O mito é comum em varias culturas, não só os mitos gregos ou romanos praticamente em todas as culturas vão encontrar uma explicação mitológica, por que quando não se tem uma explicação racional é natural que o homem, historicamente falando, busque essa explicação usando a sua imaginação, isto era um modo de estabelecer algumas verdades que não só explicassem parte dos fenômenos naturais ou culturais, mas que ainda dessem formas para a ação humana. Não sendo, porém, nem racional nem teórico, o mito não obedece a lógica nem da realidade objetiva, nem da verdade científica. Trata-se de uma verdade intuída, que dispensa provas para ser aceita.

O mito pode ter nascido do desejo e da necessidade de dominar o mundo, para fugir ao medo e à insegurança. À mercê das forças naturais, que são assustadoras, o homem passou a lhes atribuir qualidades emocionais. As coisas não eram consideradas como matéria morta, nem como independente do sujeito que as percebe: o próprio ser humano.

Assim, o mito é uma primeira narrativa sobre o mundo, uma primeira atribuição de sentido ao mundo, na qual a afetividade e a imaginação exercem grande papel. Sua função principal não é propriamente a de explicar a realidade, mas a de adaptar psicologicamente o homem ao mundo.

A filosofia nasce na Grécia entre os séculos VI e VII antes de Cristo em um processo histórico promovendo a passagem do saber mítico ao pensamento racional.

Desta forma o saber mítico tem como característica a imaginação, crença e os deuses as divindades eleitas pelas culturas. Já a filosofia tem como característica a razão, reflexão e o pensamento.

Portanto o que temos de comum entre mito e a filosofia, o espanto com o mundo e a busca por explicar os fenômenos, a filosofia busca explicar os fenômenos, mas quer buscar e encontrar a verdade, não se contenta em explicação mitológica da imaginação ela quer algo de cunho cientifico utilizando-se da razão, da reflexão e o pensamento.

Quando surgem os primeiros filósofos chamados de pré-socráticos, não tinham como preocupação principal o conhecimento enquanto conhecimento. 
Meramente partiam da pressuposição de que o podemos conhecer, a partir nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acumulação das informações.

Em suma, os primeiros filósofos, buscavam as suas respostas na natureza e também viam por meio desta as explicações sobre a origem, as transformações e a ordem de todas as coisas que ocorriam se perguntavam como tais transformações poderiam ocorrer, buscava entender qual era o início de todas as coisas.

Referencias

Apostila de Filosofia- Introdução às Ciências Sociais

Mito e filosofia. Continuidade ou ruptura? Disponível em: http://criticanarede.com/his_mitofil.html Acesso em Ago 2017.