Bem de maneira geral partimos do ponto que qualquer empreendedor tenha por objetivo básico, fazer seu negócio crescer de forma exponencial, conquistar mercados, tornar-se uma marca de referência e para os mais ambiciosos, transformar-se num player global.

Dessa forma ele acaba atraindo talentos para trabalhar em sua empresa, funcionários estes que irão vestir a camisa, independente de qual função exerça (executiva ou operacional). Mesmo o mais humilde dos funcionários irá enxergar uma forma de progressão e ascensão profissional, gerando um ciclo virtuoso e que naturalmente vai selecionando os mais qualificados para integrar o grupo que irá conquistar a meta desejada por todos.

Contrastando com essa visão de mercado, estão os empresários que gerem seu negócio de forma arcaíca, sem metas de crescimento e faturamento, sem buscar novos mercados e que se satisfazem em simplesmente continuar trabalhando.

Alguns efeitos práticos dessa forma de gestão são:

. Mão de obra desqualificada e despreparada

. Funcionários desmotivados,constante renovação

. Queda no faturamento e perda de mercado para concorrência

. Falta de inovação e pesquisa para lançamento de produtos

Analisando esse processo podemos chegar a conclusão de que a empresa não quer e não irá crescer, haja visto, que essas pequenas e médias empresas que geralmente são tocadas por seu fundador ou descendentes (herdeiros) que na maioria das vezes não se qualificaram para levar a empresa ao crescimento, e estão felizes assim, não sairão do comando do negócio.

"Eu trabalho aqui e o que eu faço?"

Bem avaliando o quadro descrito até aqui, chegamos a algumas conclusões como:

. A empresa não crescerá nem a curto, médio ou longo prazo

. Continuará sendo administrada da mesma forma indefinidamente

. No momento não posso mudar de emprego e me falta formação acadêmica



Olhando friamente parece que estamos numa situação sem perspectiva de melhora, mas é necessário encontrar uma alternativa para o futuro. Já vi vários casos em que as pessoas encontraram saídas criativas para pelo menos ganhar um dinheiro a mais, já que profissionalmente não havia perspectivas.

Iniciativas como emprestar dinheiro a juros para aqueles que sempre estão enrolados financeiramente(cliente fiel), lavar os uniformes dos companheiros de empresa (trabalhoso mais rende), venda de cosméticos, roupas, tratamento VIP a clientes sempre geram receita extra. Bem existem várias maneiras de contornar o problema e o primeiro passo é compreender que sua empresa não crescerá e a partir dái cabe a você decidir qual caminho seguir

" O mais sensato seria trocar de emprego, mas nem sempre é possível"