FACULDADE NOSSA CIDADE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

PROFº ORIENTADOR LAWTON BENATTI

 

GLÁUCIA ARAUJO DE SOUZA

 

MODELO DE NEGÓCIO NO COMERCIO ELETRONICO

 

Primeiramente vamos definir comércio eletrônico como qualquer transação comercial que envolva a cadeia de valor dos processos de negócio no ambiente eletrônico.

Por que ter um comércio eletrônico?

Atender seus clientes 24hs por dia, na comodidade do seu lar, ter oportunidade de expandir seu negócio para outras regiões.

“Uma das primeiras definições importantes é se o portal será horizontal, atendendo a vários segmentos, ou vertical, atendendo a um segmento específico” (VASCONCELLOS, 2013, p. 13).

Para se ter um empreendimento de sucesso você deve utilizar a tecnologia existente adequada aos seus clientes, para isso é necessário saber o comportamento dos seus consumidores e a melhor tecnologia para atende-lo.

O consumidor busca satisfação ao adquirir o produto ou serviço, e esse é o objetivo do negócio.

Hoje conseguimos mapear o perfil do cliente, ou seja, que tipo de produto tem mais interesse, as redes sociais influencia esse mapeamento, direcionando as propagandas para o perfil dos usuários, mas tudo isso tem que ser monitorado, o uso da internet para divulgação pode ter um retorno negativo, através dos comentários ruins e fóruns de discussão.

Para ser ter um bom serviço de comércio eletrônico é necessário um bom alicerce tecnológico, uma boa infraestrutura onde possa suportar os picos de processamento, assim não diminuindo o tempo de carregamento da página, como acontece com o Black Friday, causando congestionamento nos sites, erro ao finalizar a compra, e frustração nos clientes.

Um bom marketing digital gera impulso no seu negócio, sendo elas:

Conteúdo (Interface que agrade o cliente);

Comunicação (Forma de promover o produto)

Suporte (Cuidado com cliente);

Comunidade (Fóruns de discussão);

Conveniência (Facilidade na navegação);

Conectividade (Link para outros sites);

Customização (Histórico de compras e um filtro do que quer visualizar).

A logística é um processo importante no comercio eletrônico, um bom planejamento logístico gera satisfação (entrega no prazo e credibilidade).

Na linguagem de Hamel e Prahalad (1995, p.67).

Uns dos pontos-chaves para alavancar a logística no e-business é o estabelecimento de parceiras e a contratação de serviços terceirizados. Isto porque, em uma época de redução de estoques e otimização de processos, as empresas vem procurando se concentrar em suas competências essenciais, deixando para terceiros todo resto.

O comercio eletrônico se torna atrativo pelos baixos encargos, pela redução de gastos com funcionário, podendo assim oferecer preços convidativos aos clientes.

Podemos citar a primeira ótica exclusivamente on-line do Brasil a e-Ótica, que iniciou suas operações no final de 2013, vendendo lentes de contato, logo depois óculos de sol e de grau.

A empresa espera um faturamento de R$ 400 milhões até 2016 e tende a atrair 100 mil usuários.

Possuindo um serviço exclusivo de assinatura onde entrega periodicamente lentes de contato aos seus clientes a domicilio, podendo oferecer descontos e comodidade.

A efetivação da compra vai depender exclusivamente da loja, colocando de forma transparente as informações que os clientes estão procurando, qualidade no serviço, atendimento, e a melhor forma de pagamento.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

HAMEL, G.;PRAHALAD, C. K. Competindo pelo futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

VASCONCELLOS, Eduardo. E-commerce nas Empresas Brasileiras. São Paulo: Atlas, 2013.

PAULINO, LUCAS. Comércio: Empresários do Brasil inovam no varejo dentro da Internet. DCI, São Paulo, Setembro, 2012. Disponível em: < http://www.espm.br/rjclipping/2012/setembro/50524.pdf>. Acesso em 24 abril 2014.