Minhocas: construtoras de poros no solo

 As minhocas vivem no solo. Para viverem nele, elas ingerem todo o tipo de material nele contido. Isto inclui material orgânico e inorgânico (mineral) de toda sorte.

 Para se movimentarem dentro do solo, as minhocas literalmente ingerem todos os materiais que estiverem a sua frente. Em outras palavras, elas abrem caminhos no interior do solo. Com isso, abrem-se microtúneis que atuam como poros no solo. Estes pequenos túneis aumentam a permeabilidade do solo à água e ao ar, tornando-o um ambiente mais apropriado ao crescimento de plantas. Assim, ao chover, a água consegue se infiltrar no solo deixando de causar erosão. Esta maior infiltração se deve, entre outras coisas, à maior construção de poros.

 Para se ter ideia, uma minhoca ingere diariamente cerca de 2 a 30 vezes o seu peso. Em outras palavras, seria como se uma pessoa que pesa 80 quilos, comesse de 160 a 2400 kilogramas por dia. Isso mostra como as minhocas possuem alta atividade no solo e alta chance de alterar positivamente a qualidade do solo.

 Para que minhocas e outros organismos habitem o solo, é necessário que haja a entrada de materiais orgânicos no solo. Esta, entre outras razões que vão além do objetivo deste pequeno texto, mostram como é importante a manejar o solo de forma a conseguir níveis de matéria orgânica que favoreçam não só os bichinhos do solo, mas também favoreçam a fertilidade do solo, colaborando a produzir uma boa colheita.

 Preparado a partir de:

 BRADY, N.C.; WEIL, R.R. The nature and properties of soils. 13th Edition.UpperSaddleRiver: Prentice Hall, 2002. 958p.