Vários fatores tornaram certas regiões de Porto Alegre mais valorizadas, nesse artigo tentarei apresentar algumas e os motivos que levaram a essa valorização. Dessa forma aquele desejo de comprar o imóvel e dobrar o capital inicial em dois anos, vai ser muito mais que um sonho.

Em Porto Alegre a situação está de encher os olhos, com bairros como Bela Vista e Petrópolis, na região central, apresentando estimativas de crescimento beirando a casa dos 30% para os próximos cinco anos. Esse crescimento se deve ao fato da região ter muito mais demanda do que oferta, segundo Alexandre Arruda, gerente geral de aluguéis da Auxiliadora Predial, o bairro Bom Fim completa a lista de regiões. Ele ainda cita que os imóveis em Porto Alegre valorizaram de 90% a 100% nós últimos três anos e a tendência é continuar crescendo.

Bairro Petrópolis

 A Copa de 2014 é um grande fator de valorização, já que por conta do evento o valor dos imóveis só deverá crescer. A dica de Alexandre Arruada para os interessados em adquirir imóveis na região do Beira-Rio, estádio que vai sediar os jogos na capital gaúcha, compre o imóvel neste ano ou no próximo. Dessa forma é viável realizar um contrato de aluguel de 30 meses, reavendo de imediato uma parcela do investimento, além de ter a unidade desocupada para alugar durante a Copa.

Segundo Arruda a zona sul é uma das regiões que apresenta maior potencial de crescimento já que “o foco da região é residencial, é um bairro arborizado e onde vêm surgindo muitos condomínios horizontais”. Os valores na região aumentaram, nós últimos dois anos, aproximadamente 20% na locação e 25%-30% na venda. Um dos itens que mais tornam a região cobiçada é o Barra Shopping.

Ainda na região sul, os bairros de Ipanema, Vila Nova e Hipica também se tornaram atrativos para os investidores já que neles há inúmeras áreas para construção, ao contrário de bairros como Bela Vista.

Mesmo estando no limite para construção o bairro Bela Vista ainda é um dos mais procurados em Porto Alegre. Lá se concentra a população de maior poder aquisitivo e é uma região de alta atração para os empreendimentos. Além disso, o bairro está localizado entre os shoppings Moinhos de Vento, Bourbon Country e Iguatemi e, ainda, é repleto de praças e parques.

Bairro Bela Vista

 Os bairros Jardim América, Vila Germânia e Jardim Europa, bairros planejados da capital gaúcha, também apresentam altos índices de crescimento. A razão do crescimento se deve ao fato das empresas terem a intenção de transformar os empreendimentos em bairros, um exemplo disso é uma parte da criação e recuperação de praças e parques que foi realizada graças à iniciativa privada.

O bairro Humaitá, localizado no extremo norte, também apresenta altas taxas de valorização. O grande gás dessa valorização é devido aos empreendimentos voltados para as classes média e baixa. A proximidade com o centro, Aeroporto Salgado Filho e a principal via de acesso à capital gaúcha valorizam a região que só começou a ser ocupada há oito anos. A finalização da obra da Arena do Grêmio também alavanca essa valorização.

Arena do Grêmio