MODA E CRIATIVIDADE: FUNDAMENTOS DE UMA NOVA COLEÇÃO PARA O UNIFORME ESCOLAR DO ESTADO DE SANTA CATARINA

1 INTRODUÇÃO
“Alguns homens vêem as coisas como elas são e perguntam: Por quê?”
Eu sonho com as coisas que nunca foram e pergunto: Por quê não?”
Bernard Shaw, Dramaturgo (1865- 1950)
O presente trabalho consiste em buscar, e posteriormente estabelecer hipóteses se forem procedentes - fundamentos para a implantação de um uniforme escolar mais próximo da vestimenta cotidiana e da criatividade do aluno. A moda será aqui utilizada como meio de aproximar o aluno daquele ambiente almejado por estudiosos da educação, isto é, mais próximo das formas de ser e aprender, da existência concreta. A moda terá uma dupla função: criar ou desenvolver uma nova modelagem, demarcando também algum espaço de atuação que transcende a unidade e abra espaço para a individualidade.
Entendemos que a partir desse uniforme os alunos possam ter um melhor desenvolvimento escolar, já que (supostamente) terão o sentimento de artífices da própria imagem, percepção que sem dúvidas ajudará a compreender melhor o ambiente escolar como lugar de formação da singularidade no dialético com o coletivo.
Propõe-se uma nova possibilidade como meio de re-significar o conceito histórico do uniforme escolar, em consonância com os novos desafios da educação. Falamos em re-significação, porque a transição paradigmática pela qual passa a educação, antes de fazê-la perder sentido, consiste em construir o seu real sentido na sociedade.
Partimos do princípio de que atravessamos uma mudança de época, e não apenas uma época de mudanças. A crise em vários segmentos da sociedade, não apenas na educação, demanda de nosso tempo algo a mais do que simplesmente a assimilação dos principais acontecimentos e conhecimentos da história da humanidade, mas busca recuperar a capacidade humana que fora excluída em vários sistemas políticos durante a história.
Para incluir as potencialidades faz-se necessário, entretanto, aproximar os espaços à interação dos indivíduos, o que naturalmente requer uma revisão de conceitos
sobre o homem e a realidade em geral. Por isto é que as discussões acerca da escola propõe a resignificação acerca do que seja o conhecimento humano: como ele acontece, a partir de que, qual o seu sentido, para que ele existe, etc. Assim, ampliam-se as possibilidades dentro do espaço escolar.