Modelo de Elevação Digital do Terreno?

 O que seria o modelo de elevação digital do terreno?

 Modelo de elevação digital de um terreno seria, de forma simples, a representação digital computadorizada da das formas que um determinado terreno apresenta. Por exemplo, imaginemos um campo de futebol. Se observarmos de cima, diríamos que o campo se assemelha a um retângulo. Agora, imaginemos que várias linhas paralelas à linha que divide o “meio-campo” fossem traçadas de forma que cada uma tivesse a mesma distância entre si, digamos, de um metro, por exemplo.

 Agora, imaginemos a mesma coisa para as laterais (o maior lado do nosso retângulo). Feito isso, teríamos o nosso campo de futebol sub-dividido em vários quadradinhos de 1 metro por 1 metro, ou seja, cada quadradinho possui 1 m2.

 Imaginemos agora que soubéssemos que o campo se situa em um local cuja altitude seja de 100 metros acima do nível do mar. Se pudéssemos escrever dentro de cada um dos quadradinhos de nosso campo a sua altitude, todos eles teriam o número 100 escrito já que o campo é uma superfície plana, ou seja, todos os locais dele contém a mesma altitude (elevação acima do nível do mar). Se inseríssemos esses valores de altitude em um computador e pedíssemos para ele gerar a representação das altitudes de cada quadradinho de forma que pudéssemos visualizar a superfície na forma de um desenho, nós enxergaríamos um modelo que representaria nosso campo de futebol e sua respectiva altitude.

 No entanto, na vida real superfícies planas são muito pouco comuns. Sabemos que, por exemplo, um terreno de uma fazenda contém subidas, descidas, algumas partes planas outras levemente inclinadas. Em outras palavras, o terreno apresenta variações de altitude (elevação). Se fizéssemos os mesmo procedimentos que fizemos com o campo de futebol com o terreno dessa fazenda, teríamos quadradinhos preenchidos por diferentes números que representariam as altitudes do terreno dentro de cada quadradinho especificamente. Assim como o campo, os quadradinhos dentro de áreas planas apresentariam o mesmo número, ou seja, a mesma altitude. No entanto, ao representar uma descida, alguns quadradinhos terão, por exemplo, o número 100, os logo ao lado 98, os logo ao lado 96 e assim por diante até o fim da descida. Isto é, há uma diminuição da altitude ao caminharmos em uma dada direção e sentido dentro do terreno. Ao inserir essas informações em um computador, teríamos o modelo digital do terreno dessa fazenda.  

 Nesse sentido, o termo “modelo” simplesmente significa uma simplificação. Por que? Porque nesse procedimento, não podemos visualizar possíveis variações de altitude dentro de cada quadradinho. Em outras palavras, admite-se que toda a área dentro do quadrado contém a mesma altitude. Na realidade, há presença de pequenas irregularidade como buracos, por exemplo, mostra que essa premissa nem sempre é verdade já que a altitude dentro de um buraco é menor do que nas bordas dele. Assim, fica claro que essa é uma simplificação da real forma do terreno. Por isso, utiliza-se o termo modelo.

 Geralmente profissionais da área ambiental conseguem as altitudes de um terreno por meio de um levantamento das altitudes do terreno, ou seja, um levantamento topográfico. Uma vez que os dados topográfico são digitalizados, o computador e alguns programas especiais nele contido fazem todo o procedimento de sub-divisão do terreno em pequenos quadradinhos (lembre-se do campo de futebol). Assim, é possível ter uma representações da variação da altitude de um terreno de forma tridimensional.

Assim, talvez fique claro o que é um modelo de elevação digital de um terreno.

JENSON, S.K.; DOMINGUE, J.O. Extracting topographic structure from digital elevation data for geographic information System Analysis. Photogrammetric Engineering and Remote Sensing, v.54(11), p.1593-1600, 1988.