Modelos: uma possível forma de entender processos naturais

 Ao analisar o crescimento de uma planta, vários fatores são reconhecidos por influenciar o crescimento de uma planta. Por exemplo, a quantidade de água, a quantidade de adubo e a quantidade de horas que a planta está exposta ao sol diariamente.

 Sabendo disso, um pesquisador deseja saber qual destes fatores influencia mais o crescimento da planta. Uma maneira para examinar esta questão é realizar experimentos em que, por exemplo, apenas um fator é analisado. Por exemplo, ao colocar duas plantas iguais uma em um vazo que só recebe água e o outro que só recebe adubo, ao analisar o crescimento das plantas, pode-se ter idéia de qual destes fatores afeta mais o crescimento.

 Além do enfoque experimental, outra maneira, que poderia ser usada é criar programas matemáticos que simulem o crescimento da planta. Baseado nesta simulação o pesquisador poderia concluir qual fator afeta mais o crescimento da planta desde que os resultados da simulação coincidam com a abordagem experimental. Por exemplo, ao medir o crescimento de uma árvore, se o resultado do modelo que assume que o crescimento da árvore é muito mais dependente da quantidade de água gera resultados muito parecidos com os resultados experimentais quando comparados aos resultados do modelo que assume que a quantidade de adubos é o fator preponderante, então, pode-se deduzir que a quantidade de água é um fator que mais influencia o crescimento da planta.

 Como talvez o leitor tenha percebido, na realidade uma combinação da quantidade de água e quantidade de adubos é que provavelmente gera um maior crescimento das plantas e não como um fator isolado do outro como o exemplo acima. Entretanto, para fins de simplificação do conceito o exemplo é bastante válido e talvez esclareça um pouco a respeito do uso de modelagem para entender processos naturais.

Vale ainda colocar que em numa simulação do crescimento da planta, um mesmo resultado poderia ter sido gerado pelos dois fatores de estudo (água e adubo). Neste caso, apesar dos resultados do modelo serem muito próximos do observado, a utilidade dele para explicar o determinado processo natural se torna bastante limitada já que ambos os modelos gerariam o mesmo resultado. Assim as formas experimentais de análise são mais apropriadas para posteriormente realizar estudos de modelagem.

Preparado a partir de:

 WALTER, M.T. et al. Simple estimation of prevalence of hortnian flow in New Yorkwatersheds. Journal of Hydrologic Engineering, v.8, n.4, p,214-218, 2003.