INTRODUÇÃO: Este relato de experiência em minicursos ocorreu nas dependências das escolas Estaduais Prof. Calos Pereira Barbosa e Prof. Domingos Aparecido Dos Santos e na Escola Municipal Rosalino Antônio as Silva em Rondonópolis-MT. MEODOLOGIA: Onde podemos propor por meio de várias atividades práticas e oficinas tais como: oficinas de materiais recicláveis, e dinâmicas interativas propiciando  alternativas para quebrar a rotina escolar. RESULTADOS: Propomos-nos aqui a relatar essa experiência e enfatizando que os minicursos foram um grande momento na vida de nos estudantes, pois tudo que estamos aprendemos no Curso de Graduação em Geografia nos serviu de base para entender as diferenças, independente de suas características peculiares, devem ser postas de lado, pois estamos em um processo continuo de aprendizagem.

Durante as semanas que estivemos ministrando os minicursos tivemos varias experiências na prática docente como elaboração de planos de aula flexíveis que levaremos para a nossa vida profissional, pois sentimos que de certa forma contribuímos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos das referidas instituições de ensino. Cabe resaltar ainda que nos dois minicursos ministrados na Escola Municipal Rosalino Antônio as Silva a participação e envolvimento dos alunos superou as nossas expectativas.

Nas oficinas podemos perceber nos resultados que prática é uma das maneiras de estreitar o caminho para o entendimento dos alunos em determinados conteúdo, como foi o caso da poluição da água pelo lixo, onde trabalhamos de maneira dinâmica a questão da reciclagem dos rolinhos de papel higiênico transformando-os em portas canetas.

Notou-se que os alunos participaram e envolveram com o tema da aula algo que os próprios professores titulares da turma se surpreenderam, confirmando então a importância de se preparar aulas dinâmicas e interativas onde o aluno também se sinta agente no processo de ensino e aprendizagem.