Moacir Donizete Ferreira

Sidney Pereira de Oliveira

Resumo

Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo científico bem como apresenta de forma geral as regras de apresentação,o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico.

Palavras-chave: Administração

Biblioteca – Biblioteca Universitária

Centro Universitário Adventista de São Paulo

Introdução

Em uma economia globalizada, que visa sempre obter o maior lucro possível, tem que atentar afatores importantes em nossas atividades operacionais. Na atual conjuntura, hoje seguimos padrões administrativos que nos auxiliam nas tomadas de decisão. Uma vez desprezadas, podem causar danos significativos na Administração de nossos negócios. Pois ao alcançar o sucesso econômico-financeiro de uma empresa, temos que focar sempre no que é mais importante no seguimento da atividade. Haja vista que existem empresa que se destacam economicamente em seu ramo de negocio, mas em um determinado momento, esquecem de administrar o seu negocio no perfil operacional e só foca seu lado financeiro, conseqüentemente começa a cometer erros nas tomadas de decisões, que por sua vez deixar de crescer em sua atividade comercial, em conseqüência da fragilidade de sua administração e de sua visão coorporativa. Dependendo do ramo do negocio, precisamos nos orientar se podemos nos posicionar-se e o que será vantajoso naquele momento para conquistar uma fatia maior ainda do mercado em constantes mudanças, para obter uma infra-estrutura adequada para garantir total satisfação de nossos clientes em potencial, pois não dando a devida atenção no posicionamento no mercado econômico, pode-se declinar nos nossos negócios. É preciso alcançar o sucesso no mercado econômico, principalmente com a globalização no cenário econômico mundial de constante mudança, mas, no entanto manter motivado sempre o administrador da organização, paraque o mesmo possa usar suas praticas administrativas na busca pela permanência e expansão no mercado.

Justificativa

Dentre as características dos serviços terceirizados dentro das organizações, o que se espera é uma equipe preparada e qualificada para atuar nos diversos processos existentes. A perspectiva das empresas ao terceirizar parte de seus processos, é a busca por descentralizar seus processos de seus colaboradores, direcionando-os assim para o foco na estratégia e missão da empresa.

Definição do problema de pesquisa

A terceirização de processos de organizações já não é mais uma alternativa e sim uma necessidade de muitas empresas, que buscam cada vez mais ter uma equipe enxutas e dinâmicas, designando assim parte de seus processos para prestadoras de serviços. O questionamento que surge é o problema: quais são as garantias que as prestadoras de serviços oferecem as organizações, para que não sofram perdas de qualidade nos processos da empresa. Porque diante de uma economia globalizada é preciso que se tenha pessoal qualificado para atuar nos processos das empresas deu seus clientes e qual é os seus critérios para recrutamentos e treinamentos oferecidos aos selecionados.

Fundamentação Teórica

Segundo McGee e Prusak (1998, p.115) ressaltam que;

" Se estiver tentando montar uma unidade em

ambiente denegócioscompetitivo, precisará

de umacervodefontes tão variadas quanto

o próprio ambiente competitivo."

Administração é um fenômeno universal no mundo moderno.Cada organização e cada empresa requerem a tomada de decisão, a coordenação de múltiplas atividades, condução de pessoas, avaliação do desempenho dirigido aos objetivos previamente determinados, obtenção e alocação de recursos etc. (IDALBERTO CHIAVENATO pg 10 2000).

Na definição das funções básicas da Administração moderna SAMUEL (2003 pg 5) define que o planejamento envolve as escolhas de tarefas que devem ser desempenhadas a fim de atingir os objetivos da empresa, atividade de planejar foca a realização das metas. Por meio de seus planos, o Gerente identifica com exatidão o que a empresa precisa fazer para ser bem sucedida.

Fidelis e Borges (2002. p. 34) como a fase que "serão gerados ou não os resultados esperados pela empresa, pois é o uso da informação, e não a sua simples existência que influenciará a tomada de decisão e o progresso das organizações".

Bibliografia

FIDELIS, J. R. E; BORGES, M. E. N. Conceitos Básicos para gestão da informação: uma abordagem didática. Doxa, Coronel Fabriciano, v.1,p. 29-38,2002.

BORGES, M. E. N. Conceitos Básicos para gestão da informação: Doxa, Coronel Fabriciano, v.1,p. 29-38,2002.

MCGEE, J. V; PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e a eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Campos, 1994.

SAMUEL, C. CERTO. Administração Moderna. Tradução Maria lúcia G. l. Rosa; Ludmilla Teixeira lima; revisão técnica José Antonio Dermengi Rios; -- 9. ed – São Paulo: Prentice Hall, 2003.

IDALBERTO CHIAVENATO. Teoria Geral da Administração, vol 1 e 2 Rio de Janeiro: CAMPUS, 2001