Como ser advogado em Portugal?

Através do estágio supervisionado com assessoria da Ordem dos Advogados - OA.

Depois, com o acompanhamento do advogado com cinco anos de atuação. Veja como é simples este procedimento, isto podeira ser uma oportunidade única, para mais advogados ao povo brasileiro. Com esta simplicidade o Brasil poderia ser um dos maiores justiceiro do mundo com masi de 4 milhões de advogados. portugal é um exemplo que deve ser seguido, ai termos uma Orde de Advogados mais próximas de quem mais precisa de justiça.

Segue abaixo as informações que podem ser útil para um dia o Brasil fazer um modelo mais democrático na escolha dos seus advogados!

Após a licenciatura,  os candidatos que querem ser a advogados de Portugual precisam se inscrever na Ordem dos Advogados - OA e em seguida praticar o estágio, com a duração de 18 meses, o principal objetivo é ministrar a formação adequada ao exercício da atividade profissional, de modo a que possa ser desempenhada de uma forma competente e responsável.

Cabendo a sua orientação geral a OA, o estágio é composto por dois períodos específicos.

a) O primeiro período, 3 (tres) meses, decorre nos centros de estágio com a prática dos conhecimentos das matérias diretamente ligadas à prática da advocacia, na área da deontologia profissional e da prática processual.

 Ao deste período de formação, os advogados estagiários fazem um teste escrito, cuja não realização ou má classificação - global ou apenas na área da deontologia - impede o acesso ao segundo período de formação.

b) O segundo período do estágio destina-se a uma apreensão da vivência da advocacia, através do exercício dos conhecimentos adquiridos, e através do contato pessoal com o normal funcionamento de um escritório de advocacia, dos tribunais e de outros serviços relacionados com a aplicação da justiça. 

É habito, neste período, os estagiários serem convocados a realizar as defesas oficiais, se constituem nos tribunais requerem para os defensores que não têm advogados e são atribuídas aos estagiários. No final, é feito um relatório sobre a atividade exercida pelo estagiário, prestando estas provas finais de agregação perante um júri, para fazer a sua inscrição como advogado na OA, condição indispensável para exercer advocacia.

Este procedimento tem dado certo, e creio que a ordem de advogados do Brasil - OAB, talvez não mude sua opinião sobre esta realidade, mas pode um dia abrir-se a dialogar como uma outra ordem seria possível?

A luta continua, ela e só vai ser vencida se houver mobilização dos mais de 4 milhões de bachareis do direito espalhados por este País, em busca de mais justiça e cidadania.

 

 brasão da ordem dos advogados de portugal