi resolvido de maneira clara de seu processo e também uma melhor fiscalização de seus funcionários já que os mesmos não são deuses.