FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS


 Professor Orientador: Lawton Benatti

 

 HENRIQUE DE ASSIS DOS SANTOS

RA 3155  7º ADM A

    MODERNIZAÇÃO COM INOVASÃO

     OPORTUNIDADE PARA UM NEGOCIO

 

 

Como temos visto nos últimos anos o Brasil vem passando por transformações no campo político, econômico, esportivo, tecnológico e industrial. Onde os setores que mais se destacam nessas transformações são a tecnológica, a industrial e a esportiva principalmente com realização da copa do mundo no Brasil. Tem se falado muito em modernizar os aeroportos e os estádios se futebol que serão o palco dos jogos da copa do mundo de 2014, e para modernizar é preciso também alterar o que já existe porque isso significa pegar algo que já está feito e fazer modificações ou melhorias e se for possível criar algo novo.

E essas melhorias ou inovações são facilmente vista nos estádios que serão usados nos jogos da copa do mundo, porém não é somente na nova arquitetura que isso ocorre, outros exemplos de inovação são os telões colocados em alguns estádios para que as pessoas ali presentes principalmente àquelas que se encontram nas cadeiras ou anéis superiores possam acompanhar determinados lances dos jogos. Agora seguindo essa mesma linha de análise pode observar que em termos de inovação temos também a bola onde para cada copa do mundo realizada ela é diferente para cada edição e, portanto a que será usada nesse mundial de 2014 vem com a seguinte novidade, um micro chip que avisará o arbitro se a bola entrou ou não no gol justamente para eliminar os lances duvidosos.

Agora algo que nos dá uma ideia muita clara de inovação com modificação onde ocorre com maior frequência e muitas vezes em um espaço de tempo curto demais é o telefone celular, que hoje praticamente perdeu a sua principal função que é realizar e receber chamadas porque com o avanço tecnológico e o acesso a internet passou-se a usar esse dispositivo para acessar sites, enviar e receber mensagens via SMS, baixar aplicativos entre outros. Portanto podemos dizer também que inovar está intimamente ligado ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços, mas para que isso seja feito é fundamental que se tenha os recursos e os meios necessários, porque em alguns casos demanda-se muito tempo de pesquisa e trabalho para se chegar a um resultado satisfatório.

Mas esse resultado tem um período de vida curto, porque a sua finalidade é satisfazer as necessidades do cliente e também gerar lucro para a empresa que a desenvolveu e com o decorrer do tempo vão surgindo novas necessidades que consequentemente fará surgir outros produtos ou serviços decorrentes de novas ideias. Isso é algo natural do homem, pois está nele à insensata busca para algo novo, o aprimoramento e o aperfeiçoamento onde nos faz olhar para as diversas possibilidades de negócios que podem surgir e poder então explorar o Maximo potencial dela.

Portanto inovar também significa o aproveitamento das oportunidades que fazem de um determinado produto ou serviço ser o diferencial no mercado e com isso manter certa vantagem competitiva em relação ao seu concorrente direto sem deixar de observar a entrada de novos concorrentes agora para inovar não precisa necessariamente ser um empreendedor ou um dono de negocio, mas é preciso sim que se tenham boas ideias e coloca-las em prática, mas infelizmente isso normalmente ocorre nas empresas que fazem reuniões periódicas com seus colaboradores para que possam junto discutir, analisar e avaliar juntos essas ideias.

Porque é em situações como essa que surgem bons produtos ou serviços para se oferecer ao mercado. Do outro lado temos os clientes que a partir do momento que adquiri um produto com o decorrer do tempo rapidamente pensa em substituí-lo por outro novo e melhor, principalmente os jovens que vivem em uma busca frenética a procura de novos produtos onde dependendo da demanda e também do produto ou serviço procurado por esse publico pode ser uma ótima oportunidade de negocio.

Conforme Magno, Gilberto e Antonio (2010, p.21), com o avanço da tecnologia muitos pesquisadores através da ciência e com o uso da inteligência artificial estão fazendo com que pessoas que perderam parte do seu membro voltem a se movimentar usando prótese.

Segundo Kerzner (2010, p.87), para criar um novo produto pode-se demorar muito tempo principalmente aquele que dará maior lucro para a empresa e para continuar no mercado é preciso sempre criar e desenvolver novos produtos.

 

 

REFERÊNCIAS

MAGNO; GILBERTO; ANTONIO. Física: Ciência e tecnologia. São Paulo, SP: Editora Moderna, 2010.

 

 

KERZNER. Gestão de Projetos: As melhores Práticas. Porto Alegre, RS: Editora Bookman, Reimpressão 2010.