Será que milagres acontecem? Por que eu rezo, rezo e parece que Deus não me ouve?

Em primeiro lugar, vejamos o que é um milagre. Para que haja um milagre, é necessário que uma ou mais leis da natureza seja anulada (leis da física, da química, leis biológicas etc.) e, que não haja qualquer explicação natural para o fato extraordinário e maravilhoso acontecido.

Os milagres são sempre respostas às nossas orações, mas respostas a orações de fé. Em Marcos (16, 17-18), Jesus diz: “Esses milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.” Portanto, de acordo com o texto, primeiro o crer, a fé, depois sim os milagres descritos acontecerão.

Quantas vezes vemos blasfêmias contra Deus, pessoas que exigem um milagre da parte Dele e, quando o milagre não acontece é porque Deus não existe, ou porque Ele é surdo e não está preocupado com os homens; mas, está escrito: primeiro crer, primeiro a fé, depois os milagres.

Esse crer, não é o dom carismático da fé, que é a certeza, moção do Espírito Santo inequívoca, que Deus esta operando naquele momento; é a virtude da fé, que cresce dentro de cada cristão mediante atos de piedade, estudo da Palavra, participação nos sacramentos, enfim, através de crescente intimidade com Deus.

Para obter milagres, faça exercícios de fé: Volte-se para Deus, abandonando seus ídolos, como o apego exagerado ao dinheiro ou as coisas materiais, o esoterismo em todas as suas formas, as superstições que colocam a sua fé em objetos e ritos, ao invés de direciona-la para Deus; participe do sacramento da confissão mais freqüentemente, pois como dizia Pe. José da Igreja de São Gonçalo,  no centro da cidade São Paulo, grande exorcista hoje na glória do Pai, o sacramento da confissão é o exorcismo mais poderoso que existe, porque o demônio não tem poder sobre o perdão; perdoe a todos os que lhe ofenderam, rezando por eles, amando-os como você se ama; se você não se ama tanto, perdoe-se também, porque se você não se ama, não se respeita, não se dá valor, como você poderá amar a Deus ou a alguém? Como poderá rezar e pedir um milagre?

Todos nós conhecemos, ou ouvimos falar de pessoas que obtiveram um milagre em suas vidas; talvez até nós tenhamos recebido algum em alguma época. Deus age na vida dos homens; quantas vezes ao ouvir uma pregação alguém se converte; quantas vezes, em oração de perdão pessoas são curadas de doenças físicas, mentais, depressão; quantos milagres através do sacramento da unção dos enfermos; quantas vezes, quando se renuncia a falsas doutrinas pessoas são libertas de tentações, opressões, pecados que se repetem, mas , queremos falar especificamente do dom carismático de milagres, descrito em 1 Cor (12, 10)

Deus está à porta do nosso coração! Quando respondemos, rezando com fé, Deus nos responde de volta com prodígios, bênçãos e sinais da Sua presença amorosa, poderosa, curadora e transformadora. Ele mesmo afirmou que estaria presente quando dois ou mais estivessem reunidos em Seu nome, portanto reze em família, com seus amigos, em comunidade, porque se Deus está presente, e foi o que Ele afirmou, é impossível que graças, bênçãos, curas, transformações e milagres não aconteçam;

-       Onde há luz, dissipam-se as trevas;

-       Onde há benção, desfazem-se as maldições;

-       Onde há o Espírito Santo, o maligno se retira

Deus é amor e quer sempre operar milagres. O que falta é fé comprometida com a vontade de Deus, um coração orante e apaixonado, que ame a Deus sobre todas as coisas.

Quando alguém reza com essa virtude da fé que descrevemos, os milagres sempre acontecem, como vemos na vida dos primeiros cristãos em Atos dos Apóstolos e, na vida de todos os santos de nossa Igreja. Todos tinham o dom de milagres como ministério.

No Evangelho Jesus nos diz que se tivermos fé do tamanho de um grão de mostarda, diremos à montanha que se mova e ela se moverá, mas esse crer significa comprometimento com a Palavra, com a igreja, com o que Jesus nos fala, significa deixar-se envolver; crer exige decisão, responsabilidade, compromisso e coerência de vida no agir, no sentir e no pensar. Eu ajo, falo e sinto de acordo com aquilo que eu creio, não como os fariseus que ensinavam ao povo aquilo que eles mesmos não faziam. Eu não posso ser um contra-testemunho; eu penso, falo e minhas ações estão de acordo com a minha fé; eu não vacilo, porque sei que Deus não mente. Estou fundamentado na Palavra de Deus, nas promessas que Ele fez: “farão coisas ainda maiores do que as que eu fiz”; tenho convicção e não vou atrás de tudo o que dizem que é bom, mas sigo a Palavra de Deus.

Não creia que esse Deus que é amor, seria capaz de mandar sofrimentos; Ele não criou o mal; o mal é uma degeneração do bem por Ele criado, fruto da liberdade de suas criaturas inteligentes: os anjos e os homens. A vontade perfeita de Deus é o bem que é diferente da vontade permissiva de Deus, isto é, Ele permite o mal em razão do livre arbítrio desses seres criados.

Quando rezamos, temos que ter uma postura de fé e de esperança; rezo sempre na expectativa de um milagre, sei que estou fazendo a coisa certa: “orai em todas as circunstâncias”, e tenho a certeza que algo de maravilhoso está acontecendo por causa da misericórdia de Deus. Eu rezo e Deus age; “pedi e recebereis”.

O amor de Deus é incondicional e nele podemos nos abandonar sem medo, mas muitos são os bloqueios que não permitem que os milagres aconteçam: traumas, má formação espiritual, feridas psicológicas etc.; precisamos entregar tudo a Ele, colocar tudo debaixo de Seu olhar para que Ele preencha todo desamor, rejeição tudo o que não é bom em nossa história, com seu coração misericordioso. Quanto mais oração, mais o amor de Deus me preenche, me toca, me transforma e mais eu me apaixono. O coração que arranca os milagres do Sagrado Coração, é sempre um coração apaixonado por Ele.

Podemos dividir o processo de conversão em quatro grandes fases:

1 – Aprendemos a rezar, isto é, a conversar com Deus e recebemos Suas graças. Acreditamos no poder da oração e queremos que todos também acreditem. É uma fase de descobertas e devemos nos esforçar para passar à fase seguinte;

2 – Aprendemos a entregar nossos problemas, nossas angústias, nossas famílias e a nós mesmos nas mãos do Senhor;

3 – Aprendemos a amar a Deus e colocar a Sua vontade acima da nossa. Nessa fase, muitos desistem porque querem que Deus faça as suas vontades e, na primeira tribulação não perseveram;

4 – Os que perseveram e aprendem a se submeter a Deus, aceitam os fatos, aceitam a cruz; passam para esta fase que é a fase do Êxtase; tudo pode ser mudado pela oração; é a fase da intimidade com Ele, da contemplação, da vivência profunda da grandeza de Deus;

A partir da fase 4, é que o dom de milagres se manifesta como ministério, porque entendemos que sempre que rezamos  Deus opera. Entendemos que os milagres são de ordem espiritual, psíquicos e físicos.

Muitas vezes rezamos por uma cura física e a pessoa morre. Entendendo que não somos apenas físico, acreditamos que Jesus fez uma cura espiritual e, essa pessoa morreu na graça de Deus, que é muito mais importante do que a cura física, mas aquele que não está preparado para aceitar a vontade de Deus age como se tudo terminasse aqui nesta terra e, como se o Senhor não houvesse cumprido a Sua Palavra.

Precisamos exercitar a nossa fé. Aprende-se a rezar, rezando; lembre-se que primeiro vem a fé, depois os milagres. Vamos então rezar juntos:

Senhor eu creio que você sempre me ouve, sempre me responde; eu creio que você sempre me amou e sempre me amará; obrigado Senhor por tudo o que sou, por tudo o que tenho. Coloco-me agora diante de sua maravilhosa presença com confiança, humildade e gratidão. Coloco-me exatamente como estou agora, com minhas virtudes ou vícios, saúde  ou  enfermidade, alegria ou desespero, sem máscaras, disfarces, sem desculpas e sem medo. Entrego em suas mãos santas e benditas, todos os dias de minha vida, desde a minha concepção até este momento, meus fracassos e realizações e, peço a restauração do meu passado, a reconciliação com a minha própria história, de acordo com a Sua vontade. Quero lhe dar licença para reinar em todas as áreas de minha vida. Perdoa-me Senhor pelos erros, omissões e traições ao Seu divino amor; abençoa-me para que eu não volte mais aos mesmos pecados e dá-me uma efusão tão poderosa de Seu Espírito Santo, que eu possa experimentar a vida nova que você prometeu. Quero submeter a minha vontade à Sua vontade perfeita. Coloque em meu coração o seu amor generoso e curador; deixe que meu coração bata no compasso de Seu Sagrado Coração. Coloque em meus pensamentos a sua sabedoria, em meus lábios a sua verdade, em minhas mãos a sua benção, em minhas atitudes a sua justiça e em todas as minhas emoções o seu amor. Unge-me Senhor, para que eu possa corresponder ao seu amor; dá sentido à minha vida; que o meu coração convertido e apaixonado seja um canal aberto para as suas graças e seus milagres; faz-me experimentar a sua paz, para que descansando em seu Espírito Santo nada mais me abale, a não ser o medo de me afastar de sua presença. Amém!