MITO E TEMA PARA LITERATURA EM: O BOSQUE DA MENINA PERDIDA*

MARIA JANIELLE LIMA FREIRE**

 

RESUMO

Este estudo tem o objetivo de mostrar de que forma o mito se manifesta em nossa vida, bem como suas características, tendo como ponto de partida o entendimento de Mircea Eliade acerca de como ele é e como pode imperar entre nós, colocando como exemplo uma história conhecida popularmente, que possui características míticas e que daria um ótimo tema para literatura.

Palavras-chave: mito. Características míticas. Literatura.

ABSTRACT

This study have the objective of the to show of that form the myth manifest in life, well like yours characteristics, having with how point of the math the understanding of the Mircea Eliade about of the how it is and how can to rule between we, putting with example a history knowing proletarian, that posses characteristics mystics and that will give an excellent theme for literature.  

Keys words: myth. Characteristics mystics. Literature.

 I-INTRODUÇÃO

                                O homem desde sua existência vem buscando respostas para todas as coisas e é através das histórias de seus ancestrais que são passadas de geração a geração conhecidas como mito, que conseguem encontrar o significado de sua existência.

                                Tudo que existe decorre de relações entre forças divinas providas de fala humana, daí se origina seres semi-humanos, semi-divinos, os heróis, os animais, as plantas, etc. o mito narra a origem do mundo através de rivalidades ou alianças entre essas forças e da genealogia, ou seja, a narrativa da geração dos seres e das coisas por outros que podem ser seus pais ou antepassados.

*Extraído do texto ‘o bosque da menina perdida’. Uma historia contada por pessoas de uma pequena cidade.

**aluna do curso de letras (habilitação em língua inglesa) da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA e-mail: janiellemarialimahotmail.com

                                Desta forma, realizou-se um estudo mais aprofundado, com o objetivo de constatar que a história de uma menina desaparecida, é mito e poderia ser uma obra literária.

II-DESENVOLVIMENTO

                                O mito é sempre uma historia oral e original, é a memória de todas as ações humanas, que estão em constante abertura podendo ser entendida de diversas formas e podendo ser modificada com passar do tempo, ele explica como o homem chegou ao que é hoje trazendo sua crença e cultura, dando sentido ao mundo. Como diz Mircea Eliade, mito e realidade. P.16.

[...] o ‘por que’ insere-se no ‘como’. E isto pela simples razão de que, ao se contar como uma coisa nasceu, revela- se a irrupção do sagrado no mundo, causa ultima de toda existência real

                                           A ação de mito se dá sempre sobre a saga de um personagem divino ou heróico, sejam deuses, semideuses, heróis, ou entes sobrenaturais, trazendo revelação e mistério mostrando com suas façanhas o que deve ou não ser seguido.

                                No relato de uma história de uma menina desaparecida narrada por pessoas de uma pequena cidade (ANEXO 1), foi possível encontrar características míticas, pois fala de uma criança que mesmo sem conseguir vencer a morte fez-se heroína e conseqüentemente tornou-se divina. Cheia de mistérios a historia possui traços intrigantes que designam a participação do sobrenatural.

                                A forma como ela é contada juntamente com o pensamento de Mircea Eliade, mito e realidade. P.11.

                                          [...] o mito conta uma historia sagrada; ele relata um acontecimento ocorrido no tempo primordial. O mito narra como graças às façanhas dos Entes Sobrenaturais, uma realidade passou a existir. É em razão das intervenções dos Entes Sobrenaturais que o homem é o que é hoje, um ser mortal, sexuado e cultural.

                                

                                Mostra que o elo entre o divino e o terreno, impõe aos ouvintes a crença de que no mundo existem espíritos malignos, seres de outro mundo capazes de cometerem o mal, e como não existe resposta concreta para este enigma, o mito lava as pessoas as aceitarem, pois ele é uma revelação divina, portanto incontestável e inquestionável.

III-CONCLUSÃO

                                Neste trabalho foi possível constatar que a historia envolve crença, mistério, religião, o sobrenatural, tendo características míticas e sendo um bom ponto de partida para dá inicio a uma obra literária, onde o real poderia se misturar a ficção, a explorar diversas possibilidades a desvendar os mistérios nela existentes.              

                                Porem, com toda a abstração da literatura poderia haver o risco de mudar o rumo da história, mesmo o mito estando apto a modificações, também o fato dela passar a ser escrita poderia fazê-lo cair no esquecimento e perder sua característica principal, a oralidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BASTOS, Fernando. “Eudoro de Sousa e a Complementaridade”. Revista Brasileira de filosofia. São Paulo, 1983.

BASTOS, Fernando. Mito e filosofia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992.

MIRCEA, Eliade. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1989.

XISTO, Daniela Taibo Ribeiro. Mito: a fala originária e sempre imperante. São Paulo, 2000.

ANEXO 1

O bosque da menina perdida

                                No ano de 1953 aconteceu uma tragédia cheia de mistérios em Cajueiro, um povoado no município de Moraújo.

                                O fato aconteceu com uma simples família local. Dona Maria, juntamente com seu marido, foram ao município vizinho, Coreaú, em visita ao dentista. Ao sair de casa ela havia deixado seus filhos sob os da avó. Quando Dona Maria deitou-se na cama para extrair um dente, ouviu o canto de aves, que no lugar são conhecidas por agourar, prever algo ruim, ela então se sentiu mal, temendo que o pior acontecesse.

                                Tudo começou quando Isaura, uma menina de apenas dois anos, desapareceu aproveitando-se de um pequeno descuido de sua avó. A família ficou desesperada, acidade inteira se sensibilizou, vieram pessoas de toda a região para ajudar na procura.

                                Somente três dias após o desaparecimento e de procurarem em todos os arredores é que encontram uma pista, três pegadas do pé esquerdo da menina, que foi suficiente para encher a família de esperança e ao mesmo tempo de medo. Depois de andarem um pouco mais adiante viram alguns urubus sobrevoando um serrote, foram ate lá e encontraram debaixo de uma arvore os restos mortais da menina junto aos fios de cabelos louros e cacheados.

                                Todo mundo ficou chocado e se perguntando como uma menina de apenas dois anos conseguiu andar 15 km pela mata fechada sem comida e sem bebida até morrer e ser devorada pelas aves de rapina. A hipótese mais aceita pelas pessoas do lugar é que ela tenha sido levada por algum espírito maligno.

                                No local, foi construída uma pequena capela, pois ela é considerada uma santa. Muita gente faz pedidos e são atendidas pela Anjinha Isaurinha, como é carinhosamente chamada por todos.