Modelos de Negócios WEB. E-Commerce. Vantagens! Mas, até quando?

O E-COMMERCE foi realmente a Ferramenta que salvou muitos ‘Empreendimentos Exaustos’ no fim do séc. XX e início do séc. XXI. E até hoje quando se ouve falar em ‘Negócios Web’, isso parece ‘palavra mágica’! Mas aí mesmo pode estar segregado ‘o dna defeituoso’ que pode gerar um mal sutil e desenvolver ‘metástase’ no SISTEMA.

Os Modelos de Negócios que a web produziu, já carecem de meticulosa acareação, pois JÁ APRESENTAM SINAIS DE EXAUSTÃO! Fatos assustadores (golpes) e a veloz disseminação na Rede fazem-nos perguntar sobre o Futuro do Comércio Eletrônico em longo prazo! Há Reclamações de todo gênero e ao ‘gosto’– no caso, ‘desgosto’ – que ‘minam’ o SISTEMA. E acirraram-se com as redes sociais! O Sistema é ‘Eficaz’, mas possui seu lado fragilíssimo como uma taça de cristal. Isto se evidencia pela ‘altíssima sensibilidade do Mundo dos Negócios web’. Sistemas de venda à base da web é uma espada de dois gumes! Da mesma forma que servem para Promover uma empresa; também podem ser o ‘canal’ da ruína do próprio Negócio.

A Rede, ainda que ‘um milagre’ para a má situação’ de muitos empreendimentos; também pode ser o mesmo canal da ruína, se o Administrador não ficar atento aos ‘gritos’ ouvidos na própria Rede, que denunciam expressamente a verdade de que: “todo negócio pode se Desenvolver/Operar no Ambiente ‘Virtual’; mas nem todos os Negócios Virtuais podem ter como objeto a venda de fantasia virtual”!

Todo Modelo de Negócio em qualquer SISTEMA, somente é útil a uma Economia se for real para o empreendedor e para o consumidor! Embora Opere em um Ambiente Virtual, o Negócio deverá ser real para ambos! Se um Negocio se desvincula do Mundo Real’, desvincula-se por consequência da Economia, real! Até as finanças’, se caírem no abismo sem fundo da irrealidade ou da especulação Obstinada pelo dinheiro-capital, servirá apenas a interesses particulares; não a Economia! Dai, a ‘quebradeira’ de Economias, Hoje’. Pois os Sistemas Econômicos ficam ‘expostos’ ao Capricho do Dinheiro-Capital! A Elite Financeira – entre eles banqueiros – que vem quebrando Economias pelo Mundo com espantosa frequência. Fato que aponta para uma curiosa realidade de que ‘mesmo solidificado um Sistema pode ruir e afetar todo O SISTEMA! A História Recente das Economias têm Comprovado esse Fato. Portanto, negócios na web é um sistema dentro de um contexto que não foge à realidade dos Sistemas!

Negócios na Rede! Só vantagens! Mas, até quando? O que está sendo feito em vista do futuro do SISTEMA? E o que pode dar errado nesse Setor?

As grandes redes de varejo (Americanas, Carrefour,...) podem ainda não ter percebido que seu Negócio já está chegando à fase do ‘Big Crunch’ por meio da própria web devido às milhares de má-notícias sobre os ‘diversos tipos de golpes contra consumidores’ que já estão circulando na própria WEB!  O Desastre começa quando esse ‘clima’ de ‘eldorado’ ou de ‘facilidade tecnológica’ cai nas graças de pessoas simples que ficam ébrias com essa ‘maravilha’; e criam site’ de vendas! Ou ainda nas mãos de pessoas mal intencionadas, ou ‘golpistas conscientes’!

Este Texto refere a Sistemas de Informação (SI), do E-Commerce na WEB e a realidade nas relações de Negócios (1); Obstáculos ao SISTEMA e suas implicações Institucionais Contra a Lei; e Contra O Estado de Direito no Brasil (2); e o Futuro do Setor (3)!

Resumo 1: ‘Modelos de Negócios’ desenvolvidos na WEB reergueram empreendimentos. Mas, urge discernir entre ‘Ambiente Virtual de Negócios’; de ‘Atividade virtual (entretenimento, jogos, voyeurs,...)’! Estas não devem ser confundidas com Atividades reais (produtos e serviços) que são ‘Operacionalizadas’ no Ambiente Virtual! Pois produtos e serviços exigem entrega ao consumidor!  Mesmo os que não têm volume ou que não precisam de embalagem! Por exemplo, Abrir uma Conta em Banco! A expectativa é ‘receber’ o número de Conta! Mas se o Prestador do Serviço (Banco) confundir com serviço ‘virtual, o cliente retorna vezes e vezes, ‘encantado’, sendo ocaso, mas não recebe o produto (Conta) que demandou!   

Nos serviços voyeurs de gênero, jogos virtuais que, terminada a ‘seção’ ou ‘jogo’, o cliente desliga o comput encantado com ao que ‘viu’ no site; pagou, e ‘acabou’!

Na abertura de Conta, se o cliente não recebe o produto (serviço),... mesmo que encantado no fim fica insatisfeito – amaldiçoa o Banco que, em breve, ‘se vende’, ‘se Funde’,... e, se ‘ressuscitarem o PROER! (Fato hilário e assustador. Mas, nessa parceria Infeliz nos Últimos Tempos, Bancos e Governos Ocidentais, tudo é possível)!

Até nos serviços, reais, quem diria, já chegou a ‘política do encantamento’! Antes, era nas Operadoras de telefonia, serviço de internet e afins! Mas, claro, nas ‘Operadoras’ o consumidor paga adiantado pelo que não tem!

E, enquanto houver esse imenso espaço de Descaso da Justiça e Afins – que só age se for ‘Provocada’! – a festa continua, diga-se, muito bem obrigada. (E, em se falando em ‘Provocação’ da Justiça, quase sempre consumidores não dispõem da ‘vara de Provocação, que é o ‘Money’). Por isso, falso-empresários, que são os mesmos! Esses que fecham e abrem empresas ‘num minuto’, diante dos olhos plácidos de Órgãos Constituintes de empresas, que ‘não estão nem aí’ se o pretenso empresário é um falsário, um formador de quadrilha,...! Assim os ‘golpistas’ ostentam tanto ‘sucesso’ empresarial! Também, pudera: eles ficam com o dinheiro de uma multidão, encerram suas empresas virtuais; depois abrem outra, lesam outra multidão... Aí começam a pousar de ‘virtuais milionários’! A cada falsa empresa que abrem, oferecem mais ‘diversão’! Mas... outra vez era só para cobrar o ingresso (R$29) que, multiplicado por milhões de ‘tontos’ que se deixam atrair pelo ‘barato’, proporciona uma vida de ‘sheik árabe’ aos aplicadores (de golpes).   

Com isso também as empresas, antes tradicionais também já estão se especializando em desrespeito com seus clientes!

A falta de discernimento desses Conceitos cria entulho na Rede transformando o SISTEMA num ‘palco’ pra um péssimo relacionamento nas transações nesse Mercado; e pode comprometer o Próprio SISTEMA em Longo Prazo!

 Resumo 2: Os maiores obstáculos ao sucesso econômico do SISTEMA Informatizado são os mesmos que se interpõem ao sucesso dos demais Sistemas. Até mesmo no Sistema Financeiro. E, tal Este, já começa a ser ‘assolado’! Nenhum SISTEMA, a despeito de sua Eficácia, será páreo para ‘superveniências negativas’ de tal magnitude! O SISTEMA não foge à Regra! Exige Atenção aos ‘Fenômenos do Mundo Contemporâneo’, além do Simples Mercado!

Já se contam ‘quatro (4)’ maiores Fenômenos Obstrutivos ao SISTEMA (2.1 a 2.4), entre estes os que segregam ‘Severas Implicações Institucionais’, e que por isso deveriam ser Considerados de ‘Gravíssimo Perigo’ pelos Poderes Representativos!

Enquanto isso não vem, prevalece por aqui o ‘mandamento aético do capitalismo atual: se vende, rende, lucra, isso que ‘tão somente basta’! Por exemplo, ao referir sobre o Modelo chinês atual de ‘disseminação de produtos’ no Mundo, sente-se ‘desencanto’! Pois o Modelo de Negócios do Oriente atual - que poderia substituir o ‘desvairado’ Sistema americano (hoje doente da nova religião, ‘financeirismo’) - é um alívio apenas momentâneo’! Isto porque a previsão de vida é curta, para esses novos Modelos. No item 2.3, há um breve comentário sobre o novo ‘Modelo de Negócios Chinês’.

Resumo 3: Experiências no relacionamento no E-Commerce, ‘fatos do cotidiano’; e as – quase infinitas – distorções na mentalidade sobre ‘o novo eldorado’ que ‘adentraram’ não somente o Mundo dos Negócios em Ambiente Virtual; mas também no Tradicional, trazendo conjecturas sobre o futuro do Setor que já se configura no ‘Mundo dos Sistemas na web’; e até instigam singelas sugestões sobre alternativas para assegurar o que foi ‘pensado’ para O SISTEMA no fim do século passado! Até então para ambos os lados, empreendedores e consumidores da web, as vantagens são muitas!

Mas, atendo-nos ao caráter Econômico’, ponderemos: nem especialistas em Prognósticos da Economia Mundial’ foram capazes de interpretar, na Década passada, sua realidade presente e apontar um futuro plausível ou que ‘teria se confirmado nesta década’! Mas, pergunta-se: Hoje o Mundo já está preparado para perscrutar os Males que rondam o mais sólido – é o que parece! - SISTEMA (Sistema dos Sistemas) WEB?

Um ‘Indicativo Econômico incômodo: americanos prosseguem, ‘errando’, na obstinação de ‘prever ‘ as Economias no Mundo! O que chega a ser ‘Patético’, senão Trágico, pois dali se dissemina o Mal que vem assolando as Economias pelo Mundo! O ‘SONHO DO ELDORADO FINANCEIRO’, onde todos os demais fatores componentes Econômicos – seja O Trabalho, Valores Éticos,... tudo é Lixo para eles! E, equivocam-se dentro do seu próprio quintal – para infelicidade das Economias dos países!

  1. 1.  SISTEMAS INFORMATIZADOS E-COMMERCE relacionamento no Mercado.

Segundo Referências Bibliográficas sobre SI (Sistemas de Informação), atinentes a uma Disciplina do Curso de Administração, chamou-me a atenção sobre as ‘Utilidades dos Sistemas da Plataforma WEB’ no Mundo dos Negócios atualmente. Em especial os Sistemas de Vendas on line ou E-COMMERCE, no Exterior!

Os Sistemas de Informação não se aplicam somente na venda de Produtos. Mas, de serviço também. Por exemplos, uma consulta sobre “O papel dos Sistemas de Informação no ambiente de Negócios nos EUA, aponta que:

 

Já em 2005 mais de 40 milhões empresas tinham site ponto.com”.

Em 2006 Aportaram USD 1,7 trilhão em Consultoria e Serviços de Gestão – com foco no redesenho das operações Organizacionais aproveitando novas Tecnologias da Informação (TI).

E, Empresas como Fedex e a United Parcel Service (UPS) entregaram eficazmente milhões de encomendas, operando à Base Sistemas de Informação na Plataforma www!

A Tecnologia da informação (TI) aplicada na WEB pode desenvolver Sistemas de Informação (SI) avançados e – Eficazes, operacionalmente, e no estreitamento de ‘relacionamentos’,... Através de seus Diversos Modelos de Negócios proporcionam ‘Alternativas’ para muitas situações embaraçosas de empreendimentos no Mercado! Exemplo: aperto nos Lucros por que passaram grandes empresas no fim do séc. passado e início do presente; e a ‘alternativa do comércio web foi Eficaz. Cresceram e auferiram lucros invejáveis utilizando-se de diversos ‘Modelos de Negócios’ de sucesso no E-Commerce, entre elas as ‘Lojas Americanas’!

É unânime dizer que ‘empresas procuram sempre melhorar a eficiência de suas operações e lucratividade’. E os meios, ferramentas são: Tecnologias (TI) e Sistemas de informação (SI), especialmente quando combinadas com mudanças no comportamento da administração e nas ‘práticas de Negócios’, e exemplificam o ‘relacionamento entre as empresas e internautas consumidores’!

O Sistema Wal Mart, por exemplo, parece não haver argumento em contrário: é uma maravilha!  Tornou-se, ‘via WEB’, o maior varejista do planeta, e um exemplo onde os Sistemas de Informação aliaram-se a práticas empresariais brilhantes e Administração colaborativa, na eficiência operacional mundial. Vende USD bilhões nos EUA com seu sistema RetailLink, que conecta digitalmente os fornecedores a todas suas milhares de lojas no mundo. “O Cliente compra um produto; e essa informação é repassada em tempo real para o fornecedor, ‘via SI’, que age no relatório de Estoque"! Ou seja, “não há risco do Grupo Wal-Mart lesar consumidores, vendendo ‘o que não tem". Lembrei até a expressão: esse é meu ‘garoto’! É o ‘WALMART’!

Destaque: no Sistema Informacional Wal-Mart “o Sistema Estoque entra em ação no momento de cada saída (Vendas)’: Estoque”. Esta Funcionalidade simples, mas presente revela a CONDIÇÃO IMPRESCINDÍVEL para uma efetiva “política do Estoque Zero”, porém em ‘concepção mental/empreendedora sadia’! Saudável, pois entre os males que já se avizinham dos Sistemas de Venda Web, o pior é mente doentia de aventureiros da Rede, que vem usando – por falta de Governança na Fiscalização!  - um entendimento abominavelmente ‘torcido - e criminoso – do ‘Estoque zero’! (ver item 1.1 Experiência no e-commerce brasileiro).

 

No WalMart vê-se a ‘eficácia’ do ‘Estoque zero’. Consumidores bem atendidos, bom relacionamento,...! Mas, se criminosos, pseudo-empresários da Rede continuarem a manipular Sistemas na Web – o já se tornou uma ‘febre contagiosa hoje em dia’ – nunca é demais repetir que o SISTEMA decairá! Pois notícia ruim ‘se propaga como vírus’! E por isso o ‘relacionamento’ nas compras web está se deteriorando vertiginosamente! Em muitos casos causam desastres no relacionamento entre uma Empresa Vendedora e/ou Prestadora de Serviços; e consumidores! Experiência própria seria incapaz de pagar compra na net hoje em dia. (Vide o item 1.1)!

No Sistema Wal Mart, e Outros, vemos a ‘Existência real de uma empresa real (P/exs.: estoque de produtos, logística)’! Os Administradores preservam o Conceito Correto de ‘Negócio real (estoque, p/ex.) Operacionalizado em Ambiente Virtual. Ou, bits confrontados à realidade (física) para entrega ao cliente!

Chega a ser curioso que “no ‘zero estoque’ é que o estoque se faz mais exigente ainda na empresa virtual, que na empresa física”!  Mas os ‘golpistas’ da web usam sentido de ‘Zero estoque’ de ‘forma graciosamente criminosa’! Ou seja, ‘zero mesmo’, ou ‘sem estoque’!  (v. Tópico 3 – O Futuro do Setor)! Assusta saber que é que possível simular na web um SI a altura do WAL-MART! Aí se percebe como é frágil a credibilidade do Sistema E-commerce! E isso está ocorrendo atualmente! A credibilidade do Sistema está sendo cerceada e, até onde sabemos não há iniciativas dos ‘Grandes do Ramo para conter esse fenômeno (item 2.1)’. Pois não é simplesmente a falta da ‘Informação (disponibilidade do produto no site). Essa informação pode ser simulada eletronicamente! E isso é simples para um ‘hacker’! Antes da Era Virtual já existiam empresas ‘que entregavam produtos que vendiam’! Portanto, a barbaridade de simulação é dos pérfidos pseudo-empresários que usam o ‘Zero estoque’ em sentido graciosamente trágico para o consumidor!

Por enquanto ainda há um grande número de compradores em ‘vantagem’! Num possível ‘censo’ junto a clientes do E-Commerce, ainda seria grande o número dos que diriam ‘SIM, tenho muitas vantagens’!

Então, por que conjecturar sobre possíveis perigos, no futuro para o SISTEMA com Modelos de negócios processados na ‘Plataforma Web’?

Nos Sistemas já tradicionais na web (Wal Mart, Americanas, Carrefour) – e em todo organismo de grande dimensão esse defeito poderá ter um ‘tempo de incubação’ mais dilatado!  Mas, estariam Estas ‘antenadas’ sobre os acontecimentos que circulam na própria Rede; ou estariam elas confiadas na sua ‘grandeza’, volume de vendas, (...)?

Não podemos dar números do ‘SIM, É SÓ VANTAGENS no futuro. Mas os ‘destaques’ nas ‘redes sociais’ – sobre muitos problemas nas ‘compras’ via e-commerce é um ‘indicativo’ que pode nos ajudar a concluir se é mais sensato dizer se esse número tende a crescer; ou se a tendência é diminuir, trazendo Prejuízo ao Setor no futuro!

Sabe-se, pelas postagens nas redes que o número de consumidores prejudicados em compras eletrônicas ‘cresce em progressão geométrica’! Por enquanto apenas consumidores são prejudicados nos casos em que ‘o prazer de comprar’ transforma-se em amarguras! Mas, no futuro... isso pode acometer até às ‘grandes vendedoras’ da Rede, sendo que “todo Modelo de Negócio precisa atender empreendedor, e o consumidor”. O ambiente virtual não deve descaracterizar ou se confundir com o objeto negociado! O que muda é somente o ‘Ambiente’. A Atividade é que definirá o que será entregue ao comprador! Se o produto objeto da Atividade Econômica for subjetivo, caso de ‘entretenimento/fantasia’ a palavra-chave é ‘virtual’. Mas se Atividade envolver ‘objeto físico, a palavra-chave é ‘estoque’; se serviço, o ‘comprovante’, caso de uma transferência eletrônica de valor, abertura de Conta,...

 

Mas vem ocorrendo que certos empreendedores no Ramo de venda na web é que eles fazem, propositadamente, ou por avaria cognitiva ou ‘confusão mental’ do comércio online apenas um joguinho de palavras nos relacionamentos negociais! (v. 2.3 a diferença entre a Missão da Disney; e a Missão de uma Instituição de Desenvolvimento)! Essa confusão entre ‘negócio virtual’; e irreal (sem estoque, sem Capital) cria – ainda que a intenção seja a mais ‘fantástica’ inimaginável - um ‘palco’ para um Desastroso show no relacionamento, um ‘Cisma’ entre Mercado e Consumidor! Agora, já podemos pensar se um Sistema assim subsistirá por muito tempo!

A resposta parece óbvia. Mas respostas simples (ocorre isso) não levantam as causas capazes de conduzir a uma solução. Requer ‘aprofundamento’ até chegarmos às mais ‘baixas, no caso’, causas do Problema e trazê-lo à luz, dissecá-lo; e, vermos ‘o que fazer’! Como isso pode acontecer? Esses Sistemas são bem elaborados, e têm o arcabouço técnico de todo o conhecimento em TI avançada que o Mundo possui hoje em dia! Como podem ser motivo de tão hediondo ‘mal-estar’ para tantos consumidores?

Pesquisando, entendi, e Postei sobre a barato a jato (http://www.baratoajato.com.br)! 

“... quer saber como cair no golpe do 'barato ‘a jato'? O golpe é 'quase perfeito: os mesmos empresários criam falsas empresas de vendas na net; e, site de ranking (lojas categoria brilhante, diamantes, ouro...)". O consumidor consulta o site! Mas, a loja é categoria 'brilhante'! Então compra, paga, e... espera o produto! 'SEM CHANCE! O Lamentável nisso é que corrompem o conceito de Empreendedor! Consideram-se 'empreendedores de sucesso'! Quando, em verdade são ‘golpistas baratos’ – os quais, na mesma velocidade que surgem, também desaparecem, ‘a jato’, óbvio, do Mercado eletrônico! Cometem crimes 'Lesam Consumidores', enchem seus bolsos e vão-se ‘a jato’ para os ‘states’! Deixando aqui a Vergonha para os Empreendedores sérios!

“O BUSACAPÉ, segundo os sites:  https://www.facebook.com/BuscapeNaoCaiaNessa; e http://www.reclameaqui.com.br/noticias/noticias/queixas-aumentam-e-consumidores-se-dizem-enganados-pelo-busc_37/ (usuários que são induzidos a comprarem de empresas fraudulentas); e a 'barato a jato' são 'geridos' pelo mesmo 'empreendedor (Romero Rodrigues)! Denúncia de Karl Marks (pessoa) no Facebook”.  http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/buscape-e-condenado-por-vendas-fraudulentas-de-suposta-loja-ouro.html. ?

1.1 Experiência no e-commerce brasileiro: ‘pesadelos’ de transações em compras na web: Pagamento, ok! Mas, e o produto pago? Onde está (ria)?! Até hoje não sei! E, vejo nas redes sociais pessoas ‘alarmadas’ por que também perderam suas economias em compras na web (nunca receberam o produto que pagaram)! 

No facebook - compartilhando perda de R$1.008,00 para a ‘barato a jato’ (pg. boleto bancário) - o golpista de sites de venda é o mesmo dono de sites de classificação (diamante, brilhante,...) das lojas virtuais! P/ex., ‘Romero’ Rodrigues’ é ‘curinga’ dos Negócios na Web (empresas e sites de ‘produtos baratos’)! Há graves denúncias!

Apenas 1 site www.baratoajato.com.br  causa Problema a milhares de consumidores. E, só recente parou de oferecer ‘produtos baratos’ e entrega ‘a jato’! 

A repercussão disto é grande e rápido. Isso é compartilhado por milhares! Por isso é estranho ainda não ter visto iniciativas das ‘Grandes’ que tem seu Faturamento maior em vendas na internet! Ora, sabemos também que esses ‘curingas’ de golpes múltiplos da falsa venda de produtos na internet não têm nada a perder! Ou seja: todo o prejuízo de imagem, em longo prazo, ficará para as ‘Grandes’! Quanto aos aventureiros da internet, eles não têm Marca – a não ser de ‘desonestos’, óbvio -; nem Nome,... e - pior para o consumidor – eles não têm os produtos; nem conexão com o mundo real (de valores)! Para eles, O Crime é ‘só lucro’! E, agora, depois das ‘declarações’ de um ‘Especialista em Crimes na internet’, no ‘Programa Fantástico, TV Globo’ em 06/10/2013 que ‘consagrou’ o moral desses Criminosos’ - salvo, o tribunal da TV (Programa da Tarde), que ainda os incomoda esses Criminosos da Rede -, o Consumidor está à mercê ou ainda mais exposto aos caprichos desses bandidos da net!

Gozado: nos sites são fantasminhas camaradas, ao estilo ‘Gasparzinho’! São ‘brilhante (como anjinhos de luz), diamante’; mas se cobrados para entregarem os produtos pelos que receberam o dinheiro, ‘viram’ a personificação do ‘trident’ do Mal. Medonhos! Conseguem cooptar direitos humanos, ‘Especialistas’ a seu favor! A Lei,... tadinha Desta, também, para eles!  

 

2 – A realidade nas relações de Negócios no SISTEMA (Empreendedor/consumidor) e

      IMPLICAÇÕES INSTITUCIONAIS! Contra a Lei; e o Estado de Direito no Brasil.

2.1 O primeiro obstáculo ao Futuro do SISTEMA são os aventureiros do e-commerce. São ‘deslumbrados’ com histórias que ouvem dos ‘Wal Mart’s’ da internet!  Sobre os Modelos diversos de Negócios na WEB, que enchem os olhos! No caso, a cabeça, de imagens como num show de holografia! Para eles, soa como um ‘eldorado’! E criam sites de vendas de produtos que não têm! Isso mesmo, eu disse: ‘eles não têm’! Nem em estoque; nem em lugar nenhum! São falsos empreendedores oníricos de que ‘em algum lugar a Web fabricaria produtos e entregaria ao consumidor/comprador!

Nessas malfadadas compras, o produto nunca chega, porque não existe o produto que oferecem/vendem, gera um mal-estar no internauta, inconformado com perdas do seu dinheiro! E ‘nunca mais’ terá coragem para digitar o número do seu cartão em site nenhum! Que dirá ‘pagar boleto bancário’ (1.1)!

Já se tornou comum assistirmos ‘empresários’ da web nos Programas de TV (‘da Tarde’), interrogados’ sobre suas vendas! Onde está o produto que venderam? E, até ironia ‘eles literalmente não sabem o que fizeram’! Têm expressão inocente, ao estilo: ‘o que eu fiz’?! Desprovidos de realidade como estoque, produto, e sem ‘conexão’ com o mundo. Vivem no ‘mundo virtual’! Produto para eles são apenas jogo virtual! De fato, foram ‘contagiados’ – hoje, ‘contaminados’, que é termo mais coerente aplicado a ‘doentes’! – pelo ‘deslumbre tecnológico’! Nessas mentes deles, ‘tecnologia é milagrosa e ‘onírica’ (envia produto para o endereço do cliente)! E criam sites de venda de ‘produtos baratos’, e entrega ‘a jato’!  E, inquiridos’ na TV, ficam surpresos-assustados ‘ueh! A ‘web’ não entregou? Patético, e trágico! Essa alienação do mundo real explica sua ‘canditude (mix de candura, com ‘ausência de atitude)’, como uma ‘imagem de ‘aparecida’ na TV! E quase dá para ver uma ‘auréola’ sobre a cabeça deles.

Os pseudo-empresários da internet não têm Nada! Eles apenas ‘sonham’ que um site cheio de anúncios luminosos - no caso, malignos - simplesmente irá ‘colocar o produto num estoque imaginário e entregará no endereço do cliente’! Ora, mesmo um sistema ‘perfeito’ como o da Wal Mart, não faz isso!

 

Se houvesse um jeito de acordar certos ‘empresários da Rede’; e trazê-los à realidade (do estado de hipnose), seriam ‘avisados’ de que o ‘poder da web’ não se estende a tal proeza (fabricar, estocar e entregar produtos)! Se não ‘voltarem’ ou continuarem a agir livremente na pratica diária desses Crimes! E em longo Prazo ‘Derrubarão’ o ‘glorioso’ SISTEMA e-commerce! O ‘Laço’, por enquanto é para o consumidor. Depois, para todo O SISTEMA de vendas de produtos on-line!

 

2.2 - O SEGUNDO OBSTÁCULO é ‘Institucional – e, portanto, muito ‘delicado’ – a

         ponto de, praticamente ‘escapar’ a qualquer medida alternativa Mercadológica.

Não há um Mecanismo de Fiscalização para cobrar desses empresários holográficos ‘onde está o produto/estoque’?! Por isso, vêm - quando comparecem! – nos Programas vespertinos de TV, parecendo ‘pobres inocentes’!  (Não deixando de frisar – o que seria uma ‘injustiça, de fato’ – que o único tribunal para esses crimes no Brasil são os Programas de TV)! Quem teria vaticinado em tempos idos um futuro tão Sombrio para o Brasil? ‘pais sem lei contra criminosos’?! O que?!  Veremos sobre ‘as declarações do ‘Especialista em crimes na internet, no ‘Fantástico’ do (06/10/13), segundo o qual “NÃO EXISTEM LEIS PARA PUNI-LOS”!

Mas, nada de ‘otimismo’! Pois aquele ‘Especialista NÃO foi prestar conta! Por ex.: revelar onde esconde o produto que vendeu! Ao Contrário, ele foi à Globo dizer que NÃO HÁ LEI CONTRA ISSO!  Traduzindo: ele acabou dizendo o que todo Bandido da Rede gostaria de ouvir/saber: podemos agir livremente, pois não há lei para nos julgar! Oh, Céus! Não há duvida que o Brasil seja ‘um pais tropical’! ­­­____________________; Nem que é ‘bonito por Natureza’.  Mas esse hiato no período é proposital, pois falta a outra parte desse refrão! O ‘Abençoado por Deus’ está em branco! Ora, podemos discordar de que uma ‘terra sem lei’ tenha sido ‘Abençoada por Deus’! Em caso de possível certeza nas afirmações daquele ‘especialista’ Esta (Benção) ainda ‘escapa (ria) desta Terra do Brasil! No Law!

Há dias, um ‘especialista (do ‘operacional do Crime’, ‘sob auspícios da FALTA DE LEI - se procederem as afirmações do Especialista - estava numa TV (na Outra TV-Tribunal); ‘coagido’, segundo ‘direitistas humanos’! Fato curioso que infere Conotações de revanche às declarações no Programa ‘Fantástico’! Pois, todo ramo de Crime tem a parte intelectual! Por exemplo, O Especialista’ que presta Assistência Jurídica! O que nos Apavora é saber que o Brasil está ‘cheinho’ disso! Foi realmente ‘Fantástico’ O Especialista dizer: NÃO HÁ LEI. Que, na linguagem do bandido é compreendido: fiquemos tranquilos. Ou, podem atuar livremente!

E eu assisti, e Exclamei: QUE COISA! Pior se eles acreditarem no ‘Especialista do Fantástico’ – e o elegerem por seu herói/líder até podem processar o Programa da Tarde ‘por crime de coação’, já que estariam sendo ‘coagidos’ injustamente, pois NÃO HAVERIA LEI para leva-los a nenhum Tribunal! Muito menos ao ‘tribunal da TV’! Então, por que a TV os incomodaria?! Céus! Ora, se não há Lei, logo o ato não é crime (Art. 5º, XXXIX, CRFB)! É por isso que já existe na internet escritos que afirmam: em se falando de organização política no Brasil: é a democracia do crime’! Pois, para Criminosos de Fato há Liberdade para o Crime! Tropical! Mas, ainda não Abençoado! Neste Caso, A Sugestão É ‘Trocar de Anjo, ou Melhor, Trocar de Protetor: senhores, pelo Senhor, cf. o Salmo 33:12.

Não há como entender de outra maneira a fala daquele ‘Especialista’. Afinal, especialista EM QUE? Em que ele teria se especializado, se ele mesmo afirma que ‘não tem lei’ para sua Especialização! Seria especialista em Lei do Crime – sendo que esta, sim, há, e como há! É por isso que é bom surgirem mais tribunais nas TV (que, na prática tem servido autêntico tribunal do direito de consumidores lesados). É a única esperança, diante de tantos ‘especialistas – e agora até O Especialista em crime na internet’! E, pelas prerrogativas, no ‘Fantástico’, o show da vida! Céus...

O que esses incomuns episódios inferem é que atualmente os ‘que seriam inocentes segundo ‘direitistas humanos’ – embora seus atos sejam Criminosos! - têm ‘apoiadores de peso’! Afinal, o horário é ‘nobre demais’ para alguém prestar tão Desastrosas declarações! Analisando de ponto de vista ‘panorâmico (do Institucional até ao Comercial)’, são gravíssimos os ‘pontos a destacar’ conforme veremos, por exemplo: Falta de Percepção ou de Consciência Cívica espantosa num Especialista ‘só (Pondo em Risco a Ordem e o Estado de Direito); desprezo ao Consumidor (inferência de que este seria o responsável por vítima)! Apologia ou Incentivo ao Crime contra um dos SISTEMAS-chave da Economia, enfim ... Flagrantes impressionantes que serão analisados a frente! Mas que, de antemão levantam suspeitas de ‘Gravíssimo Grau de Disfarce’ daquele ‘Especialista’ do ‘Fantástico’ de domingo (06/10/2013)! 

De pronto, isto parece algo ‘extraterreno’! Mas, sabe-se que hoje em dia – se queixam os próprios jornalistas policiais no Brasil! - ‘direitistas humanos’ parecem nada dever aos praticantes de Hediondos Crimes, em se falando de ‘falta de consciência de gravidade de atos criminosos’! Então, não se trata de ‘algo do outro mundo! É Flagrante que ‘simpatizantes’ - quisera fossem ‘só’ meros simpatizantes’ – se ofendem quando veem esses delinquentes da Rede serem ‘chamados’ ao tribunal da TV! Dizem: que absurdo, injustiça,... pois, para eles, os ‘réus’ na TV ‘sofreriam coação! E ‘execram’ a ‘Outra TV (não a do ‘Fantástico), em nome da Ética! Mas que ética? Seria a do ‘submundo do Crime’! Aristóteles se contorceria se ouvisse tal evocação nesses casos!  Daí ‘comentários’ nas redes suspeitando da atuação de certos direitistas humanos! Há casos em que defendem bandidos com tanta veemência e se confundem com o próprio bandido! Seria mais perversa – ou ‘uma dentre tantas’ – forma de impostura no séc. XXI: o gozo do direito transferido para criminosos contumazes! Ora sabemos que A Lei é para todos! Mas O Direito é somente para quem está na condição de Exercê-lo! Os 'condenados' à Reclusão, p/ex., perdem o Direito à liberdade, mesmo sendo Um Direito Humano Universal! E, os Criminosos do E-Commerce, covardes contra a Boa fé de Consumidores perdem o Direito ou 'Favor da Lei'! Nesses casos, a Lei torna-se Algoz (Dura, Implacável) Inclusive a Literatura Assevera: Autoridade legal é ministro divino para vingar de quem pratica o mal (Rm 13:4c)! [Pena é que no Sistema, Autoridades são por processo eleitoral, apenas! Ou, ‘não possuem na personalidade o brio da Lei! Enquanto isso ‘Autoridades’ ficam ‘gratuitamente’ aos Caprichos do Sistema]!

De que lado Especialistas e direitistas humanos estariam?! Ora, se NÃO HÁ LEI - segundo o Especialista, ou ‘bonitinhas’ para julgá-los ‘ou democraticamente’, ou na cor ‘verde e amarelo’, por que não o juízo das ‘terras sem lei’? Afinal, que lei deu a esses criminosos a faculdade de lesarem o bolso e O Moral do Estado e de consumidores?! Em verdade, embora travestidos, certos direitistas humanos têm consciência dos motivos de sua ‘execração à TV/tribunal, de fato!  Sabem que se tirarem ‘tribunal da TV’, ficarão apenas eles, Especialistas, e os Tribunais de Direito que ‘não estão nem aí’ para o consumidor inclusive! Porque a Lei precisa de ‘provocação’ para agir! Senão...

 E, depois dessas ‘declarações’ do Especialista em Crimes na internet diminuem as chances, já poucas, de Consumidores no Brasil! Ficariam ‘só’ parcerias criminosas fortalecendo a ‘democracia do crime’ já desenvolvida! Pois, comparsas que põem a mão na massa (parte operacional do Crime) ficariam livres para agir impunemente! Este, sem dúvida é um Prognóstico Tenebroso que nos leva a perguntar: ainda daria para viver neste Mundo com tantas Armadilhas disfarçadamente espalhadas por todo canto?!

São suspeitas, em se tratando de ‘Senso de Direito’, certas ‘defesas’ de humanistas. Pois ignoram que a vítima já sofre há meses, e às vezes até anos a dor estupro (moral, pecuniário) de seu algoz – ‘inocente’ para certos direitistas humanos! Também, é de ‘por a mão na boca’ que nem consideram que consumidor já foi exposto ao ridículo – na transação em público na Rede Mundial’; e o papel de bobo!

Outra realidade – também na linha entre o mundo tangível e o intangível, porém plausível - é a incômoda suspeita de que agora esses delinquentes estariam ‘na revanche’ através da TV Globo! Ou seja, vendo que seus comparsas são ‘chamados’ à prestação de contas na Outra TV, aproveitam o horário nobilíssimo’ do Fantástico para dizer: “não tem lei contra nossos crimes”! Podemos agir! E, melhor: nossos Crimes não se enquadram em Lei! A TV (Outra) deve ser Processada, se insistir em ser tribunal! O Programa é que está (ria) cometendo crime por nos ‘incomodar’! Agora, uma breve ponderação: ISTO É OU NÃO ASSUSTADOR?

Olhando pela Perspectiva do Direito (Institucional) vemos o estranho comportamento do Especialista. Pois além de ‘dar apoio’ – como se comparsa -, também comete ato de ‘Subversão’ Atentatório Contra o Estado, dizendo: ‘NÃO FUNCIONA O APARATO ESTATAL. CRIMINOSOS DA INTERNET: PODEM AGIR SEM MEDO’!

Mais suspeitas. Ele foi além: “transferiu a responsabilidade/culpa ao consumidor! Pois, para ele o consumidor é que deve ‘pesquisar’ o site antes de comprar". Atitude suspeita (de que é do mesmo ramo ‘dos especialistas em crimes na internet’) já que responsabilizar a vítima por ser vitimada não se encaixa no papel da Lei’!  E, pasme, ele disse: “não há lei”. “O consumidor deve pesquisar o site” antes de efetuar a compra! Nesse caso, a culpa/responsa vai para o consumidor, que seria imprudente, descuidado! Ora, experiência própria: consumidor consulta o site! Mas o site de classificação de lojas virtuais – ‘dos mesmos donos’ – indica ‘categoria ‘brilhante’! 'sem chance!

Que coisa! Quem ‘suspeitaria, sequer’ dessa “Conexão Aterrorizante” entre: “Criminosos da internet/direitistas humanos/Especialistas em Crime da internet"?! Mas, este termo (Especialista) usado pelo ‘Fantástico’, soou bastante ‘sugestivo’! Ou seja, não surpreende a expressão ‘especialista em crime da internet’! Bastaria assistir o próprio Programa nobre da TV e ‘ouvir’ a ‘conotação’ da frase ‘em alto e bom som’! Quem assistiu pode captar isso no ar! Como se uma voz, quase inaudível, morrendo’ ainda quisesse gritar: ‘é ele: O especialista é o mesmo comparsa de crimes na internet’!

Novamente, parece ‘extraterreno’! Mas, sabemos que pode acontecer nas ‘melhores Sociedades’! Certos males Sociais não curam, porque a Causa se esconde em ‘lugares insuspeitos (nas Instituições, inclusive’)! Pode-se comparar a ‘incubação’ dos os Males Sociais com a de males no organismo! Por ex., o HIV se ‘camufla’ dentro da célula, e definha o organismo! Ou seja: A Causa dos Grandes males Sociais podem se travestir e transitar ‘bem obrigados/abrigados’ usando a Mesma Matéria Social, a saber: Instituições Insuspeitas: ‘Poder Judiciário; direitos humanos; religião ...’!

Quem ouviu ‘a voz’! Será que na perspectiva de telespectadores, aquele Especialista foi à TV, e ainda saiu-se ‘bem na foto’? Teriam percebido nas declarações dele uma ‘apologia velada ao Crime na internet’? Mas, aquele incidente pode, sim ter sido visto como uma ‘franca’ exibição do ‘Grau de Qualificação, ou de Disfarce desse tipo de Crime Horrendo!  Quem viu por esse lado, pode ter percebo uma ‘organização’!

Seria, no caso, a mais nova face do ‘Crime organizado’! Sabendo que hoje em dia essas ‘organizações atingiram especialidades’ com alto grau de perfeição operacional! Há inclusive uma Organização criminosa que consegue insuspeitamente entrar até em aviões (de passageiros), mesmo sob ‘fortes esquemas de segurança’! Então, encontrando eco ou a se confirmar tal suspeita, no ‘Fantástico’ seria ‘moleza’ adentrar! 

O Pavor que isso causa é que ‘Todo Mal’ que Opera às sombras – ou de forma ‘incubada’ em organismos - quando se revela já é tarde demais para as vítimas! Seria como no terrorismo! Em terra, circulam de forma insuspeita, tranquilos... (Quem desconfiaria dos atores do desastre do 11/09/2001? Todos. Menos quem deveria!).  

Só em pensar (aliados do Crime em horário nobre e na TV-Mor do Brasil) assusta! Se isto tem sentido para o leitor... fica a critério. Mas, não se pode negar que ‘foi, realmente, Fantástico’! No caso, um show da impunidade neste país! Uma ‘linda – ironia - apologia à Impunidade! Um ‘eia/incentivando bandidos do e-commerce que “não tem lei para punir esses! e que o consumidor é que deve se cuidar”, pesquisando o site de venda!  Mas, chocante: nem o Canal de Comunicação, nem o ‘Especialista’ foram interrogados sob suspeita de Subversão Velada!  É por isso que Males como o Terrorismo Internacional tem sido um páreo duro até para as Agências de Inteligência Internacional! Pois eles ‘transitam’ livremente/insuspeitos!

No episódio percebe-se nesse ‘Especialista em Crime de vendas na internet um terrível desvio! Mais um: ‘deficiência no caráter jurisprudente’ contra o Consumidor! Conforme referi: deveria ‘no mínimo’ prestar Esclarecimentos! No caso, sair do Fantástico, direto para Investigação! Que diabos um Especialista em Leis ‘alardear’ para o Mundo que ‘NÃO TEM LEI NO BRASIL PARA PUNIR ESSES BANDIDOS?! 

As Implicações Institucionais dessas ‘declarações no Veículo de Massa’ são, em excesso, Nefastas! Pois devido o Brasil não ser, ‘de direito’ ou Oficialmente um faroeste; ou melhor, devido possuir Leis Formais, Cidadãos tendem a ‘obedecer’ às Leis formais! Já, para os bandidos a Formalidade das Leis não lhes têm nenhuma importância! Então se tornam livres – impunes dois vezes – porque ‘por todos os Meios O Sistema brasileiro os fraqueia favor, p/exs:

a)    O Estado não tem – ou não teria - Lei no Brasil para enquadrá-los;

b)    Assim, por Força do Estado (sem lei para eles) acabem exibindo o indulto ou o ‘salvo-conduto’ do Brasil em suas práticas criminosas.

Somos ‘tentados’ pela nossa índole de brasileiros, que ‘absolve tudo e todos, à reza até diz ‘levai as almas todas para o céu’, ‘isentar’ o Especialista! Mas, no caso é impossível! Pois mesmo se tivesse dito: em verdade há a Lei! O que não há é interesse por parte dos Poderes Constituídos de que as Leis sejam Executadas! Ainda assim não deveria pronunciar, considerando a altura (do Canal) de onde falou! Por que para o bandido não interessa leis. E não importa se a Liberdade (Incondicional que eles recebem do Estado para praticar Crimes) vem por falta de lei; ou por falta de boa vontade dos Tribunais! O que importa é que eles estão livres para praticar o crime! O resto... É simples! A psicologia do Crime é muito prática! O que importa é que agora ele ficou sabendo do que lhe interessa; ele está livre para agir nos seus crimes na net! E agora! Quem... Céus! Pois com essa informação privilegiada o bandido tem toda a vantagem. Não se importam com Formalidades, Leis! Vale para eles ‘ser experto’! Ante a essa assustadora realidade, para mim, adeus compras on line!

Ainda outro desvio flagrante nessas declarações: ‘a inferência do especialista de que a informação sobre o site bandido estaria lá esperando para ser consultado pelo internauta... Foi/é bárbara! E também, certamente, suspeita!  Porque se tratando de um Representante do Direito, seria ingenuidade demais para um Especialista só! Segundo a inferência aparentemente ingênua, o golpista primeiro anunciaria na net: “atenção consumidores, vou colocar na Rede um golpe assim, assim, assim,... Portanto, pesquisem meu site antes de comprar na net! Entenderam”?

Ora, isso é cômico – que leva ao trágico! Seria coerente para um Especialista?! Ou, seria ele do ‘Submundo do Crime’! É por isso que tal ‘ingenuidade’ caracteriza-se uma forma sutil de proteger/esconder o Crime!  Vindo de quem veio! Ora, sites criminosos não têm um pré-histórico disponível na net! E, ‘golpistas das vendas fantasmas’ na net ‘têm o tempo todo livre (vivem disso, já que é um ramo rentável, devido a Triste realidade que denunciou o Especialista)’ para elaborar golpes na Rede! Isso significa que a cada momento surge na internet um novo golpe com requintes de inteligência que invejaria a qualquer Agência de Inteligência Internacional! Ou seja, a ‘tirada do Especialista’ – de que o cliente é que deve ‘pesquisar’ – é uma infeliz inferência de culpa atribuída ao consumidor, também suspeita! Porque o histórico de golpes praticado em um site só aparece após muitas pessoas serem lesadas!

É Assustador ‘declarações apologéticas’ em prol do Crime cibernético! Pior, de onde foram proferidas! E não se viu um Instituto do Estado Investigar essa ‘subversão’! É Assustador, pois realmente esse ‘Especialista’, com suas ‘declarações’, expressa livremente ‘informações privilegiadas/seguras’ de que o Estado não existe (ria)! Ora, em que Estado estaríamos se toda a Jurisprudência acumulada em 500 anos não for ainda suficiente para Materializar e um Crime que Inflige tão hediondo sentimento no brio moral de cidadãos que sofrem esses golpes na Rede?! Todo cidadão deve resistir, claro, àquelas ‘afirmações do Especialista’ no domingo 06/10/13 no Programa Fantástico! Mas, o Problema é que aquelas afirmações não vieram de uma pessoa comum. Mas de um Especialista em Direito! E gabaritado para adentrar ao Programa ‘Fantástico’ ‘destilar seu Veneno Contra o Estado! E Contra o Cidadão’! Isso é um ‘pacote completo’: destrói tanto a Instituição (Estado); e também o moral do Cidadão! Como ele ’adentrou’ em lugar tão alto para ‘apologizar’ o Crime e Desmoralizar o Estado? É difícil afirmar, como! Mas explica-se – inclusive pode ser, de forma específica, oportunamente. Por enquanto, é suficiente lembrar as crônicas diárias - que hoje em dia nos Assombram: os tentáculos ou as ramificações do Mal atuam como numa Cruel Metástase do Mal nas Sociedades (como um ‘câncer Social’)! E é um mal insaciável que invade os lugares (Órgãos) que não deveria invadir! Inclusive, na ânsia por um Referencial Teórico’ urge uma Evocação de uma das Literaturas do Primero séc. que diz: “quando o inominável (abominável) adentrar aonde não deveria, fugi para os montes, pois é chegado o Fim (Mt 24:15)”. Pois, sendo informação verídica o que disse o Especialista (não há Lei para esses Criminosos por aqui), nesse caso estaríamos habitando numa ‘pocilga’ onde ‘ninguém é de ninguém’ ou ‘uma terra sem Lei’! No caso de um Estado assim,... quiçá fosse de fato um ‘faroeste americano’ onde se pudesse lutar livremente ou onde ‘vencesse o melhor’! É Grave o estado de um Estado político assim – muito pior que em um ‘estado de sítio’ - porque ‘ninguém pode lutar’ com as armas que tem! Antes, como se estivéssemos num ‘velório’, temos que manter aparências ‘de país democrático’! O especialista (em Direito?) diz ‘não tem lei’! Mas, se perguntarmos para o Ministro do Supremo, ele dirá ‘tem Lei’, sim! E, enquanto não decidem ‘qual, afinal, o Sistema Político – se é um antigo ‘faroeste americano’; ou ‘democracia’! – vamos passando os dias aqui; e tudo vai se definhamento como numa trincheira em que ‘ninguém sai à luta’; e se morre por inanição! Por isso é que Situações políticas que morrem nessa inércia são tão sutilmente perigosas como o é a situação de um organismo com uma doença incubada ou ‘sem saber por que vai morrendo’ os poucos!

Nesses casos, embora muitos se recusem a acreditar vale dizer que nesses ‘estados políticos’ há uma característica marcante: Cidadãos buscam guaridas (longas férias) em outros países! Enquanto sua pátria amada – a que se recusa a deixar de uma vez– agrega persona’s non grata’s em nome de ‘asilo político’ - em sentido perverso!  E tudo para manter aparências de ‘um país de/para todos’! Mas, pergunta-se: todos, quem?! Cidadãos? Ou, quem seriam esses ‘todos’? Seria para todos os Criminosos viverem ‘sem Lei’? Considerando o cacife do protagonista daquelas ‘afirmações’ na TV - pelo sim/pelo não isso sugere arrumar os pertences e se preparar! E,... ‘fui, de vez’!

Vale reprisar que se O “Mal da Inconsciência” já tiver mesmo se Agravado a ponto de um Especialista em Crimes fazer pronunciamento ‘no Programa Fantástico’ em favor do Crime na internet (‘não há Lei’, não há Estado de Direito; a culpa é do consumidor por ser vítima do Crime cibernético) isso sugere ‘outro lugar’ para habitar!

 Conforme se pode ver, este segundo obstáculo (item 2.2) se reveste de severa Gravidade Institucional, que excede em muito os Limites Econômicos do E-Commerce! Mas, precisa ser Percebido por quem de Dever! A Segurança ‘não viu’ o arsenal dos atores do ‘11 de Setembro’! Agora, no que refere ao E-Commerce, Assistimos – e na TV Maior – Autoridades ‘fazendo vista grossa’ ante a tão Escabrosas Evidências! Daí vem a Pergunta: estaríamos à beira de um novo 11/09 oculto no lado escuro do e-commerce?

Já em reprise, entendemos assim porque especialistas (os da ‘prática’ do crime na internet) quando ‘convocados’ pelo tribunal da TV, têm um semblante ‘inocente’! Ironicamente, é plausível o espanto que ostentam! Devem se perguntar: ‘por que me trouxeram aqui, se meu ‘Especialista no meu ramo de crime informou (no Fantástico) que não tem Lei para mim! Não pode! Quero a presença dos ‘direitos humanos’! Estão me ‘coagindo’! Cadê a Constituição que diz ‘não há crime sem lei que o defina (diz a Constituição)?!

Que Enrascada (Beco sem saída) os Constituintes Introduziram no Brasil! Agora os Bandidos da internet estão bem informados (Não há Crime sem Lei         que o Defina) – - o que na Falta do Estado Moral – isso os favorece! O festival de disparates não para por aí. Pois são tantos os direitos humanos – desde que seja bandido, claro, neste país!

Por isso, no tribunal da TV e enquanto direitistas humanos não chegam para defendê-los, ostentam aquela face de ‘menino’ inocente que ‘estava só brincando e, acidentalmente, acabou atingindo o outro’! [Eles agem como se abduzidos, hipnóticos, sonâmbulos coisa do gênero! Até impressiona a aura de ‘aparecida’ deles na TV! Percebe-se que não têm consciência da gravidade do seu Crime contra o Consumidor’! E a explicação para isso é que para esses criminosos, oferecer produtos e receber o do dinheiro da venda, obvio, é só um joguinho virtual]! Fantástico! Não é?!

As esparsas vitórias no ‘tribunal da TV – eu disse ‘vitórias’ no Tribunal da TV! Por isso os ‘direitistas humanos’ – que não destoam da condição degenerada terminal do ser humano hoje em dia – ‘juram’ que seria errado a TV servir de tribunal! Aqui começa a fazer sentido os comentários na Rede, de que ‘direitistas humanos hoje em dia são diabos travestidos de anjos de Luz! 

2.3 O TERCEIRO OBSTÁCULO ao SISTEMA é a falta de discernimento entre Negócio virtual, ‘do Entretenimento’; e transações com Produtos e Serviços, em Ambiente Virtual!

 

A simples confusão entre Atividade virtual (p/ex. voyeurismo); e Atividades reais, no ambiente virtual, altera a concepção do mundo dos Negócios em Ambiente virtual! Pois é a ‘Atividade que define se o negócio é virtual; ou ‘apenas sua Operacionalização é no Ambiente virtual’! Por essa simples ‘adulteração’ nos Conceitos, vemos como o SISTEMA e-commerce é Frágil, no que pese sua ‘Solidez’! 

 

Comecei a perceber algo errado – que, no fim é contra o consumidor, diga-se oportunamente! - quando a empresa para a qual eu presto serviço ‘pagou (?) para empregados assistirem palestra sobre o ‘Sistema Disney’! Desde então, na situação de consumidor, sinto ojeriza/‘repúdio’ do ‘comércio de ilusões’ dentro dos arraiais das Missões Empresariais que Operam ‘bens e serviços reais’ ou ‘não fantásticos’! Ora, a ‘venda de fantasias’, em sentido de entretenimento‘ é próprio do Ramo Disney! Quem vende ‘entretenimento’ não precisa ‘estocar’! Porque também quem vai comprar não recebe nem produto; nem serviço tangível! (Entenda aqui ‘serviço tangível, também a Abertura de uma Conta numa Agência bancária’, sendo que exige um comprovante de que ‘já pode operar com o Banco’)! Ou seja, o cliente não busca uma Agência bancária para simplesmente sair de lá ‘encantado’ com o atendimento (da Disney)! Pois, nesse caso o produto que o cliente demandou não foi a ‘fantasia da Disneyworld’! O produto demandado foi ‘Conta para Movimentar valores’! Fácil entender. Não é? A ‘Missão’ da Disney é Operar no mundo intangível total (em que produto é igual a ‘fantasia’)!

 

Mas, isso daria certo para um ‘Banco de Desenvolvimento Regional’? Ou para qualquer Negócio real? A resposta é óbvia: NÃO! Daí a ‘necessidade’ de ponderar e ‘ser honesto’ para dizer que uma Instituição que ostenta tal Missão Investir em palestra da Disney para seus empregados, significa uma – e das grandes – Tolices!

 

É ‘impactante’, em sentido negativo, claro, saber que ‘Administradores cabeça-de-bagre’ de empresas que se propõem ‘Desenvolver’ uma Região – que horror! – utilizem Recursos Financeiros da Organização ‘pagando’ para seus empregados assistirem essas palestras! Investimento, pífio obviamente, que ‘deturpa’ A Missão desses Empreendimentos! Ato que revela – assustando quem vê – uma triste decadência na mentalidade de administradores atuais – a despeito do acúmulo de Títulos em MBA’s!

 

Isso explica porque Regiões do Brasil nunca se ‘desenvolvem’! Ora, se Recursos Tangíveis (Financeiros) são aplicados em ‘fantasias’, que Desenvolvimento isso traria?! Se a Amazônia É Rica em grande número de lendas do boto, boitatá, saci-pererê,... Ih!, então não precisa de Recursos Financeiros para desenvolver fantasias’! Por isso, ‘financiar’ mais ainda esse ‘lendário, fantástico desenvolvimento’ caracteriza uma inusitada espécie de ‘improbidade administrativa’! Pois Desenvolvimento, mesmo, em sentido Econômico - que supostamente seria esse o Objeto da Missão institucional daquela Organização - todos sabem que é: ‘parque industrial/tecnológico competitivo,...! Muito distante, portanto de ‘financiar fantasias a Disneyworldianas’!

 

Esse Fato, inusitado, demonstra que O Projeto se ‘dilui em nada’ quando há desvirtuamento da Missão Institucional! Principalmente se esse Projeto Ostenta a pomposa pretensão de ‘Viabilizar uma Economia para Desenvolvimento’! A ‘prevalência’ do irreal (Fantasia) sobre o real (Desenvolvimento)’, Deturpa, não somente um dos Sistemas; mas Todo O SISTEMA. E também, obviamente, inibe – isso quando não derruba de uma vez – qualquer Economia, sólida ou não! Nada de ‘misterioso’, portanto que dificulte a Explicação do Fenômeno que vem ocorrendo – atualmente mais frequentemente – na Economia americana; e que se estende à Economia Mundial!

 

No SISTEMA E-COMMERCE, o Processo não foge á Regra. Ou, se Desvirtuar a Missão do SISTEMA, logo isso se evidenciará em Crise.  Os ‘visionários das Economias das nações’ poderiam olhar para dentro do seu próprio quintal, para descobrir por que estão prestes a ‘perder o Mundo’! Já ganharam o Euro como Moeda Concorrente; e Blocos econômicos que já os desafiam abertamente! Também pudera! Mesmo numa superficial acareação sobre os Males das Economias dos países, logo se verifica de onde procedem os Pseudo-Negócios que ‘encantam’ mas que não passam de ‘Golpes baratos’ contra o Mercado, contra O SISTEMA; Contra as Economias dos países aonde chegam,..., e depois ‘Quebram’ a Economia Mundial! Por exemplo, até hoje ainda sinto ‘dores de cabeça’: vimos no Brasil, precisamente em Belém-Pa um 'golpe no bolso de pessoas - tendo o próprio Autor coo um dos atores da cena - por tal ‘MIX (falsa empresa com essas filosofias disneyworldianas graciosa, com procedência evidentemente da ‘América’)! Falando em ‘próprio quintal’, o que os pretensos oráculos da Economia do Mundo deveriam enxergar é que sua filosofia de ‘negócios ‘imaginários/fantásticos’ quebram o pais deles também! Mas, como vêm sendo Obstinados e não se apercebem quanto ao que procedem - vide ‘velha obsessão (2.4)’! – persistem nesse Laço do negócio de fantasias ‘em atividades bem diferentes do ramo da Disney’!

 

Assim, não há como não surgirem Outros Centros Econômicos!  Por exemplo, China & Cia! Falando em ‘Surgimento da China’ no Cenário Econômico Mundial, quisera fosse a Solução (Substituição do devaneio comercial americano). Mas infelizmente não substituirá de forma duradoura. Pois o Modelo Chinês já nasce com ‘Defeitos Genéticos’ Fatais! Já que assimila alguns ‘genes mortalmente defeituosos do americano! É como um Monstro profético (Daniel) ou ‘amálgama’ de práticas econômicas’ a la américa do Norte, e as ‘inusitadas’ práticas chinesas. Por isso o novo Modelo já nasce com prazo de vida pré-determinado! E este Prognóstico não é de norte-americano: a Economia Mundial poderá ser, a partir do fim desta década uma sucessão de levantes e quedas! Sabendo que ‘reinados curtos’ é caraterístico em Todo Fim!  Levanta; e cai ... até o FIM Definitivo!     

 

O Problema é que essa Espécie de Equívoco - que considero Fatal para qualquer Setor, de forma lenta, mas progressivo está ‘solapando’ O SISTEMA! E, considerando que esse mal já está também se infiltrando também no mundo corporativo tradicional – neste era somente no Ambiente Virtual de Negócios – o que podemos conjecturar sobre o futuro para a Economia Mundial?!

 

2.4 O quarto obstáculo ao SISTEMA: é uma possível ‘falta da Visão Integrante’ dos Atores do SISTEMA capaz de analisar O Ambiente em que o Mercado se insere, em zoom Micro e Macro!

 Por ex., no auge do E-Commerce americano, especialistas afirmaram que ‘a era das recessões, típicas dos negócios tradicionais’, teria ficado no passado. Agora, as expansões e contrações seriam menores, com ‘forte crescimento de longo prazo’.

Mas, novamente especialistas erraram na projeção otimista! Pois vemos o contrário! Ocorreu que eles ‘não contaram’ que a humanidade em toda a sua Odisseia nunca soube lidar com as suas idiossincrasias, inclusive quanto aos limites do ‘ter’! Sendo que o acúmulo de bens’ Originou o Capitalismo, e é a mesma filosofia que, de tempos em tempos o torna um ‘trem descarrilado’ que atropela tudo! E, a Economia das nações é a sua maior Vítima! Sem contar que antes de Atingir A Economia Formal, a que é indexada em indicadores, Causa danos terríveis à Sociedade!

 

Nesse caso, a despeito da ênfase que se dá à Tecnologia e aos Sistemas ‘quase perfeitos’ que proporcionam comodidade à humanidade, contraditoriamente, é o Fator Humano - um dos 3 Elementos de todo Sistema de Informação, além do organizacional e Tecnológico - que se torna o maior risco ao Progresso do SISTEMA. Toma Proporções Descomunais e torna-se o ‘Elemento Decisivo’ para o Sucesso em caráter duradouro!

 

Os Especialistas da década passada ‘não contaram com essa astúcia’. Por isso na sua projeção de futuro para a Economia americana não se aperceberam que a História demonstra uma sutilidade dos defeitos de persona humana, contra qual nada resiste! As velhas obsessões! Por exemplo, ‘Lucros desmedidos ou ’sem teto’! 

 

Curiosamente as mais recentes – pior, ‘mais frequentes’ – Crises da Economia Mundial tiveram como ‘estopim’ o Setor Financeiro! E, mais curioso ainda é a coincidência de que o ‘Financeiro’ é a parte mais visível da Economia que aguça essa Velha Obstinação pela ‘posse sem medida de bens’ no gênero humano!

 

A História da Economia americana recente mostrou que os pretensos visionários do futuro da economia americana’ cometeram à época um grande equívoco! Pareciam ignorar que nenhum SISTEMA é imune à velha Obstinação pelo ‘ouro’! No caso, Dólares! E não previram – que nenhum SISTEMA, por mais Eficaz que possa ser NÃO tem resistência capaz de conter a velha – e pelo visto incurável – Obsessão pela ‘posse’.  

 

A ‘Velha Obsessão’ aqui tanto pode servir de ligação ao ‘Jardim do Éden’, onde o desejo ‘além da conta’ derrubou um Sistema Perfeito! Também pode inferir à História da ‘conquista’ – em verdade, vergonha’ para a Civilização Ocidental! - na América Central, séc. XVI! Diz a História que Montezuma ouviu de ‘Cortés: ‘só ouro curaria sua doença’! Um ‘engodo’. Pois vício não se cura com dose maior de droga! Ao contrário, O Vício exige ‘dose maior’!  E espanhóis e portugueses saquearam as Américas – arranjaram as mais bizarras formas de criar guerras e, armados, levaram vantagem e se apoderaram de todo o ouro dos centro-americanos – e depois dos Incas -, quebraram ambos os Sistemas! Mas, a cura de sua doença de possuir e possuir mais, até Hoje...

      Pior ainda: séculos passaram, e chegamos ao séc. XXI, e essa ‘doença’ evoluiu; ao invés de curar! P/ex., detentores do Capital Financeiro pioraram na sua desmedida ambição pela ’Lucratividade sem fim’! E, como não poderia ser diferente, tal como ocorreu nas Américas, os ‘novos conquistadores’ do Capital também hoje em dia quebram qualquer Sistema. Não importa se é perfeito, sólido! Não há Sistema, seja Econômico, seja Financeiro, enfim... que eles não quebrem!   Incrível! Um fenômeno de ‘estagnação evolutiva’! Banqueiros do séc. XXI têm a mesma doença de ‘Hernán Cortés’ no séc. XVI! E por sua avidez por ‘Renda’ Derrubam até mesmo O Sistema Econômico de qualquer nação! Nem que Esta seja os “EUA”!

 

No ‘Brasil’ essa ‘avidez’ mórbida ou ‘psicopatia’ faz banqueiros brasileiros perderem todo o senso de valores! Inclusive, pasmem, o ‘senso de Investimento’ do qual eles se dizem Atores! A Obsessão pelo Lucro os tornou estúpidos – eu diria até ‘insanos’ - se considerarmos que o Ramo que atuam é importante para um Sistema Econômico!

 

Obstinação essa – ou ‘loucura, mesmo – que os faz desprezar até o que dizem ser seu ‘patrimônio principal’, o ‘humano’! Pois o que demonstram mesmo é Desprezo pelo Fator Econômico Trabalho, em nome do Lucro! Por exemplo, na Campanha salarial da Categoria bancária, ano 2013, os banqueiros chegaram a fazer uma proposta que foi considerada indecente pelos empregados de Bancos: reajuste menor que o Índice da Inflação! Pioraram, pois nas últimas décadas iniciavam propondo reajuste pela inflação! Mas em 2013, ofereceram índice menor! Os bancários obviamente acharam isso ‘gozado: pobres banqueiros tiveram enorme Prejuízo nos Lucros 2012! E se comprometeram fazer coleta para cesta básica, e distribuir aos donos de Banco!

 

Sendo que os índices de Inflação no Brasil também são falsos! Ou seja, não corresponde a real Desvalorização do poder de compra da Moeda! Logo, não podem servir de parâmetro para reajuste de salário! Por isso a ‘oferta’ de reajuste salarial para empregados do Setor que detém os Maiores Lucros no Mundo ‘pela Inflação’, demonstra uma atitude que é, no mínimo, desprovida de coerência!  Foi uma atitude flagrantemente desprezível que mostra a gravidade desse verdadeiro ‘Mal do século (XXI)’ nos banqueiros do Brasil! É algo que, voltando a História das ‘baixas’ que banqueiros já infligiram à Economia Mundial, impõe o temor de que eles representem a ‘personificação da Falência dos Sistemas Econômicos’! Porque já demonstram uma mentalidade de ‘saci (‘de uma perna só’ ou de ‘mão única’) desprezando até o Fator Trabalho na composição da Economia; e apegam-se ao Financeiro!  Sua atitude na Campanha salarial em 2013 significa uma velada declaração: eles não têm Pátria-mãe! Ambos para eles são ‘Lucros Financeiros! Não dão nenhum valor ao Trabalho! É Flagrante! Em verdade, para eles é só o seu capital financeiro que importa! O bancário é ‘aquele que em vida se chamou’. Meros portadores de doenças psicossomáticas causadas pela insegurança, perda de emprego, estupros morais ou sentimento de desprezo humano! Como se diz popularmente: ‘sentem-se um lixo’! E, pior, no caso dos ‘bancários mais antigos ‘sem esperança de reciclagem’, já que se tornaram ‘reféns’ do seu eldorado falido, comprado a um ‘velho garimpeiro’ que não abandona o ‘garimpo’ mesmo sabendo que o ‘eldorado’ já faliu! Por que em sua mente já está ‘condicionado’ que ‘não vive sem seu banquinho’! Mesmo que ‘a caminho da falência’!  Oh, Céus!

Marx, nestes dias morreria por insulto ao Capital por ele bem delineado! A Economia do capital-dinheiro, pelo dinheiro-capital segrega uma espécie de mercantilismo maligno; e, portanto, incomparavelmente mais primitivo que no séc. XVI! E tudo isso em pleno séc. XXI. Realmente, temos que admitir resignadamente: capitalistas não evoluíram. Ao contrário, regrediram! Ignoram Marx; e, assim não deixam A Economia se levantar! Quando Levanta, eles já preparam outra rasteira!

 

Mas, e ‘Especialistas’ evoluíram? Nada! Assim foram míopes para a Economia Americana, na década de 1990, até hoje continuam, míopes, errando muito!  

Mas, em verdade, todo Sistema depende de monitoramento! E as Ações devem ser tomadas tempestivamente ou Em Tempo!

O que fica óbvio é que um empreendimento que não cumpre a função social -considerando sua Missão - só existe na mente de falsos empreendedores!

 

As empresas de ‘Fantasia’ ou que ‘vendem fantasias’, portanto, são ‘um caso à parte’! A referida ‘Tolice – Fatal até para O SISTEMA’! – ocorre quando há ‘falta de Discernimento’ na Missão de uma Organização, e até um Setor Todo!

 

No Caso do SISTEMA E-COMMERCE ainda não se tem ‘Notícias’ de tal Percepção no Setor! Assim, é impossível afirmar com segurança que o futuro do SISTEMA composto pelos Negócios na WEB seria alvissareiro!

 

 

3 - O FUTURO DO SETOR – PROGNÓSTICO.

Do ponto de vista dos verdadeiros empreendedores da web – já devem ter detectado - aqui habita a grande fragilidade do SISTEMA! Ou, ‘o DNA’ defeituoso/corrompido. Seria um ‘ponto cego no Administrativo Mundial’ - a falta de Ações, até então, a falta de iniciativas para conter práticas hediondas de venda na WEB!

Ante a tal realidade, as alternativas para ‘salvar O SISTEMA são várias. Podem ser desde as mais ‘hilárias’, até as ‘sisudas’! Por exemplos, Entre as ‘hilárias’ seria:

1 - monitorar 24 horas a Rede através de um Potente Sistema capaz de detectar sites novos de venda! Descobrir quem seriam seus responsáveis se têm estoques, de fato; levantar suas ‘fichas’,... Sendo que em caso de falsos vendedores – e até de ‘doentes mentais’ vendendo na Rede - poderiam ser tomadas providências tempestivas antes dos prejuízos dos clientes começarem a surgir nas redes sociais, como está acontecendo!

 2 - patrocinar um Programa de TV em tempo integral (24 horas por dia, 7 sete dias por semana) para Julgar..., demonstrando aos Criminosos da Rede que o Crime deles não Compensa’! Pois, se depender de ‘Especialistas em crimes da net’, esse mercado do Crime irá se Agigantar e ENGOLIR O SISTEMA E-COMMERCE!

Ou, alternativa ‘sisuda’ seria:

3-  Criar um Fundo, Urgente, a partir da cobrança de ‘centavos’ em cada venda na Rede, para ressarcir os consumidores lesados, enquanto se ‘caçava’ esses Criminosos.

A alternativa 2, ainda que ‘hilária’, poderia ser a mais efetiva, considerando a ‘Falta de Lei’ Especifica no Brasil – segundo o Especialista! Mas, claro, poderiam ser todas as 3 (três).

Vale reprisar que o ‘Especialista nesses Crimes’ que vai à TV dizer ‘NÃO HÁ LEI’ contra esses Crimes, Representa, consciente o inconscientemente, O Cérebro/Mentor intelectual desses Crimes! E, mais Trágico e Assustador ainda é Lembrar que se trata de personagem Infiltrado no Poder Judiciário! E por isso ‘insuspeito’. Ou seja, nessa realidade Aterradora, só mesmo um Tribunal da TV pode nos socorrer!

Seria até estranho - considerando que gestores dessas Organizações em décadas passadas - se lhes faltasse a ‘Visão’ para ‘sacar’ a nova Realidade nas Relações de seus Negócios, ora ‘Concentrados/operacionalizados no Ambiente virtual. Pois se grandes Grupos do E-Commerce ainda não estiverem agindo em vista de uma Solução, certamente no futuro próximo esse Setor virá a cair numa Crise sem Fim!  

 Seria lamentável! Mas isso está prestes a acontecer, se os Grandes Grupos do Ramo (de Vendas na internet) estiverem ‘dormindo no ponto do trem do Mercado de Consumo via internet’!

Ignorar ‘o clamor das redes sociais’ – pode-se escrever -, será Fatal para esse– até então, ‘crescente’ ou promissor ‘ - grande Ramo de Negócios! Sabe-se que Sistemas passageiros que já nasceram com tendência ao ‘nanismo mercadológico’ e que vão definhando até desaparecimento total, quando se veem sem mercado recorrem à velha e desgastada propaganda na mídia tradicional, principalmente a TV tentando desesperadamente recuperar seus mercados perdidos! Já até sabemos: quando uma grande empresa com a alcunha de ‘tradicional’; ou um Sistema que iniciou na década passada propagando um lindo comercial na TV... deve-se ficar alerta porque pode já estar Falida/Falido! Recentemente vi um desses dinos/elefantes do séc. passado com um lindo reclame na TV: “... a maior instituição para o Desenvolvimento do Norte do Brasil"! Ora, a Instituição é bem conhecida in lócuo há 28 anos de Casa!

- Deixando a Organização Tradicional, dino ou elebranco; exemplifica-se um ‘Sistema’ criado no fim do séc. passado: há dias vimos uma Propaganda do ‘ML’ na TV! Fiquei entre o riso e a ansiedade de ‘avisar/alertar’ quem se aventura em comprar por ali! Ora, ninguém precisa ser inteligente para um raciocínio tão elementar. Se um sistema que há tempos já atuava/vendia na praça mais potencial para ‘fazer seus anúncios’, que é a própria web, volta à velha TV para sua propaganda... isso logo chama a atenção! Pois sabemos que os reclames da TV são ‘caríssimos’! Então, se uma empresa está bem, para que investir tão alto em uma fatia de consumidores/mercado que seria apenas ‘complementar’ à internet? Isso parece mais uma brincadeira, por três (3) aspectos, pelo menos:

1 - É gestão administrativa ‘jurássica’ ou desatualizada, já que a TV não é tão viável

       para ‘levantar um Negócio’ decaído’!  

2 - Falta de percepção administrativa. Pois consumidores percebem que isso é ‘péssimo

    sinal’ contra qualquer Sistema que opere na Rede! E, além disso:

3 – Tem um alto custo! 

(O ML é um Sistema eficiente! Mas as notícias de golpes contra consumidores se ‘difundem’ na própria Rede! E, com as redes sociais essas ‘más noticias’ vão ‘saturando’ e ‘generalizando’ o cisma contra o Sistema! Por exemplo, quatro (4) familiares compraram no ML! Dois escaparam de golpe! Sendo que um se ressarciu via reembolso após um ano! Isso comprova que representa 50% (cinquenta por cento) de consumidores tiveram problemas com aquele Sistema! Assim, o desgaste por ‘pequenos golpes’ - pasmem ‘noticiados pela mesma via que ‘ergueu aquele Sistema, a internet - até, em longo prazo chegar à ‘graciosa’ necessidade de ‘voltar a anunciar o Sistema na TV)!

Pode-se considerar essa alternativa - a velha TV - um desesperado ‘retrocesso’, por tentar ‘recuperar mercado’! Ou seria ‘ingenuidade’?! Caracteriza mais uma ’tirada’; e não ‘sacada’ de marketing’! Pois, jamais isso reverterá a perda do Mercado! Isso é um indicador - ficando a critério de Administradores de Sistemas via web – de que os Sistemas de venda à base da web é uma espada de dois gumes para uma empresa! Um ‘protótipo’ de Administrador recomendaria que esses Sistemas atualmente bem sucedidos – ainda! – como Wal Mart e Outros NÃO pensassem seus Sistemas isoladamente, p/ex. o WAL MART! Mas sim como o Sistema ‘Wal Mart’ dentro do SISTEMA! Sendo apenas parte e não o Todo! Por que abusos contra um consumidores na Rede os molesta também com ‘cisma’ contra qualquer compra na internet, mesmo em site seguro!  No próprio exemplo (prejuízo pecuniário de R$1.008,00!) na ‘barato a jato’, o golpe só caiu nas redes sociais como golpista depois causar prejuízos a muitos na rede! Antes disso “os anúncios ‘barato, e entrega ‘a jato’ pareciam limpos”!

NOTA: isto resgata a suspeita referida no item 2.2, sobre a ‘declaração’ do ‘Especialista’ em Crimes na internet no Fantástico em 06/10/13! Pois não se sabe, de verdade, quem é o ‘empresário’ que está por trás do site!  Pior, se o site for do mesmo ‘curinga’ que cria também sites de classificação de lojas virtuais, na Rede! Também, outra experiência própria (prejuízo R$92,00) com tal ‘Top Preços’, mediadora de vendas: o produto chegou ‘quebrado’, e assim está até hoje! Detalhe, ou melhor, alerta para os grandes que ‘estariam pensando que sua imagem é imune no Mercado WEB: depois dessas experiências traumáticas, abril 2013, a vítima não compra mais na internet! Claro, sobrarão os temerários – que gostam da emoção do risco! Mas, estes são aqueles que vão para Monte Everest ‘arriscar a própria vida’! Para estes, será uma festa. Mas, os ‘avisados’ jamais terão coragem de informar seus cartões de crédito; ou ‘pagar’ boletos bancários como nas experiências aqui mencionadas! E, à medida que a divulgação dos golpes vai se ‘disseminando’, mais ‘consumidores cismados’ com compra na internet se multiplicarão! (A Vítima ainda manda e-mail para o Programa de TV; para endereços eletrônicos do MP. Mas, se nada solucionar, naturalmente até os insetos da Rede receberão a notícia de forma que merece ser divulgado, nesses casos)! 

No caso da pirataria de trilhas musicais, li um Autor que se se mostra ‘pessimista’ quanto à viabilidade econômica do Setor (fonográfico) no futuro! E um dos motivos dessa ‘incerteza’ é que apesar das vitórias na Justiça isso não intimida os Infratores!  (Mas, O que? Vitória na Justiça! Onde isso aconteceu? Claro, EUA! Esqueceram que no Brasil NÃO TEM LEI?! SEGUNDO O ‘ESPECIALISTA’ NO FANTÁSTICO’!)? 

No Caso do E-COMMERCE, em se falando de Brasil, a Incerteza é mais evidente ainda! Senão vejamos: embora, em curto prazo, os mais lesados sejam os consumidores; em Longo Prazo o relacionamento será corroído pelas muitas notícias que se espalham velozmente pelas redes sociais, de clientes que foram covardemente golpeados pelos pseudo-comerciantes da internet.

E, esses ‘Abusos Traumáticos contra Consumidores’ tendem a aumentar, pois os Bandidos dessa Área do Crime recebem generosas ajudas, principalmente:

a)           De Especialistas que incentivam na TV e dizem ‘NÃO HÁ LEI’; e até contraditório,

 

b)           Da aparente ‘política do descaso dos grandes grupos do E-Commerce’, que

          deveriam já ter implantado medidas efetivas.

Resgatando o ‘não tem lei’, em Verdade o que não há é boa vontade da Justiça. Ou, a Omissão dos Poderes Representativos das Leis (que deveriam, no caso, pelo menos ‘interrogá-los). Pois a Falta de uma Lei Específica não deve – no caso, não deveria – pretexto para que a Justiça deixe esses Bandidos a solta e ainda se vangloriando de que ‘não há lei para eles’! Porventura os 500 anos do Brasil não teria gerado uma Lei capaz de Enquadrar/Materializar, enfim um Crime?! Céus, onde estamos ‘passando nossos dias, afinal? Seria num ‘antigo faroeste americano’ ou ‘na lei do que vença o melhor, o mais experto,...?

Ainda, sobre o descaso dos ‘Grandes Grupos do E-Commerce’ ante ao ‘prejuízo de Imagem/Marketing’: enquanto medidas efetivas - ou por que não ‘drásticas’ – não vêm, os aventureiros da web disseminam, e MINAM o SISTEMA!

Pelos menos o Fundo de Risco do consumidor da web (vide sugestão alternativa 3, acima) já deveria estar funcionando; e, óbvio, Criminosos como os ‘donos (?) da barato a jato (Viviane Pasqualin, e Flavio Alberto Ferrari Cantu) já estariam sendo cassados! Mas, onde eles estão agora? Certamente não estão esperando pacientemente pelas ações do tribunal televisionado do Programa da Tarde! Podem a essas alturas estarem num paraíso planejando outro Golpe Hediondo contra -consumidores – mas tudo dentro da mais nobre, e ‘oníricas’ das intenções, comuns a todo falso negociante da internet! E, enquanto isso as Grandes E-Commerciantes Lucrando! MAS, ATÉ QUANDO...?

A Pergunta tem sentido, pois se sabe que o medo de comprar na Rede está se propagando ‘à velocidade da luz’!  A cada segundo os ‘dissabores’ dos lesados são compartilhados nas redes sociais! Estariam esses Grandes Grupos do varejo via internet confiados na sua grandeza – como se hoje em dia a ‘grandeza’ fosse proteção contra a derrocada de uma Organização?! Ainda um protótipo de Administrador (4º no Curso de Administração na UFPA) fica perplexo ante a essa Miopia Administrativa desses Grupos! Pois a cada momento vejo clientes lesados, postando comentários sobre os golpes que sofreram na compra de produtos na internet!

 

 E, depois das experiências traumáticas - R$1.100 (um mil e cem reais, 1008+92) em boleto pagamento bancário perdido – só resta o alerta nas redes sociais: “não se arrisquem no e-commerce, pois é uma ‘roleta russa”. Pode-se sair ileso (receber a mercadoria; ou o ressarcimento do seu dinheiro); mas pode-se ter que ‘conviver’ com o sentimento amargo – eu digo ‘amaríssimo’ - pelo resto da vida sentindo-se um idiota ludibriado! E o argumento é convincente: VC NÃO PRECISA PAGAR PARA VER ou perder R$1.1 mil para entender isto! Decida. Depois de sentir esse gosto amargo do ‘ludíbrio’, não há cura! Sentir-se um idiota, não é nada agradável! Vc quer sentir isso? Pense.

Enquanto isso for ‘fatos isolados’ em um ou em Outro Sistema – comparando o SISTEMA com um Organismo, e seus diversos Sistemas, os Órgãos – O SISTEMA E-COMMERCE parece deslizar em ‘mar de brigadeiro’! O Problema será se, com o tempo – considerando a velocidade da ‘metástase’ - atingir Todo O SISTEMA!

  Nesse ínterim, O SISTEMA caminha lento, mas progressivamente constante, em direção ao ‘descarrilamento – comparado a um ‘Grande trem Desgovernado’ – e em longo prazo, via descrédito advindo da deterioração do relacionamento no Mundo do E-Commerce!

Uma Visão coerente quanto ao futuro desse ‘glorioso’ Ramo Econômico contradiz o Sucesso Pensado desde os anos 90! Se não houver iniciativas eficazes – ainda que pareçam ‘hilárias (2.4)’ - por parte dos Atores desse Ramo, principalmente dos Grandes Grupos (Wal Mart. Carrefour, Americanas,...). Pois se persistir a atual configuração nessa Realidade Virtual - cujas denúncias, em se falando de ‘requintes’ de manipulação contra o Consumidor! – estão se propagando ‘à velocidade da luz’ na Rede, a ‘má-fama’ vai, em prazo muito menor que as ‘Grandes’ estariam pensando, derrubar todo O SISTEMA de vendas online, deixando-o às cinzas! Isso chega a parecer ‘apocalíptico: entrarão naquele desespero a que chegam as Organizações Falidas: ‘voltar’ às Propagandas Fantásticas nas TV’s – como o caso, até cômico, do Sistema de Vendas (ML) aqui citado!  Porque, obviamente, perderão sua credibilidade no mesmo Ambiente onde NÃO deveriam perder que é na ‘GRANDE ESTRADA DA INFORMAÇÃO (www ou ‘internet’)’ onde ‘circulam’ as notícias de golpes contra consumidores a cada segundo!

Mas, mesmo que uma nova ‘síndrome social’ venha a se implantar – como se não bastassem tantas psicoses sociais já existentes –, i.é: consumidores se habituassem a perder seu dinheiro nas compras, como num vício de jogatina (a maldita herança da emoção do risco ou perigo de perder dinheiro) – ainda assim O SISTEMA não se sustentaria em certas Economias, p/ex., no Brasil que não tem estrutura para imitar uma ‘Las Vegas’! Essa é uma previsão para de um Futuro ‘sonhado’ para O E-Commerce é ‘dubitável ou Incerto’, se medidas sanadoras não forem tomadas em nível Macro no SISTEMA, e isso “Urgente”!