1-TEMA :

DITADURA NO BRASIL- O ATO INSTITUCIONAL N° 5

2-PROBLEMA

Livro relacionado:

Esta pesquisa pretende analisar, os principais elementos políticos que levaram o governo do presidente Arthur da Costa e Silva, a decretar o Ato Institucional Número 5 no Brasil em 1968. 

3- OBJETIVOS :

- Analisar as diferentes reações às sanções restritivas do governo à liberdade de expressão e, a atuação da censura nos diferentes meios de comunicação.
 - Compreender o critério dos censores do governo para o veto de determinadas peças teatrais, artigos de jornal, filmes, novelas, músicas, livros e outras formas de arte e outros meios de comunicação.
 - Discutir o embate entre os militares e a Câmara dos Deputados, que não concederam licença para que o deputado Márcio Moreira Alves fosse processado por um discurso onde questionava até quando o Exército abrigaria torturadores.

4-JUSTIFICATIVA:

Este projeto de pesquisa pretende, fornecer dados históricos para eventuais pesquisas no campo da História do Brasil, no assunto Ditadura Militar no Brasil, durante os anos do governo do presidente Arthur da Costa e Silva(1967-1969).
 Tendo em vista a amplitude do assunto, analisaremos através da semiótica, vasta bibliografia, fontes primárias e testemunhos orais o contexto das mentalidades, dos principais personagens envolvidos da eclosão e no desenrolar do Ato Institucional número 5.
 Personagens como o deputado Márcio Moreira Alves e o ministro da justiça Luís Antônio da Gama e Silva serão analisados, levando-se em consideração suas bases e influências políticas, serão discutidos nesta pesquisa os interesses de ambas as partes, que são defendidos nesta pesquisa como os principais fatores que desencadearam o" rigoroso" Ato Institucional.
 Forneceremos material suficiente para acadêmicos e estudiosos em geral, para analisar estes protagonistas sobre olhos críticos, e compreender que nesta triste página da história do nosso país, não há "mocinhos ou vilões",oque na verdade ficará claro e será amplamente discutido aqui são coalisões que se conflitam com as reais atribuições que cada instituição exercem em uma nação. Veremos o Brasil, uma jovem democracia sendo acometida de sucessivas ditaduras, que na verdade são fruto de um fenômeno, não apenas particular do país,mas que se estende por praticamente toda a América Latina naqueles anos.
 [...]