MisterLegoReviews

Fundado em 1º de setembro 2012, o canal do YouTube MisterLegoReviews dedica-se exclusivamente a apresentar à sua audiência vídeo reviews de sets Lego.

Começando de maneira bem amadora, a intenção inicial era postar vídeos sobre a experiência da construção do set, ajudando potenciais compradores do mesmo set na decisão de comprá-lo ou não, dando opção de escolha por meio da troca de experiências.

Os primeiros vídeos foram gravados com uma câmera fotográfica Sony bem simples: uma cybershot DSC T-70, obviamente sem muitos recursos. A iluminação era um desafio (e ainda hoje é), as fotos nem sempre saiam boas e a falta de conhecimento em edição foram alguns obstáculos muito divertidos de serem superados, mesmo que parcialmente.

As primeiras postagens dos vídeos também foram um desafio à parte, pois o YouTube estava numa fase crítica de caça aos infratores de direitos autorais, e algumas músicas que usei nos vídeos infringiam tais direitos. Não posso alegar ignorância dos termos, mas neste caso fui bem ingênuo e apesar de estar errado, não o fiz por mal. Mas isto é passado e esses problemas iniciais foram resolvidos e o aprendizado foi grande.

No vídeo inaugural, apresentei  o set Lego City Garbage Truck 4432, muito sugestivo por sinal, afinal, o canal estava no começo e o vídeo deveria ter sido jogado no lixo. Porém, para minha surpresa, o vídeo teve um número de visualizações bem razoável. Isto com certeza me encorajou a fazer o segundo vídeo: Lego City Tipper Truck 4434. E assim fui caminhando e tentando fazer vídeos cada vez melhores.

Esta é uma evolução constante. Os fãs de Lego são muito fieis e até mesmo aturam um “errinho aqui e outro ali” nos vídeos, afinal o foco é no set, mas a maior parte da audiência do You Tube (essas gerações XYZ das quais eu não entendo muito) são bem exigentes, e se os primeiros segundos do vídeo não agradam... a rejeição é certa. Foi a partir daí que a primeira decepção veio: queda no número de visualizações.

Esta dificuldade abriu espaço, por outro lado para uma mudança de atitude. A percepção de que eu teria que me divertir fazendo isso, ou então não estaria valendo  a pena. Comecei a comprar os sets os quais mais gosto, sem pensar muito na audiência. Ela, a audiência,  é importante, sem dúvida, mas é necessário que o autor do vídeo ame o que está fazendo. O resultado não poderia ser outro: aumento no número de inscritos e nas visualizações.

Na fase atual, estamos procurando mais e mais alternativas para diversificar o nosso público. Introduzimos muitos sets Technic (os nossos favoritos), e alguns sets menos famosos, como os Juniors. Já apresentamos muitos outros que são bem interessantes, porém o efeito na audiência nem sempre é o esperado. Lego Star Wars faz sucesso? Uma olhada mais atenta irá provar que não é bem assim. A audiência tem provado que os sets Lego City são, disparado, os favoritos entre os Lego Fãs.

Estas lições são importantes para qualquer pessoa que se propõe a gerar conteúdo online, seja ele feito nas mais diversas formas de mídias disponíveis. A evolução deve ser constante e a paixão é fundamental, e isto não é apenas um “clichê”. Espero que este artigo ajude, pelo menos um pouco, os iniciantes e demais apaixonados por Lego e pela criação de vídeos. Aproveito para convidá-los a acessar o nosso site http://www.misterlegoreviews.com.br

Deixe sua sugestão por lá, temos uma área de contato onde você pode expressar suas criticas ou apenas mandar o seu recado.

Obrigado pessoal!