Na reta final das eleições, pude observar vários ataques de forças de direita na sociedade Brasileira que vão contra o Partido dos Trabalhadores.
O objetivo indisfarçável é atingir a sua candidata à presidência da República a partir de um confronto nitidamente ideológico e assim abrir espaços para o avanço de outra candidatura que vem se aventurando a absorver e representar abertamente um brutal retrocesso na consciência social do povo brasileiro.
Fica claro que o que está em jogo é uma campanha ideológica claramente retrógrada, direitista e oportunista. Quando na verdade os mesmos deveriam se reafirmamar que temas relativos aos direitos humanos são universais e indivisíveis e precisam ser defendidos por todos os atores sociais que comungam de forma honesta seu compromisso com a dignidade humana.
Com o PT no poder, é verdade, os mais pobres passaram a ter uma alimentação regular, o que é bom, passaram a ter geladeira e computador, muito bom também. Os menos pobres podem comprar carros. Porém, continuam sem saneamento básico, sofrendo com as doenças sem solução, convivendo com as favelas e suas catástrofes, com o transporte público massacrante, com o caos e a violência urbana crescentes, sem educação de qualidade, constituindo uma massa de analfabetos funcionais.
Entendo que estabilidade econômica e ampliação do acesso popular a bens de consumo materiais são fundamentais, mas se isto não for compatibilizado com elevação do padrão cultural e humanístico da sociedade, caminharemos para o passado, pois a ética do futuro e do socialismo não é a do ter, mas a do ser.