Cynthia Andréia Lima Alves (1)

Docente de Engenharia Ambiental, pelo Instituto de Estudos Superiores da Amazonia (IESAM).


RESUMO

 

O presente artigo aborda o papel das cooperativas de reciclagem de resíduos na geração de emprego e de renda a uma significativa fatia da população brasileira marginalizada pelo sistema econômico. O lixo é pertinente na organização da gestão ambiental. Os padrões de vida capitalistas fazem a população consumir sempre mais, tornando indiscutível para onde vão todos os restos e resíduos gerados por esse consumo. Diante do exposto, o objetivo desse artigo, consiste em falar da prática dessa nova visão empreendedora que é a reciclagem da garrafa pet, a partir da mudança de hábito que causa o processo desse ensino-aprendizagem, visando responder algumas indagações: a adoção do modelo de gestão ambiental pela educação causou uma efetiva mudança de comportamento nos catadores? Essa mudança tem alcance de uma conscientização ecológica, quais os resíduos mais encontrados nos aterros sanitários? Pode-se afirmar que existe uma correlação entre o nível de conscientização e a diminuição da produção de resíduos sólidos por meio do processo de reciclagem, O trabalho dá-se com o levantamento do referencial teórico pertinente ao estudo: os processos de reciclagem, Mudança Planejada, Gestão Ambiental como Processo de Mudança Cultural. E uma pesquisa descritiva que trabalha com os dados ou fatos, contextualizando-os com a realidade dos catadores. Esta forma de artigo permitiu a observação, registro, análise e a correlação dos fatos e suas conexões a outros fenômenos. Os dados qualitativos serão de simples reconhecimento, de modo a permitir o conhecimento do comportamento dos atores em relação ao trabalho no aterro onde retiram os resíduos sólidos. Por pesquisa descritiva e exploratória, entende-se a forma de pesquisa que busca, por meio de diferentes metodologias, definir o problema com maior precisão e obter dados adicionais antes que se possa desenvolver uma abordagem. Constitui-se, por tanto, na apreciação empírica. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa exploratória junto à associação de catadores e pesquisa descritiva, que se constitui numa modalidade de pesquisa qualitativa, cujo o local foi em Benevides- Pará.

 

PALAVRAS-CHAVE: Lixo, sustentabilidade, inclusão socioeconômica, reciclagem de garrafas pet e preservação ambiental.

       

INTRODUÇÃO

O presente artigo delimita-se – á ao processo de reações minimizadoras de impactos ambientais a partir de reciclagem de garrafas pet, cujos focos principais serão a motivação e a aprendizagem na luta contra o lixo, o cuidado com o meio ambiente, e o incentivo a reciclagem enquanto elementos imprescindíveis no processo educativo consciente e concreto dentro uma aprendizagem significativa, além de mostrar os benefícios que a reciclagem pode trazer a toda uma comunidade, reciclar significa: RE (repetir) + CYCLE (ciclo), ou seja, converter o lixo descartado (matéria prima secundária) em produto semelhante ao inicial.

Tem como objetivo principal falar da prática dessa nova visão empreendedora a partir da mudança de hábito que causa o processo desse ensino-aprendizagem, e que de posse dessa visão holística as pessoas desenvolverão trabalhos lucrativos. De forma, que ao enriquecer seus conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades profissionais tornam-se competentes e atendem as suas próprias necessidades, as da sociedade e as do meio ambiente.

Iniciaremos este artigo, com uma contextualização histórica e reflexiva acerca dos problemas que embasam a esse trabalho de reciclagem, trago como exemplo esse “gigante poluidor pet”, responsável pela poluição preocupante, tendo como foco, o cuidado com o meio ambiente.

Apresento dois teóricos que pautam o ato de educar como centro de toda resolução das mazelas, e para tal, apresento Paulo Freire, que tem como foco a educação como forma de conscientização do individuo e Emília Ferreiro, a qual acredita que o processo de aprendizagem acontece tendo o aluno como principal agente, levando em consideração o desenvolvimento em ambiente coletivo e a sua identificação sócio cultural. Ferreiro enfatiza: “Quem tem muito pouco, ou quase nada, merece que o aprendizado lhe abra horizontes”.

Alexandre Braun de Vargas, especialista sobre geração de resíduos comenta que: “uma das questões mais problemáticas enfrentadas pela sociedade atualmente, é a destinação dos resíduos gerados pelo consumo, diz que, estatísticas indicam que, em média, uma pessoa gera diariamente cerca de 800 gramas de lixo. Mas para percebermos isso, basta analisarmos a nós mesmos: papéis, alimentos, embalagens, pilhas, pneus, e tantos outros produtos que consumimos”.

Sabe-se que a geração de resíduos sólidos é muito abrangente e até a criação de leis para cada tipo gerado ainda é um problema para o governo competente. Por esta questão será abordado especificamente sobre o atual sistema de aproveitamento dos materiais plásticos utilizados, principalmente, no comércio de bebidas, conhecido popularmente como PET (Politereflalato de Etileno), que corresponde a um tipo de plástico com grande potencial de reprocessamento devido a suas características físico-químicas.

Buscamos refazer o percurso dessa educação conscientizadora enfatizando suas concepções na historia desde o período que antecedeu a poluição desenfreada e até os dias atuais, num breve relato da historia onde tudo começou, com o homem, suas necessidades lucrativas, sua evolução para o caos do impacto dessa poluição e os riscos ambientais como um ciclo de perigos iminentes para humanidade e a educação nesta perspectiva a ser abordada em sua totalidade de ensino que se embasa na ação- reflexão- ação.

Localização de Benevides, e os Responsáveis pelo Inicio da Implantação e Cadastro do Projeto de Reciclagem no Município.

O projeto se situa em Benevides, o qual se localiza na zona Bragantina, cujo município integra a região metropolitana de Belém do Pará.

A Prefeitura Municipal de Benevides, esta responsável pelo aterro sanitário, O responsável pelo empreendimento representando a PMB é o Dr. Luiz de França Solon, Prefeito de Benevides na ocasião da criação, sedo o atual prefeito o Dr. Edmauro Farias.

 

A responsabilidade de equipe técnica do projeto sabe a Universidade Federal do Pará, Departamento de

Hidráulica e Saneamento, coordenada pelo Engenheiro Civil com especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental, Professor Paulo Fernando Norat Carneiro.

 

MATERIAIS E MÉTODOS E O CONTEXTO CULTURAL DA COMUNIDADE

Ensinar como as garrafas pet podem ser recicladas e quais os benefícios que trazem para uma comunidade, baseado na implantação do mesmo na cidade de Benevides- PA, cuja na localidade se fez necessário sensibilizar e educar a população com ações rotineiras, como por exemplo, separar os resíduos para a coleta seletiva e não só mostrar à medida que fora tomada por esta cidade e que deu certo, como também expandir para outras cidades e regiões, a fim de reduzir o impacto causado pelo plástico que só cresce a cada dia em nosso meio.

Em Benevides o lixo tem destinação certa. A partir destes cuidados básicos foi possível dar início ao tratamento adequado aos resíduos sólidos e ao lixo comum produzido no município. Partindo do princípio da mudança de atitude acompanhando a ordem de sustentabilidade, de cuidar melhor da saúde do planeta.

Quando o projeto surgiu em 2009, foram utilizadas 300 mil garrafas pet, a arrecadação foi resultado de ações de educação ambiental na comunidade e nas escolas de Benevides, que, em cada 20 garrafa trazida para escola o aluno ganharia um cupom que lhe daria o direito para concorrer a prêmios, uma forma de incentivar e incrementar esse trabalho junto aos jovens e as crianças dessa comunidade.

Com a nova concepção de sustentabilidade o Projeto Natal de Benevides criado em 2009 veio reforçar a iniciativa pioneira de dar nova destinação aos resíduos sólidos e outros componentes que antes eram sinônimos de entulhos e motivo de preocupação quanto à destinação correta. Nascia assim, o projeto natalino reciclável que agrega em suas peças garrafas pet como principal elemento de decoração.

Em Benevides, está instalado o segundo aterro controlado do Estado onde funciona a cooperativa de reciclagem de lixo, a Cooperativa Reciclabem, iniciativa pioneira que trouxe dignidade e cidadania aos moradores do bairro das Flores que abandonou a imagem de lugar violento e inseguro.

Após a implantação da Reciclabem foi possível transformar a realidade dos moradores a partir da geração de emprego e renda, além de garantir salários dignos aos que estão atuando na cooperativa que garante o sustento das famílias que atuam em regime de cooperação. A ideia recebeu o aval da população que aceitou o desafio de ser partícipe no processo da melhoria da qualidade de vida do planeta.

Todo o esforço do projeto se traduz na concepção sustentável de que é possível sim, aliar desenvolvimento com geração de renda e o envolvimento popular a partir de novos olhares. Graças ao empenho do governo municipal foi possível ousar e otimizar as potencialidades locais e provocar  o surgimento de novas oportunidades. Gestos capazes de transformar a realidade do município que, de forma gradativa, vem contribuindo para a saúde da humanidade e meio ambiente.

Em 2011, na terceira versão do Projeto Natal de Benevides a atuação da Reciclabem foi de fundamental importância, graças ao trabalho de coleta seletiva foi possível arrecadar as garrafas que são transformadas em adereços natalino. Destaca-se ainda a participação dos alunos da rede de ensino de Benevides. Eles são os responsáveis pela matéria prima coletada em forma de gincana promovida pela Prefeitura Municipal com direito a brindes e premiação à escola que consegue maior número de garrafas e outros materiais.

A preocupação com futuras gerações e a atenção á educação ambiental estão intrinsecamente ligadas às comunidades, pois significa a garantia de sobrevivência daqueles que crescerão conscientes de seu papel enquanto cidadãos.

Para muitas pessoas os restos de coisas não servem, são rejeitos, nada se aproveita, pois fomos educados e condicionados a pensar dessa maneira e por esta razão reconhecemos sujeiras como lixo, porém, a miséria social e econômica brasileira faz do lixo uma fonte de sustento para inúmeras famílias.

Sendo assim, essas pessoas diante de suas necessidades nos dão uma lição de sabedoria e experiência a partir de sua prática, classificam o lixo quanto às características físicas, composição química e origem. Embora não saibam explicar de modo técnico o que estão realizando.

Mesmo sem saber que estavam classificando o lixo quanto às características físicas separando os resíduos seco, do molhado, classificando a composição química orgânico e inorgânico, classificando quanto a origem domiciliar, comercial e serviços públicos, classificando se é resíduo hospitalar, industrial, radioativo, agrícola ou entulho, eles, a sua maneira, sabem separar o que deve ficar junto numa mesma sacola ou separado.

 Com isso vão separando os papéis, plásticos, metais, couros, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e toalhas de papel, pontas de cigarros, isopor, lâmpadas, cerâmicas, porcelanas, espumas e cortiças, resto de comida, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, produtos deteriorados, jornais, revistas, garrafas, embalagens em geral, fraldas descartáveis, descartados por hospitais, farmácias, clinicas veterinárias, filmes de raio X, animais, resíduos sépticos, metalúrgico, químico, petroquímico, uranio, césio, tório, radônio, cobalto, pecuária, de atividade agrícola, ração, resto de colheita.

Dados da UNICEF afirma que, 45 mil crianças e adolescentes brasileiros vivem da garimpagem do lixo. São filhos de famílias muito pobres que com seus pais catam embalagens de plástico, papeis, latinhas de alumínio, vidros e restos de comida.

Relataremos como se deu o aperfeiçoamento dos métodos e práticas de reciclagem que no decorrer da história aconteceu, do qual resultou em sucesso e como se dão os aspectos dessa motivação interna e externa, vivenciadas por essas pessoas no meio ambiente.

 O processo ensino aprendizagem dessa educação, mostra a importância desse trabalho com as pessoas simples que fazem do aterro de Benevides seu local de trabalho. Para tanto, uma relação com as expectativas geradas pelos aprendentes, que estão incluso, a família, e o trabalho os quais são relevantes para alcançar a dignidade necessária enquanto cidadão conscientizado.

“Conscientização” foi definida como o processo no qual as pessoas atingem uma profunda compreensão, tanto da realidade sociocultural que conforma suas vidas, quanto de sua capacidade de transforma-la. Ela envolve entendimento praxiologico, isto e, a compreensão da realidade dialética entre ação e reflexão. Freire propõe tal abordagem para educação, no sentido de uma ação criticamente reflexiva e de uma reflexão critica que seja baseada na prática.

É muito importante que todos reflitam sobre a questão do lixo, pois diz respeito á mudança de comportamento, afinal somos responsáveis pelos resíduos que geramos, nossas atitudes trás muitos comprometimento ao meio ambiente e a saúde da população.

O mau cheiro, focos de vetores, contaminação do solo e corpos de água, destruição da paisagem urbana da cidade, além do agravante que causa angustia para quem ver a presença de catadores em sua labuta diária, crianças, mulheres, homens se misturam ao lixo numa condição de marginalidade e sub-humana, que faz desse cenário um grande vale dos esquecidos pelos governantes.

METODOLOGIA:

Este artigo foi desenvolvido por meio de pesquisa descritiva que se constitui numa modalidade de pesquisa qualitativa e sua escolha se deu pelo fato de oportunizar uma visão ampliada do problema investigado a partir da metodologia a ser trabalhada          . Com uma abordagem teórico-metodológica, pois trata-se de uma abordagem qualitativa, optando-se pelo método hermenêutico dialético, por tentar dar conta de uma interpretação aproximada da realidade (Minayo, 1992).  E também a  pesquisa exploratória que se constitui numa apreciação empírica.

 

Procuramos interpretar a fala dos catadores de resíduos,  no contexto onde é produzida e unir na análise o nosso olhar a partir da atuação em campo, da reflexão sobre a dimensão simbólica das ações dos sujeitos e da complexidade das relações sociais. Para buscar compreender os significados da importância da reciclagem das garrafas pet e a interação da reciclagem no cotidiano dos catadores. Para o entendimento dos impactos ambientais vividos pela comunidade foram realizadas entrevistas, com catadores e agentes formadores de opinião da sociedade de Benevides. Foi dividida em dois setores: coleta e destino final.

 

Para fins deste trabalho foram privilegiados os dados qualitativos, oriundos de grupos focais realizados com catadores e educadores ambientais que fizeram parte da avaliação na primeira e segunda etapas.  Foi analisada a questão que investiga os fatores comportamentais, a participação dos catadores  e educadores ambientais  como grupos focais,  tudo ocorrido mediante a aceitação espontânea.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Faz-se necessário fazer uma viagem no tempo partindo do ponto onde tudo começou no processo de modernização.

Considerando a própria realidade da comunidade, o educador do meio ambiente, promove à motivação necessária a aprendizagem sobre a reciclagem, despertando interesses e entusiasmos, abrindo-lhes um maior campo para o alcance do conhecimento de qualidade. E, ao mesmo tempo, estimulando-os ao resgate da sua autoestima, pois sua “ignorância” lhes trouxe prejuízos e angustias. Sendo estes conhecimentos somados aos já existentes, ao saber do senso comum sistematizado, acumulado pela humanidade, proporcionaria a comunidade condições para criar um novo ambiente de conhecimento.

A partir da década de 1960, iniciou-se o processo de modernização das embalagens para produtos industrializados. Foi a partir daí que começaram os problemas: antes dessa época as embalagens utilizadas para sólidos eram papéis e papelão, e para líquidos eram latas e vidros existia uma definição acabada. Com a revolução das embalagens, surgiram às embalagens plásticas que são derivadas de polímeros, estas são mais usadas devido algumas vantagens que apresentam. Elas são obtidas a baixo custo, são impermeáveis, flexíveis e ao mesmo tempo são resistentes a impactos. Sendo assim, foram substituindo as antigas embalagens até serem usadas em larga escala como nos dias atuais.

Por isso a poluição causada pelos polímeros se tornou uma preocupação em escala mundial, além de poluir rios e lagos, polui também o solo de um modo geral, consagrando como grandes vilões deste século os materiais poliméricos como as garrafas PET de refrigerantes, que acarretam problemas ambientais pelas características de serem descartáveis.  Com base em todo este conhecimento quanto aos problemas causados por poluição de garrafas pet destacam-se em curto e longo prazo sucessivamente o seguinte:

Com o despejo de garrafas nas ruas podemos ver em nosso cotidiano bueiros entupidos, impedindo a passagem das águas fluviais de escoarem de volta para os rios, fazendo com que as ruas fiquem alagadas, causando transtornos para população impedindo-os de saírem de suas casas para os seus trabalhos ou de retornarem aos seus lares e causando grande proliferação de vetores de doenças, como ratos e mosquitos, picadas de animais peçonhentos, como aranhas, escorpiões e cobras.

As embalagens que são despejadas nos lixos domésticos vão para os aterros sanitários, porém o fato de não serem biodegradáveis faz com que se acumulem no ambiente por muitos anos. Sendo esse tempo de 100 a 150 anos, o tempo necessário para a degradação dos polímeros, ou seja, não há lugar para guardar tanto plástico no planeta durante tanto tempo, já que a geração de resíduos deste tipo só cresce a cada dia.

Em contra ponto, o homem capaz de causar tantos estragos ao meio em que vive, também é capaz de minimizar esse impacto ambiental, que seria desastroso se não tivesse encontrado uma saída para esse problema. Hoje existem empresas voltadas para a prática de vida saudável, devido à situação preocupante que o nosso planeta atravessa. E, uma das saídas é a reciclagem. 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo, ai está um bom motivo para o reaproveitamento dos resíduos, reciclar nosso lixo.

De acordo com o jornalista Antônio Carlos Teixeira, graduado em Ciências Ambientais, estima-se que a reciclagem pode fazer com que as 44 milhões de toneladas anuais de lixo, produzam pelo menos 30% da energia gerada na Hidroelétrica Binacional de Itaipu.

O lixo não é coisa suja e inútil em sua totalidade como pesam os que desconhecem o tema, na natureza nada se perde, seres vivos conhecidos como decompositores, se alimentam de material sem vida ou em decomposição, eles dividem a matéria para que ela possa ser reciclada e usada outra vez (material biodegradável). Cada animal morto, a natureza se encarrega de reciclar, o material é dividido em pequenos pedaços , então as bactérias e os fungos os mais importantes decompositores entram em ação.

A decomposição aeróbia é mais completa que a anaeróbia por gerar gás carbônico, vapor de água e os sais minerais, substancia indispensáveis ao crescimento de todos os vegetais, o qual gera o húmus, ótimo adubo para o solo.

Porém na decomposição anaeróbia são gerados gases metano e sulfídrico, que causam um odor indesejável e muito desagradável, nessa decomposição é produzido um líquido escuro chamado chorume com grande quantidade de poluentes, que é encontrado normalmente nos fundos das latas de lixo, é o principal causador da contaminação dos rios e do lençol freático.

Para Luciano Basto Oliveira (Consultor Técnico na Empresa de Pesquisa Energética), existem algumas rotas de aproveitamento energético do lixo: a utilização do seu poder calorifico por meio da queima direta ou da gaseificação; o aproveitamento calorifico do Biogás ou GDL; ou a produção de um combustível solido a partir de restos alimentares, “a celulignina, para ser queimada em caldeiras e mover turbinas a vapor ou um combustor externo e mover turbina a gás, sendo possível o aproveitamento do ciclo combinado”.

Além de que, a reciclagem desses resíduos sólidos gerariam vultosos numerários na economia e criaria mais empregos, e mais, com o reaproveitamento desses produtos para fabricação de novos utensílios, daria um salto nas finanças  o que representa uma economia de matéria prima e energia.

Segundo opinião de Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Gravinatto sobre o lixo versa o seguinte: “o termo lixo pode evoluir para coisas que podem ser uteis e aproveitáveis pelo homem”. O lixo para Victor Delfin também pode ser considerado arte, um artista que usa sucata e resíduos diversos para construir, na linguagem de escultura, cria-se uma variada gama de obras extraordinárias.

Os dados possibilitaram conhecer as características dos catadores de Benevides, as vivências e suas realizações enquanto profissionais da reciclagem, foram realizadas as entrevistas de fevereiro a maio de 2012.  O fato dos catadores e educadores ambientais se mostrarem dispostos a atender à nossa solicitação e colaborar com a pesquisa revela a preocupação que estes  têm  dispensado a esta tão importante questão.

Os depoimentos  dos catadores revela de forma unânime o conhecimento sobre a temática, mas também demonstram o descontentamento e descréditos sobre a participação efetiva das autoridades em criar um plano de trabalho que defina os papéis específicos e as responsabilidades nas questões da coleta seletiva dos resíduos sólidos . Necessitando de uma reflexão e entrosamento coletivo com órgãos públicos e os seguimentos para um aprofundamento cuidadoso para esta questão do meio ambiente.

 

De acordo com a análise constata-se que a amostra de entrevistados estava dividida de forma equânime. 75% dos catadores e educadores ambientais pesquisados são do sexo masculino. A porcentagem de catadores e educadores no sexo feminino, por sua vez foi de 25 % (Gráfico 01). Entretanto, há uma leve predominância do sexo masculino em relação ao feminino nas categorias de gêneros entrevistadas.

 

Quando entrevistados sobre a mudança de comportamento, os resultados revelam que a avaliação é favorável, e 90% dos catadores consideram como bom, 9,9% como regular, e apenas 1% não souberam explicar.

Na tabela 1 observa-se as respostas dos catadores referente a questao da adocao do modelo de gestao ambiental pela educacao.

Tabela 01 - Distribuição das respostas dos catadores referente à questão:a adoção do modelo de gestão ambiental pela educação causou uma efetiva mudança de comportamento nos catadores?

Avaliação

              Comportamento

                     (%)

Bom

               Bom

                      90%

Regular

               Regular

                      9,9%

Não souberam responder e explicar

               -----------

                      1%

 

A reflexão desenvolvida na entrevista no campo real dessa comunidade, nos fez perceber o quanto podemos  contribuir para fortalecer os valores morais, valores sociais e os princípios de convivência tão fragilizados pela intolerância e o descaso.

Na tabela 2 observa-se a distribuicao das respostas referente a questao dos residuos mais encontrados nos aterros santitarios.

 

Tabela 02 - Distribuição das respostas dos catadores referente à questão: os resíduos mais encontrados nos aterros sanitários

Resíduos Sólidos

         Número

(%)

Tampinhas

3

5%

Isopor

5

8,34%

Garrafas pet

45

75%

Plásticos

7

11,66%

Total

60

100%

 

De acordo com os entrevistados os resíduos mais encontrados nos aterros sanitários são sacos plásticos (11,66%) e as garrafas pet (75%).

Na figura 5 observa-se a pesquisa feita em relacao a atitude diante de uma cena de agresao ao meio ambiente sobre a reacao mediante a essa agressao de residuos para os catadores inclusos no projeto de reciclaveis de garrafas pet em Benevides.

Figura 05 - Quando atitude diante de uma cena de agressão ao meio ambiente sobre a reação mediante a essa agressão de residuos? 35 dos catadores responderam que orientam com a ajuda de amigos e 10 não souberam responder. 

CONCLUSÕES

Pobres e miseráveis material moral e éticos somos nós, por causa do nosso baixo nível de ser, por nossas atitudes incoerentes desvinculamos o discurso da prática, a intenção da realização, e nos desconectamos dos valores de cidadania e de interdependência holística da Teia da Vida, premissas básicas de funcionamento das sociedades.

O crescimento acelerado das cidades e, ao mesmo tempo, as mudanças no consumo dos cidadãos também são fatores comuns a esses municípios, Assim, é quase impossível encontrar uma cidade que já não tenha, por exemplo, uma grande quantidade de embalagens em seus lixos, cada vez mais volumosa. Cidadãos e administrações  municipais, se esforçam para encontrar as melhores soluções para as questões do lixo. Para tanto, normalizar a coleta de resíduos sólidos do município significa minimização de impactos ambientais.

 

Os resultados do projeto de reciclagem apontamgrande contribuição para a diminuição da poluição do solo, água e ar, a reciclagem traz enormes benefícios como: prolonga a vida útil dos aterros sanitários, melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população, gera empregos para mão de obra não qualificada, melhora a produção de compostos orgânicos, gera receita com a comercialização dos recicláveis, estimula a concorrência, porque os produtos são comercializados, contribui para a valorização da limpeza pública além de formar uma consciência ecológica.

Altas taxas de reciclagem para materiais de valor e fáceis de separar, valorização dos catadores que muito contribuem para o aumento dessas taxas, programas sociais para pronto emprego dessas pessoas e municípios com coleta seletiva, venda de recicláveis como forma de renda familiar. Construção de um meio ambiente livre de doenças, degradação, solo rico e fértil para sobrevivência da humanidade seria o clímax da reciclagem.   

Observou-se que os recursos do diálogo recíproco quando utilizados na prática ambiental, auxiliam a comunidade, facilitando o processo de ensino-aprendizagem da mudança de conduta. Desta forma estes recursos voltados à prática educativa ambiental funcionam como facilitador, auxiliando no processo de mediação entre o catador e o conhecimento.

 

Considerando-se que o processo de reciclagem/aproveitamento se desenvolve a partir do sequenciamento de atividades e atuações de vários agentes (CONCEIÇÃO e SILVA, 2009), tendo, em um extremo, início no pós-consumo com a disposição adequada dos resíduos gerados e, no outro extremo, na utilização desse material na indústria, os “catadores”1 e as cooperativas de reciclagem representam um elo de grande importância na viabilização da utilização dos resíduos urbanos. Mais do que isso, ao assumir a existência de um mercado de reciclagem onde os resíduos sólidos passam a ser encarados como mercadoria, a atividade de reciclagem desses materiais pode ser vista como alternativa na geração de trabalho e renda, com repercussão direta na inclusão “orgânico”, “socialmente responsável”, “selo verde” e “ambientalmente correto”.

Neste sentido se situa a reflexão sobre os alcances e limites obtidos com iniciativas de parcerias cujo objetivo é gerar renda para os grupos sociais ás margens da cidadania. Como visto, as organizações de trabalhadores do setor de reciclagem podem ser reconhecidas como veículos de desenvolvimento sustentável.

 

Diante desse painel multidisciplinar, as cooperativas de reciclagem podem ser reconhecidas como veículo de desenvolvimento sustentável, porém um grande gargalo deve ser superado antes do seu papel social, econômico e ambiental para que possa ser revertido em beneficio de seus trabalhadores: a falta de capacitação técnica e instrução.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10.04 – Resíduos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro, 1987.

CONCEIÇÃO, M. M.; SILVA, O. R. A reciclagem dos resíduos sólidos urbanos e o uso das cooperativas de reciclagem - uma alternativa aos problemas do meio ambiente. Enciclopédia Biosfera, v. 5, p. 92, 2009.

FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artmed, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 35 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

 

_________. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. 26 ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 2003.

 

FREIRE, Paulo. Quem inaugura a violência não é o violentado, mas quem violenta. CULTURA POPULAR- Revista Latino- Americana de Educação Popular, Lima- Peru, 1996.

MASINI, Elsie F.F. O enfoque fenomenológico de pesquisa em educação. In:

LAKATOS, E. M. & MARCONI, M. A.. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 5. Ed. Revisada e ampliada. São Paulo: Atlas, 2001.