É desepcionande criar um blog com muito trabalho e dedicação e descobrir que ele esta fora do ar! 
É comum acessarmos sites ou blog que estão fora do ar, e muitas vezes os administradores do site não sabem do ocorrido. Provavelmente isso já aconteceu com o você ou ainda vai acontecer, e deixar seus leitores fieis na mão não muito legal, sem contar que isso pode prejudicar seu rankeamento no Google. Mais como saber se seu site esta fora do ar, sem ter que ficar acessando suas próprias paginas a cada minuto? A solução é um site chamado Pingdom, uma ferramenta de monitoramento que avisa quando seu site esta fora do ar.  

Como funciona o Pingdom

Pingdom é uma ferramenta de monitoramento de sites gratuito que monitora 24 horas por dias seu site. Se seu site ficar fora do ar por segundos que seja, ele ira enviar um alerta para o seu e-mail, informando a interrupção do serviço.

Sabendo que seu site esta fora do ar você pode entrar em contato com a empresa de hospedagem para solucionar o problema.

O Pingdom também oferece outras soluções pagas para usuários avançados, como monitoramento em tempo real, envio de notificações via twiter ou SMS.

Como criar uma conta no Pingdom

1)      Acesse https://www.pingdom.com/free/ e digite seu e-mail e senha de acesso.

2)      Na próxima página você devera incluir seus dados pessoais.

3)      No terceiro passo você deve informar o site que deseja monitorar e configurar o time de verificação.

4)      Agora você só precisa acessar seu perfil e definir a forma que deseja ser notificado.

Pronto, agora seu site será monitorado a cada minuto, e você saberá quando ele estiver fora do ar para tomar as providencias necessárias.