Leitores. Toda tomada de decisão é difícil existem momentos que temos que enfrentar a situação de frente, um novo emprego, dispensar um colaborador ou até mesmo romper um relacionamento.

O perigo que corremos quando vamos tomar uma decisão é que temos muitas ideias pré-concebidas a cerca de vários assuntos que impedem decisões corretas e muitos desses modelos nem sempre correspondem a realidade.

O ser humano tem um grande problema, ele se incomoda com que os outros pensam dele e geralmente as opiniões de outras pessoas ou até mesmo a sociedade nos levam a mal julgamento.

Vamos a um exemplo?

O carnaval se aproxima e muitas pessoas pensam que o carnaval para ser um bom carnaval é preciso ir para o meio da rua, beber ou ate "ficar" com várias pessoas na mesma noite principalmente os jovens. Isto é um modelo mental.

Nas empresas também o modelo mental esta presente principalmente naquelas que querem inovar, mas recuam ao primeiro sinal de queda de lucratividade não pesquisam , confirmam dados ou esperam a ideia amadurecer. Por que isto acontece? Acontece porque se criou um modelo mental em que tudo tem que dar um retorno muito rápido para a empresa e na busca por rentabilidade se sacrificam muitas ideias novas.
Os modelos mentais podem ser comparados com pré-conceitos e podem nos levar a decisões equivocadas.

Como combater o Modelo Mental?

1. Quando for tomar uma decisão , pesquise, procure conferir e confirme;

2. Evite ter julgamentos sobre as aparências de pessoas e lugares;

3. Procure entender que as pessoas mudam, as empresas mudam e os lugares se modificam e,

4. Não faça Juízos em uma realidade que já não é mais real.

Não se prejudique pelas tomadas de decisões em modelos mentais que já estão desatualizados, procure recicla-los através do estudo e lembre-se cuidado ao julgar as pessoas porque Jesus foi julgado com esta frase "Não é este o filho do carpinteiro? e não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas?" (Mateus 13,55). Vamos refletir sobre isso!

(Pedro Paulo Galindo Morales é Tecnólogo em Gestão, Pós- Graduado em Controladoria, Técnico em Contabilidade e escritor da web, www.pedropaulomorales.wordpress.com