Paciente no consultório.

UNIVERSIDADE DE UBERABA

ESTUDO DE CASO

-MODELO- 

UBERABA-MG

2007

A paciente R.M.C internada desde o dia 06/05/2007 ás 15:30 hrs na Maternidade do Hospital Beneficiência Portuguesa com o diagnóstico médico de Mastite. Realizada entrevista pode-se obter os seguintes dados: 23 anos, morena, amigada, caixa de supermercado, procedente de Uberaba, católica, nega tabagismo, bebe socialmente, casa própria com boas condições de moradia, onde reside com o marido e dois filhos, com renda familiar de aproximadamente 900 reais. Possuindo relacionamento social satisfatório, porém, apresentando problemas com a mãe. Apresentou como principal queixa em consulta administrativa para o processo de internação febre, dor em mama esquerda, constipação intestinal há seis dias. Praticante de atividade física regularmente, ao processo de higienização tomava dois banhos diariamente, lavando os cabelos de 1 a 2 vezes por semana, realizando a higiene oral todos os dias após as refeições. 

Ao exame físico geral:

            Puérpera com 12 dias pós-cesárea, G2 P2 (C2) A0, ao exame fáceis típica com expressão calma e amigável, PA: 110X80mmhg, pulso arterial 82 bpm, temperatura axilar 36,4 e freqüência respiratória de 26 ipm, deambulando, verbalizando, orientada e consciente, assumindo posição preferida no leito em decúbito lateral direito, pele corada, com boa elasticidade e turgor, apresentando descamação em mama esquerda, não queixa de sudorese, musculatura preservada, hábito intestinal alterado, sem evacuar há 6 dias, hábito urinário inalterado de coloração translúcida, quanto ao sono e repouso a paciente relata dormir bem porém tem sono leve.

Ao exame físico sistematizado apresenta:

Cabelos bem implantados, mucosas oculares úmidas e coradas, dentição preservada, língua papilada e corada, mucosas orais úmidas e coradas, rede ganglionar normopalpável sem alterações, tórax típico normopercutível, respiração torácica sem alterações, com presença de murmúrios vesiculares, ausculta cardíaca normofonética sem  presença de sopros, mamas arredondadas com presença satisfatória de colostro, mamilos protusos, apresentando dor, calor, rubor evidenciado como diagnóstico médico de mastite em mama esquerda, realizado procedimento para drenagem de secreção apresentando ferida de 2 cm diâmetro e 0,1 de profundidade, com presença de fibrinas e alguns tecidos de granulação realizando curativo 2 vezes ao dia com soro fisiológico 0,9% aquecido á jato e ocluído com gaze, abdome plano normotenso e normopalpável, ruídos hidroaéreos preservados, cicatriz umbilical de bordas planas e medianas, pele integra, acesso venoso preservado em dorso do antebraço direito, genitália sem lesões apresentados com sangramento normal. Durante a entrevista mostrou-se comunicativa, ansiosa, preocupada com a filha recém-nascida, na qual a mesma está ordenhando e armazenando o leite para ser oferecido à filha.

DIAGNOSTICOS:

1.      DOR AGUDA:

-Evidenciado por:experiência sensorial e emocional desagradável que surge de lesão tissular real ou potencial ou descrita em termos de tal lesão; início súbito ou lento de intensidade leve a intensa, com término antecipado ou previsível e duração de menos de 6 meses.

-relacionado a: expressão facial, mudanças no apetite e alimentação, relato verbal ou codificado.

2.      CONSTIPAÇÃO INTESTINAL:

-Evidenciado por: diminuição na freqüência normal de evacuação, acompanhada por dificuldade ou passagem incompleta das fezes e/ou passagem de fezes excessivamente duras e secas.

- Relacionados a: mudança no padrão intestinal, hábitos alimentares deficientes, ingestão insuficiente de fibras, hábitos de evacuações irregulares.

3.      PADRÃO DE SONO PERTURBADO:

- Evidenciado por: distúrbio, com tempo limitado, na quantidade ou qualidade do sono ( suspensão natural, periódica da consciência).

-Relacionados a: barulho, iluminação,ansiedade, despertar causado por outros, interrupções para medicações, controles ou coleta de material para exames de laboratório.

4.      AMAMENTAÇÃO INTERROMPIDA:

-Evidenciado por: quebra na continuidade do processo de amamentação como resultado de incapacidade ou não ser aconselhável colocar a criança no peito para mamar.

-Relacionado a: separação da mãe e da criança, desejo da mãe de manter e aprovisionar seu leite materno para as necessidades nutricionais de seu filho.

5.      ANSIEDADE:

-Evidenciado por: um vago e incômodo sentimento de desconforto ou temor, acompanhado por resposta autonômica. Sentimento de apreensão causado pela antecipação de perigo. É um sinal de alerta que chama a atenção para um perigo iminente e permite ao individuo tomar medidas para lidar com a ameaça.

-Relacionados a: ansioso, distúrbio do sono, preocupações expressas devidas a mudanças em eventos da vida.

6.      NUTRIÇÃO DESEQUILIBRADA:

-Evidenciado por: ingestão insuficiente de nutrientes para satisfazer as necessidades metabólicas.

- Relacionados a: relato de ingestão inadequada de alimentos, menor que PDR

( porção diária recomendada), falta de interesse por comida.

7.      PROCESSOS FAMILIARES INTERROMPIDOS:

-Evidenciado por: mudança nos relacionamentos e/ou no funcionamento da família.

-Relacionados a: expressões de conflitos entre a família.

Objetivos:

Temos como objetivo desse quadro clínico de mastite puerperal e melhora do mesmo, juntamente com as orientações para cuidado da ferida.

Meta:

Orientá-la sobre cuidados posteriores com a mama e o aleitamento materno.

Prescrição da enfermagem:

·        Cuidados com a mama quanto ao curativo da ferida.

·        Auxilio a amamentação.

·        Orientar maneira correta para ordenha.

·        Manter um ambiente tranqüilo para o sono.

·        Orientação sobre cuidados de higienização com mamas e genitálias.

·        Alimentação rica em fibras.