No mercado é comum encontrar profissionais que confundem as definições de redes sociais e mídias sociais. Segundo Recuero (2009, p.103), os sites de mídias sociais, ou também chamados de “sites de redes sociais”, são o suporte para o estabelecimento das redes sociais, e não as redes em si, como se é popularmente pensado. Portanto, entende-se que as mídias sociais são as ferramentas ou sistemas, que possibilitam a interação entre os atores sociais, permitindo a troca de informações e o compartilhamento de conteúdo em seus mais variados formatos, sejam eles em vídeo, texto, imagem ou áudio. Telles (2010) faz uma divisão das mídias sociais em subcategorias, são elas: Sites de compartilhamento de arquivos multimídia, Sites de relacionamento Social, Microblogs, entre outros. Para Recuero, as mídias sociais são divididas em apenas duas categorias: sites de redes sociais e sites de redes sociais apropriados. Porém, tanto a definição de Telles quanto a de Recuero não são conflitantes, mas sim complementares, posto que o que ela afirma como sites de redes sociais, ele subdivide em sites de relacionamento social, e o que ela chama de sites de redes sociais apropriados, ele caracteriza como microblogs, blogs e sites de compartilhamento de arquivos multimídia. Entretanto o que deve ser esclarecido é o seguinte pensamento:

 "Sites de redes sociais propriamente ditos são aqueles que compreendem a categoria dos sistemas focados em expor e publicar as redes sociais dos atores. [...] São sistemas onde há perfis e há espaços específicos para a publicização das conexões com os indivíduos. [...] Sites de redes sociais apropriados são aqueles sistemas que não eram, originalmente, voltados para mostrar redes sociais, mas que são apropriados pelos atores com este fim." (RECUERO, 2009, p.104)

O trecho acima é parte componente do trabalho de conclusão de Curso de Especialização em Comunicação Empresarial, apresentado por Jonatas Oliveira em Março de 2012 na Universidade Federal de Juiz de Fora.