Resumo

A gestão por processos é uma forma de gerir a organização com foco nos seus processos de trabalho, alinhando-os aos objetivos estratégicos organizacionais. Neste trabalho procuramos, através de um estudo de caso, demonstrar o esforço da Decania do CT no sentido de adequar-se as sugestões propostas pelo Programa Nacional de Gestão e Desburocratização - GesPública - programa instituído pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) que visa promover a melhoria contínua dos processos de trabalho nas organizações públicas.
O objetivo geral deste trabalho é alinhar os objetivos táticos e operacionais do processo em estudo aos objetivos estratégicos da Decania do CT. Os objetivos específicos são: eliminar o retrabalho; padronizar rotinas e reduzir custos de aquisição.
A metodologia utilizada pode ser classificada quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, foi adota uma prática metodológica descritiva uma vez que procura apontar os procedimentos que a organização deve executar para atingir seus objetivos. Quanto aos meios, trata-se de um estudo de caso, realizado nos setores Compras, Atividades Gerenciais e Financeiro da Decania do CT. Adotou-se como abordagem o mapeamento e modelagem de processos de negócio com base na BPMN, notação utilizada para apoiar as boas práticas da BPM (Business Process Management).
Espera-se, como resultado deste trabalho, garantir o alinhamento dos objetivos táticos e operacionais aos objetivos estratégicos; garantir a padronização da execução das atividades de cada processo; e, por fim, melhorar a eficácia e eficiência do processo, fazendo uso dos indicadores de desempenho. Entretanto, por limitação de tempo e espaço, o estudo de caso apresentado abordará tão somente a macrovisão do mapeamento do processo Aquisição de materiais e serviços.
Palavras-chave: Gestão Organizacional; Gestão por Processos; Mapeamento de Processos; Modelagem de Processos.