ARTIGO 

Sobre monitoramento a Distancia e aplicação automática de medicamentos. 

Autor: Marcos José Sanvidotti 

Sistema de monitoração a distancia e aplicação de medicamentos.  

Resumo: 

O monitoramento a distância representa um avanço muito importante no controle de pacientes.

Uma outra vantagem é a aplicação deste sistema em embarcações marítimas ou aviões onde os pacientes podem ser monitorados.

 

As Informações sobre os problemas do paciente são coletadas e disponibilizadas continuadamente via aparelho embarcado de um modo totalmente automático.

 

Essa função vai contribuir e ajudar no monitoramento de pacientes.

 

O monitoramento a distancia é fundamental para evitar riscos aos pacientes, o envio remoto de sinais e informações médicas auxilia o diagnóstico a distancia.

 

Esse monitoramento contínuo ajuda na proteção contra distúrbios e permite a detecção de possíveis problemas.

O diagnóstico de doenças à distância ajuda muito no tratamento de pacientes especialmente com doenças cardíacas, hipertensão, ECG e oxigenação.

Um exemplo de monitoração a distancia é a monitoração da hipertensão e o controle da pressão arterial é fundamental para a redução do risco de infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais.

O sistema de monitoramento a distancia executa a verificação e monitora a hipertensão, a temperatura, o batimento cardíaco e o ECG que são enviados ao medico podendo assim aplicar um medicamento para controlar a hipertensão, a temperatura, e no caso da ECG, batimento cardíaco.

 

Telemedicine is a form of clinical medicine where information is sent via interactive audio and visual media. A tele medicina é uma forma de monitoramento de pacientes onde a informação é enviada através de aparelhos moveis de forma interativa.

Este sistema cresceu muito nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil isto vai ajudar muito nos hospitais e na monitoração medica. This can refer to the practice of transmitting medical related information via phone, internet or video broadcasting technology.

É uma forma prática de transmitir as informações dos pacientes aos médicos, onde poderá ser feito uma planilha para a monitoração e a estatística das alterações do paciente via celular independente de onde ele estiver.

Telemedicine is not a new concept and has a rich history however it has progressed at dramatic rates due to the advancement of technology.Tele medicina é um conceito novo no Brasil e irá avançar muito.

Telemedicine can be traced back to early Africa when African Villagers utilized smoke signals to warn others away from their villages when they had become infected with serious disease.UmAnother example of early Telemedicine can be found in Australia in the early 1900's when individuals living in the remote regions of Australia used two way radios to communicate with the Royal Flying Doctor Service of Australia for medical advice. Exemplo de Tele medicina é na Austrália que iniciou em 1900 e quando as pessoas que viviam nas regiões remotas da Austrália usavam rádios em dois sentidos para se comunicar com o Serviço Médico.

There are several different types of Telemedicine.Temos vários tipos diferentes de Tele medicina, aThe first is commonly referred to as "Store & Forward" which involves collecting medical information and then sending it to a medical specialist to be reviewed at a later date and time. primeira envolve a coleta de informações do paciente e em seguida envia para um médico especialista para ser revisto.

The obvious advantage of this method is that both the doctor and the patient do not need to be present nor meet face to face, however, the assessment relies completely on medical records and captured video and audio in place of a physical examination which can be seen as a disadvantage by many individuals.A vantagem deste método é que tanto o médico como o paciente não precisam estar presente e a avaliação baseia-se completamente sobre os registros das informações do paciente capturado pelo sistema embarcado.

"Remote Monitoring" is another type of Telemedicine that is commonly used.Monitoramento Remoto Remote Monitoring enables the medical technician or doctor to remotely monitor the patient with any number of medical devices.permite ao médico monitorar o paciente com qualquer número de dispositivos médicos e Remote Monitoring is well-known for its use in treating chronic diseases and certain specific diseases such as heart diseases.pode ser utilizado no tratamento de doenças crônicas e certas doenças específicas. The utilization of Remote Monitoring can provide many benefits over traditional methods such as cost efficiency; remote monitoring is much more cost effective than in-person visits.

A utilização de monitoramento remoto irá trazer muitos benefícios em relação aos métodos tradicionais, com uma melhora nos custos. Remote Monitoring can provide the same results as face to face visits.

"Interactive Telemedicine" is the last type of Telemedicine and the most promising.Tele medicina interativa é mais promissora e Interactive Telemedicine provides interaction between the provider and the patient in real-time using technologies such as the phone, internet, satellite video communications and any other type of remote communication.oferece uma interação entre o medico e o paciente em tempo real para isso pode usar tecnologias de celular, ou computadores usando a internet, incluindo até vídeo e qualquer outro tipo de comunicação remota, através dela pode-se realizar exames físicos, revisão histórica e fazer várias avaliações.

As technology develops newer and more advanced forms of Telemedicine will become possible; there may even come a day when it is possible to perform operations and more advanced medical procedures from a remote location.

Como a Engenharia Eletrônica desenvolve formas novas e mais avançadas de Tele medicina será possível realizar operações mais avançadas e procedimentos médicos a partir de uma localização remota.

 

 

 

 

Texto:

 

No Brasil há muitas áreas remotas e isoladas, e uma desigualdade muito grande de cobertura de atendimento de saúde.

 

Existem milhares de municípios e cidades que não têm médicos, ou contam com número insuficiente de especialistas, obrigando muitas vezes pacientes viajar para centros distantes onde há atendimento hospitalar.

 

Este sistema permite aumentar a qualidade da atenção médica e a resolver casos difíceis e salvar vidas.

 

Hipertensão:

A hipertensão arterial constitui um importante fator de risco para infartos do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca e renal.

 

O aumento dos índices de conhecimento, tratamento e controle da hipertensão arterial é fundamental na prevenção dessas conseqüências adversas.

 

Por serem assintomáticos na maioria das vezes os hipertensos não consultam o médico.

 

Com a utilização de um sistema de monitoramento a distancia o diagnóstico e a aplicação de medicamento de controle adequado ajudam os portadores de hipertensão arterial e é um grande desafio para todos que tratam os hipertensos, sendo também um grande desafio para os gestores de saúde responsáveis por diminuírem estes índices em todo o nosso Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Temperatura:

 

O sistema também pode fazer o controle de temperatura e aplicar um medicamento se houver uma alteração.

ECG: 

Já no caso do monitoramento do ECG e do Batimento cardíaco se houver alterações, o sistema avisará a um funcionário do hospital que faz o monitoramento a distancia que avisará o médico do paciente para resolver o problema. 

O ECG monitorado a distância possibilita que o médico acompanhe o estado do paciente, e isso é realizado em diversos pacientes ao mesmo tempo. 

Esse sistema é uma forma de monitorar os pacientes em localidades distantes, ou em locais deficitários com o objetivo amplo de permitir igualdade de acesso aos serviços médicos, independentemente da localização geográfica do indivíduo. 

Uma aplicação importante é o ECG que permite o acompanhamento de pacientes com problemas cardíacos de maneira prática e eficiente, ajudando no diagnóstico e prevenção de varias cardiopatias. 

Isto é de grande importância visto que doenças cardíacas estão entre os maiores problemas. 

O ECG funciona como um registro dos batimentos cardíacos que são originados durante a atividade cardíaca. 

É um exame de diagnóstico mais utilizado na prática cardiológica por ser seguro, de baixo custo e eficaz. 

Dentre outras vantagens o ECG é um método indolor, não invasivo, reprodutível e de fácil manuseio quando comparado a outros métodos. 

A tecnologia de aquisição de dados é baseada em circuitos de captação dos sinais de ECG, Temperatura, Batimento cardíaco, Hipertensão e Oxigenação e o processamento desses sinais são feitos com um microcontrolador ou até em um computador de alto desempenho utilizando processadores poderosos, e os sinais medidos são enviados por aparelhos portáteis ao medico ou a um funcionário que faz o monitoramento.