Modelagem ambiental: entendendo as “condições iniciais”

Os modelos são conjuntos de equações matemáticas utilizadas para representar um dado sistema, seja ele ambiental ou não.

Para iniciar a representação da vazão de um rio, por exemplo, um modelo deve assumir um conjunto de estados iniciais para, a partir delas, simular o comportamento da vazão. No exemplo referido, um modelo hidrológico pode necessitar o estabelecimento de condições da bacia hidrográfica na qual o rio está inserido. Assim, o cientista deve especificar, por exemplo, a altura do lençol freático dizendo para o modelo que ela deve estar 2 metros abaixo da superfície do solo. Além disso, a umidade do solo para iniciar a simulação também pode ser necessária.

Esses estados iniciais que assumimos que a bacia possui para começar a simulação são chamados de “condições iniciais” do modelo. Esse termo é amplamente utilizado na área de modelagem e, como vimos, é apenas o conjunto de especificações do estado inicial da simulação do processo que estamos interessados.

Preparado a partir de:

DOWNER, C.W.; OGDEN, F.L. GSSHA: model to simulate diverse stream flow producing processes. Journal of Hydrologic Engineering, v.9, p.161-174, 2004.