Sua Majestade o Rei Mohammed VI , Comandante dos Fiéis , realizada segunda-feira em Rabat, o lançamento das obras de construção do treinamento VI Instituto Mohammed de imãs e morchidines morchidates .

Mobilizar o investimento de 140 milhões de dirhams , o futuro instituto , destinado a marroquina estudantes e outros de países árabes e africanos , no quadro da implementação de uma estratégia para ensinar as novas gerações de imãs e valores morchidates do Islã equilíbrio para proteger o Marrocos contra as inclinações de extremismo , para preservar a sua identidade, que leva o selo da ponderação da abertura e tolerância e reforçar a sua influência religiosa .

Esta estratégia abrangente e integrada e multidimensional baseada em três pilares: o pilar institucional , que de uma liderança eficaz , a educação islâmica som e formação científica moderna.

Na realização deste último pilar , conseguindo Mohammed VI Institute formação de imãs , e morchidines morchidates vai participar , através de seus programas de treinamento, a consagração de constantes religiosos e espirituais do Reino , incluindo o dogma Achaârite o Maliki rito sunita e sufismo , preceitos islâmicos que são comuns a vários países da África Ocidental.

Mohammed VI Instituto imãs de formação e morchidines morchidates , que será erguido em um terreno de 28.687 m2 , contará com um edifício educacional e administrativo, um alojamento e um pavilhão de alimentos e pavilhão sócio -desportivo .

Além de seu papel na preservação da segurança espiritual de Marrocos e da unidade de Maliki rito , o futuro instituto irá apoiar o Reino no seu compromisso de parceria com os países da África Ocidental, especialmente na sequência da decisão Sua Majestade o Rei Mohammed VI , Comandante dos Fiéis , a responder positivamente aos pedidos de imãs de formação em Marrocos e pregadores desses países .

Este instituto piloto e assegurar, pelo pessoal docente e administrativo de um elevado nível de formação em favor dos imãs de países árabes e africanos ( Tunísia, Líbia, Maldivas , Mali , Guiné , Gabão , Costa do Marfim)

Lahcen EL MOUTAQI