Modelagem ambiental: calibração ou validação?

Qual é a diferença entre calibração e validação?

Esses dois termos são amplamente utilizadas na área de modelagem. A modelagem de variáveis ambientais consiste, basicamente, na construção de modelos que representem fisicamente os processos ambientais. Por exemplo, pode-se criar um modelo para entender a dinâmica da água do solo sob floresta. Para isso, instalam-se vários sensores que medem a umidade do solo em condições de campo e, em seguida, realizam-se várias medições. Após a determinação dos parâmetros relevantes para a modelagem, é feita a calibração do modelo com uma série de medições de umidade do solo. Na calibração tenta-se fazer com que os resultados do modelo se assemelhem, ao máximo, aos resultados da medição em campo. O é admitido como “calibrado” quando os seus resultados representam, de forma próxima a realidade, o processo pretendido.

A próxima etapa da modelagem então é a validação. Na validação utiliza-se  modelo calibrado para realizar simulações de uma nova séria de dados de campo que não seja aquela que foi utilizada na etapa de calibração. Ao comparar os resultados entre a simulação do modelo e as observações reais, pode-se ter ideia se o modelo realmente representa de forma real o processo modelado.

Dessa forma, talvez este pequeno texto contribua para o esclarecimento da diferença entre calibração e validação.

Preparado a partir de:

VENKATESH, B.; LAKSMAN, N.; PURANDARA, B.K.; REDDY, V.B. Analysis of observed soil moisture patterns under different land covers in Western Ghats, India. Journal of Hydrology, v.397, p.281-294, 2011.