Minhocas: produtoras de agregados do solo

 Uma das práticas agrícolas que frequentemente é feita para melhorar a fertilidade do solo é a mistura de adubos e materiais orgânicos com a terra. Esta prática pode ser feita por meio do uso da enxada ou mesmo de implementos agrícolas, como o arado, que revolvem a terra. Apesar dessa prática ser executada pelo homem, as minhocas também a executam.

 Para se movimentarem dentro do solo, as minhocas literalmente se alimentam daquilo que estiver na sua frente. Isso inclui matérias de origem vegetal e mineral. Por essa razão, elas são construtoras de microtúneis dentro do solo. Em geral, uma minhoca ingere diariamente cerca de 2 a 30 vezes o seu peso. Em outras palavras, proporcionalmente ao peso delas, elas ingerem quantidades enormes de solo. Isso mostra que apesar de serem organismos pequenos, elas têm ação proporcionalmente significativa sobre o solo e suas características.

 Por se alimentarem de quantidades enormes de materiais, isso implica também que as minhocas defecam frequentemente. Os dejetos que elas expelem são denominados “dejeções” ou “coprólitos” e são uma mistura de tudo que elas se alimentam. Isto é, os dejetos são uma mistura de material mineral (inorgânica) do solo com material de origem orgânica. Assim, ao defecarem, esses dejetos tem a forma de pequenos montículos de solos, ou seja, agregados do solo (na forma de grãos e glóbulos) que podem ser depositados dentro ou sobre a superfície do solo (Figura 1). Em qual destes locais do solo o agregado ficará depende de onde a minhoca defecou. Solos agregados são solos geralmente permeáveis ao ar e água que são recursos super importantes para o desenvolvimento e crescimento de raízes das plantas.

Figura 1

Figura 1. Coprólitos depsitados sobre a superfície do solo.

Fonte da Figura: http://informedfarmers.com/liquid-worm-castiings/

Por produzem agregados do solo, as minhocas contribuem para melhorar a qualidade do solo. Por essa razão, adicionar matéria orgânica e, dessa forma, estimular atividade dos animais do solo deve ser uma das prioridades do agricultor para conseguir ter uma boa colheita.

Preparado a partir de:

BRADY, N.C.; WEIL, R.R. The nature and properties of soils. 13a Edição.UpperSaddleRiver: Prentice Hall,New Jersey, 2002, 968p.