Jocimar Brito Sousa, Wédia Duarte Pereira, Leonan Pereira Rodrigues

INTRODUÇÃO

A prática da monitoria no contexto educativo data de longo tempo e se define como processo pelo qual alunos auxiliam alunos na situação ensino-aprendizagem. Nos últimos anos, com o desenvolvimento do pensamento pedagógico de orientação crítico-progressista, procedimentos monitorais vêm ganhando espaço no contexto da realidade educacional das instituições de educação superior. A monitoria, como procedimento pedagógico, tem demonstrado sua utilidade, à medida que atende às dimensões "política, técnica e humana da prática pedagógica" (CANDAU, 1986, p.12-22).

OBJETIVOS

Objetivando analisar os fatores que influenciaram na decisão de serem monitores e conhecendo entre eles a importância que dão para a monitoria na sua formação acadêmica.

METODOLOGIA

É que tivemos como universo de pesquisa, discentes monitores (total de cinco) de diversas disciplinas de um curso de enfermagem em uma faculdade particular em Pedreiras, Maranhão. Sendo um estudo de natureza descritiva com abordagem qualitativa aplicou-se um questionário com perguntas abertas, no período de agosto à setembro de 2009.
PERCEPÇÃO DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Monitor 01: "proporciona ao acadêmico o aperfeiçoamento e o desenvolvimento de habilidades".
Monitor 02: "abertura de novos horizontes [...] melhora do aprendizado".
Monitor 03: "enriquece [...] currículo [...] abre as portas para inúmeros trabalhos futuros".
Monitor 04: "mais conhecimento para vida acadêmica e profissional".
Na análise das falas, observou-se uma sincronia no sentido da monitoria como um instrumento de complemento da formação acadêmica. Refletir sobre a aprendizagem é, sobretudo, indagar sobre a natureza e a variedade de aprendizagens a que estamos expostos, as variáveis e mecanismos que interferem no processo, as propostas que pensadores e teóricos encontraram para explicá-las e incrementa-las.
Para Teodoro e Vasconcelos (2003), a aprendizagem é um processo natural inerente à condição do ser vivo e à necessidade de sobrevivência. É pela interação com o meio, que os organismos, tanto os mais simples como os mais complexos, processam informações que permitem identificar os estímulos do meio interno ou externo, e preparar respostas adequadas à informação descodificada.
CONCLUSÃO
A partir deste estudo, evidencia-se a importância da monitoria como um instrumento metodológico na formação do graduando de Enfermagem. Em suas falas, estes demonstram muitos aspectos positivos, entre eles, os fatores que influenciaram na sua decisão de serem monitores, dentre eles a ampliação de conhecimento teórico-prático, a sua percepção sobre a importância da monitoria na sua formação acadêmica e mencionaram suas habilidades desenvolvidas na monitoria.

REFERÊNCIAS

CANDAU, Vera. Maria. F. A didática em questão e a formação de educadores-exaltação à negação: a busca da relevância. In: CANDAU, V. M. F. (org). A didática em questão. Petrópolis: Vozes, 1986, p. 12-22.
CESUPA-Centro Universitário Do Estado Do Pará. Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão nº 01/2001, de 12 de março de 2001, que estabelece a regulamentação da monitoria e dá outras providências. Disponível em <http://www.cesupa.com/cepe>. Acesso em: 15 jan 2010.
LIMA, Raquel J. Oliveira; SILVA, Sandra Regina; CUNHA, Isabel Cristina. Monitoria: desenvolvendo competência do graduando de enfermagem. Revista Nursing, São Paulo, v. 10, n. 114, jun.,2007, p. 525-30.
TEODORO A; VASCONCELOS M. L. Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2003.