Minecraft já saltou do PC para MAC, Xbox 360 e até sistemas iOS e Android, agora finalmente chega à PlayStation 3.

À muito que os proprietários de uma PS3 pediam a chegada de uma versão de Minecraft à plataforma, afinal o jogo já tinha sido lançado na consola rival e até em dispositivos móveis.

Caso andem muito afastados da realidade e não sabem no que consiste o jogo Minecraft coloca-nos num mundo onde tudo é quadrado e onde temos total liberdade para criar o que bem entendermos. Funciona mais ou menos como o LEGO mas aqui as peças são blocos dos mais variados materiais que encontramos pelo mundo. Este mundo quadrado é formado por blocos de terra, areia, pedra, etc, todos eles podem ser destruídos e recolhidos para serem depois usados nas nossas criações, mas nem tudo é um mar de rosas no Minecraft não se trata apenas de construir mas principalmente se sobreviver.

Minecraft PS3 Edition tal como a versão para PC possui o modo criativo e de sobrevivência, no primeiro não temos de nos preocupar com mais nada a não ser construir o que bem entendermos, temos todos os recursos à disposição e não temos de nos preocupar com quaisquer perigos.

Já no modo sobrevivência tal como o nome indica teremos de sobreviver, e não é assim tão fácil como parece mas felizmente na versão do Minecraft para a PlayStation 3 temos a ajuda de vários tutoriais que nos ensinam a dar os primeiros passos no jogo e ainda nos dão conselhos para sobreviver. Na versão para PC isso não acontece, o jogador é largado no meio daquele mundo e tem de se desenrascar sozinho sem qualquer apoio do jogo. Outra diferença na versão da PS3 é que já não temos de saber ou andar a ver na internet as receitas para fazer craft, na crafting table é-nos tudo apresentado e apenas temos de navegar pelos itens e escolher qual queremos construir.

O verdadeiro perigo surge quando o sol se esconde e das escuras cavernas saem os mais variados monstros, quase instantaneamente o mundo vira-se contra nós e se durante o dia não nos dedicámos a construir um abrigo não vamos conseguir sobreviver à primeira noite, morrer não significa o fim do jogo mas perdemos tudo o que tínhamos no inventário. Quando o sol nasce o perigo desaparece e podemos voltar à exploração do mundo sempre com aquele sentimento de urgência pois o relógio não pára e temos de conseguir chegar ao abrigo antes que escureça, e acreditem quando fica escuro os esqueletos, aranhas, zombies e tudo o mais aparecem de todos os lados e dificilmente nos aguentamos vivos.

A grande limitação da versão para a consola da Sony quando comparada com a versão original é o tamanho do mundo, se no PC o mundo não tem fim na PS3 mais tarde ou mais cedo vamos acabar por mandar uma cabeçada numa parede invisível. Este é um dos aspectos que mais tem desagradado aos fãs mais exigentes.

De resto não existem diferenças entre as versões, embora mais limitado toda a diversão de Minecraft foi passada agora para a PlayStation 3.