MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: COMO TRABALHAR O JORNAL NO ESPAÇO ESCOLAR

 

Cyva Tathiane Miranda da Silva [1]

Gracilene Prudência Rodrigues [2]

Manoel Ferreira Lima ³

Manoel do Nascimento Araújo4

Maria de Nazaré Oliveira de Jesus5

Rosivane Rosângela de Sousa Camargo6

RESUMO

 

 

A inserção do jornal escolar como recurso pedagógico faz com que as aulas se tornem mais dinâmicas, interessantes e participativas para os educandos. Por meio deste o professor traz a realidade para as suas aulas permitindo a este que tomem ciência dos fatos, opinem e formulem posicionamentos críticos. Além disso, promove a leitura e interpretação de textos com temas atuais, tais como: violência, drogas, esporte, lazer, cultura, sexualidade, educação dentre outros. Sendo esse o papel da escola é seu dever incentivar o trabalho de modo a colaborar para o crescimento cultural, social e ético do aluno. Assim, este paper tem como objetivo mostrar de que forma o jornal escolar pode ser trabalhado na sala de aula como recurso didático envolvendo todas as disciplinas que compõem o currículo escolar. Nesta perspectiva foram feitos levantamentos das referências através de autores que abordam essa temática de como trabalhar com jornal no espaço escolar, e de que forma pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e também na formação da cultura geral do aluno.

Palavras-chave: Jornal Escolar. Ensino. Recurso Pedagógico. Mídia. Leitura crítica.

 

1    INTRODUÇÃO

 

Na sociedade atual, a tecnologia por meio de variados instrumentos de mídia tem apresentado uma diversidade de informação, utilizando como veículos de divulgação a TV, o rádio, a internet, revistas, jornais, livros entre outros meios. A inserção dessas mídias no espaço escolar tem propiciado aos educandos aulas mais interessantes, atrativas e prazerosas, e ao educador formas metodológicas que o auxiliem na prática de ensinar e aprender.

Afirma Faria (2006) que a inclusão de mídias, como o uso do jornal na dinâmica de sala de aula, tem sido frequente no espaço escolar nos últimos anos. Essa constatação se dá pelo fato de que o jornal impresso, por exemplo, divulga as transformações que ocorrem no meio social de forma atualizada e interativa, oferecendo meios aos educadores para situar em tempo real os fatos históricos, buscando explicar não só o que tange a estas questões, mas também às sociais, políticas, econômicas, culturais ou religiosas.

A escola tem como tarefa primordial o desenvolvimento do letramento do aluno. Enquanto mediadora nessa busca pelo conhecimento propõe a diversificação sobre as formas de ensinar e aprender, aderindo a essas tecnologias. No entanto, para efetivar a aplicação dessas tecnologias de informação, faz-se necessária a criação de mecanismos que possam integrá-las ao meio educacional de modo a evitar o seu uso de forma indiscriminada, ou seja, aleatória. Para tanto, deve estabelecer critérios de seleção de materiais de leitura devido à variedade de meios midiáticos de informação.

Assim, o educador ao fazer uso dessas mídias no meio escolar contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas: de interpretação, de leitura, e de escrita. Como mediador nesse processo de ensino-aprendizagem seu papel é fundamental na articulação destas informações, mormente para o desenvolvimento da linguagem jornalística no ambiente escolar. Desta forma, o trabalho com informativos ou jornais escolares são exemplos de produções significativas que vem ganhando espaço nas instituições escolares, pois possibilita ao educando um universo de abordagens diferenciadas desde as sem grandes proporções àquelas de interesse global. Sendo assim, o presente artigo pretende discursar sobre como o jornal enquanto recurso didático pode melhorar a qualidade de ensino e qual a sua contribuição para o aprimoramento da linguagem oral e escrita nas instituições educacionais.

2     O JORNAL ESCOLAR COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE APRENDIZAGEM

 

 

O uso do jornal escolar em sala de aula é de fundamental importância na vida acadêmica do educando, pois, contribui na formação sociocultural, ética e ainda estimula o cognitivo. Faz correspondência entre o currículo escolar teórico e a realidade prática. Além disso, é um instrumento que pode auxiliá-los em suas decisões, já que aborda os mais variados tipos de notícias podendo influenciá-los de forma direta em sua vida cotidiana. Diante dessas situações, o aluno é levado a formar um posicionamento crítico perante fatos expressos em noticiários, colaborando deste modo para a sua formação cidadã.

Como evidencia Silva (2001) o jornal é fonte informacional, preciosa e atualizada. Se os textos jornalísticos, forem trabalhados adequadamente, poderão tornar-se um instrumento socializador e que de fato possibilite ao educando uma educação baseada na cidadania. Para Faria (2006), o jornal enquanto meio de informação é um importante instrumento de comunicação entre todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem - alunos, professores, escola e sociedade – pois os mantêm informados de assuntos que fazem parte do seu contexto e que tem como objetivo despertar a curiosidade dos leitores envolvidos, principalmente quando essa comunicação aborda princípios pedagógicos que enriquece o processo de ensino/aprendizagem. Afirma ainda que por meio de atividades com jornais é possível se estreitar vínculos entre escola e sociedade.

 Para Paroli e Almeida (2008) a informação extraída de um jornal possibilita ao educando leituras em diversas dimensões, podendo partir de uma análise superficial até àquelas mais significativas para a compreensão do texto.

A informação, obtida por meio do jornal, é uma etapa inicial para que sejam feitas análises mais relevantes. Como formador do cidadão, o jornal pode auxiliar no confronto de reportagens que levem o leitor a se emancipar com o conhecimento dos fatos do dia-a-dia. É fundamental para auxiliar na formação geral do estudante, pois não se pode mais deixar de lado as novas tecnologias da informação e da comunicação e dos meios de comunicação na Educação. [...]. Portanto, o jornal tem um grande potencial educativo (PAROLI & ALMEIDA 2008, p. 8).

Como recurso pedagógico o jornal escolar contribui essencialmente para o desenvolvimento de habilidades de: produção, leitura, pesquisa, produção, crítica, interpretação dentre outras. Também proporciona um trabalho interdisciplinar, com matérias relacionadas a esportes, política, sexualidade, meio ambiente, segurança, educação, que interessam aos educandos que acabam por facilitar o incentivo à leitura devido a sua contemporaneidade e atualidade, despertando com isso o interesse dos alunos. Como confirma Elias (2007) o jornal quando empregado como recurso revitaliza os conteúdos teóricos, podendo ser explorado em todos os sentidos desde o gênero textual, aspectos gráficos, organização do texto até os recursos linguísticos.

[...] o jornal é um veículo de informação que utiliza a língua escrita e a comunicação visual, num registro diário e dinâmico da realidade, atendendo às diferentes necessidades do homem quanto a sua sintonia com o mundo. Assim, constitui-se num importante recurso pedagógico de registro das transformações realizadas pelo homem, que faz a sua história através do tempo, desenvolvendo sua consciência crítica e seu posicionamento como cidadão. (ELIAS, 2007).


De acordo com Zanchetta (2007), ao se inserir o jornal em sala de aula o educador deve ter em vista a melhoria da formação do aluno para a cidadania, de forma a conscientizá-los sobre questões relacionadas à cultura, economia, política e cultura. O professor ao fazer uso do jornal enquanto recursos metodológicos de aprendizagem deve direcionar o trabalho aos objetivos elencados das atividades propostas, isto de acordo com o foco a ser dado, o tipo de clientela, o nível da classe, a faixa etária e as disciplinas do currículo escolar: Português, Matemática, Geografia, História, Arte, Literatura dentre outras.

 Como confirma Paroli & Almeida (2008):

Um dos caminhos para que o aluno possa chegar a um processo de aprendizagem com qualidade pode ser delineado, pelo professor, com o uso do Jornal em Sala de Aula, como fonte de informações capaz de gerar um conhecimento significativo e sintonizado com as temáticas disciplinares, contanto que receba o direcionamento crítico adequado, como foi apontado anteriormente. Neste caso, o jornal possui um potencial a ser explorado, com temas atuais, históricos e científicos, dentre muitos outros, que podem ser fontes de inspiração para uma pesquisa mais aprofundada, objetivo de uma educação inovadora e que realmente proporcione ao aluno a sua emancipação. (PAROLI & ALMEIDA, 2008, p. 7).

O jornal torna-se ferramenta indispensável no ensino da leitura por sua pluralidade de gêneros textuais. Por conta disto, o periódico passa a ser um recurso eficaz para o trabalho pedagógico, uma vez que pode informar e entreter o educando leitor. Como evidencia os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) sobre os gêneros discursivos que os coloca como meios excelentes para se trabalhar a oralidade, a escrita e a leitura, dentre esses, por exemplo, cita os de linguagem jornalística como a crônica, entrevista, debate, depoimento, notícia, editorial, artigo, carta do leitor, reportagem, charge, tira, entrevista e propaganda.

O aluno amplie o domínio ativo do discurso nas diversas situações comunicativas, sobretudo nas instâncias públicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua inserção efetiva no mundo da escrita [e oral], ampliando suas possibilidades de participação social no exercício da cidadania. PCNs (1997, p. 32).

Portanto, ao se planejar o jornal como recurso pedagógico em sala de aula cria-se a oportunidade de o aluno realizar uma leitura analítica da realidade, preparando-o para formular enquanto leitores sua opinião de forma crítica diante de uma sociedade plural.

3     CONSIDERAÇÕES FINAIS

O jornal é um recurso pedagógico que enriquece o trabalho desenvolvido em sala de aula em todas as disciplinas, uma vez que por se tratar de uma mídia interdisciplinar, oportuniza ao educador formas e meios diferenciados de produzir o conhecimento.

O professor ao trabalhar com o periódico impresso desenvolve habilidades de interpretação, produção e ainda desperta o hábito pela leitura, enriquece o vocabulário, a expressão oral e escrita e o senso crítico. Além disso, faz com que os alunos reflitam sobre temas atuais, exercitem sua capacidade de síntese, análise, atenção e comparação.

Os textos jornalísticos abarcam inúmeros gêneros textuais como crônica, entrevista, debate, depoimento, notícia, editorial, artigo, carta do leitor, reportagem, charge, tira, entrevista e propaganda que servem como base para o desenvolvimento de atividades que visem trabalhar a escrita, a leitura e a oralidade, ampliando assim o domínio do seu discurso nas mais variadas situações comunicação.

 Dessa forma, o jornal escolar é fundamental na dinâmica de sala de aula como recurso complementar de atividades escolares. Com isso, o educador tem a possibilidade de tornar o aprendizado eficiente e eficaz, e o aluno mais participativo e consciente diante da sociedade.

 REFERÊNCIAS

 

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997.

ELIAS, M. D. C. Jornal: recurso pedagógico transdisciplinar de reflexão crítica e desenvolvimento da cidadania.

Disponível em: http://www.alb.com.br/anaisjornal/leitura/textos/011marisaelias.htm. Acesso em: 31 de agosto de 2011.

 

 

FARIA, Maria Alice de Oliveira. Como usar o jornal na sala de aula. 10 ed., São Paulo: Contexto, 2006.

 

 

PAROLI, R. M. & ALMEIDA JUNIOR, J. B. Avaliação de programas de uso de jornal em sala de aula oferecidos aos professores por empresas jornalísticas.

Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/trabalho/GT16-2236--Int.pdf>. Acesso em 31 de agosto de 2011.

 

 

SILVA, A. K. A.; DUARTE, E. N. Práticas de leitura: o jornal como interface no contexto escolar. XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação – Campo Grande /MS – setembro 2001.

ZANCHETTA JUNIOR, J. Por que, afinal, a leitura de jornais na escola?

Disponível em: <http://www.alb.com.br/anaisjornal/leitura/textos/ 008zanchetta.htm>. Acesso em: 26 de agosto d 2011.



[1] Graduada em pela UVA, Pós-graduanda em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar.

[2].Graduada em Letras pela FAI, Pós-graduanda em Língua Portuguesa e Literatura.

3 Graduado em Letras pela UFPA, Pós-graduando em Língua Portuguesa e Literatura.

4 Graduado em Letras pela FAI, Pós-graduando em Língua Portuguesa e Literatura.

5 Graduada pela UFPA, Pós-graduanda em Gestão, Orientação e Supervisão Escolar

6 Graduada em Letras pela UFPA, Pós-graduanda em Língua Portuguesa e Literatura.