Dentro dos contextos de globalização e de mudanças da modernidade – caracterizada pelos avanços da informática e das telecomunicações – a comunicação empresarial assume uma dimensão estratégica. Não é por acaso que as mais bem-sucedidas companhias internacionais, destacadas pela revista Business Week, desenvolvem a comunicação empresarial de forma integrada, permanente e sistêmica.

Essas empresas perceberam a necessidade básica de mostrar o que elas são e fazem para consolidar a imagem institucional e evitar com isso os boatos e distorções, decorrentes da falta de comunicação, seja ela interna ou externa. Tem um dito milenar chinês que sintetiza bem essa questão: "Se não mostrares o que és, permitirás que pensem o que não és".

A comunicação deixou de ser um meio para ser utilizada como ferramenta estratégica de resultados das empresas e corporações, na Europa, há pelo menos dez anos. A União Européia incluiu no seu "board", a área de comunicação, que se reporta diretamente ao presidente.

O início dos anos 90 consolidou a atividade da comunicação empresarial sob o ponto de vista estratégico. Em todo o mundo, é cada vez maior o número de empresas líderes que destacam a comunicação como fator fundamental para o seu bom desempenho. Nas organizações mais modernas é comum encontrar o profissional de comunicação empresarial como um dos membros do comitê de direção da empresa.

Hoje, a sobrevivência das empresas e de qualquer outro empreendimento organizacional depende muito da capacidade de assimilar novas informações, da agilidade ao responder aos desafios do mercado e da sua flexibilidade em adaptar-se às constantes mudanças econômicas, tecnológicas e sociais.

Para atingir essas metas, é preciso desenvolver uma visão estratégica, saber pensar e planejar à longo prazo, analisar as influências e condicionantes do presente, avaliar os pontos fortes e fracos da empresa e fazer projeções para possíveis cenários, em perspectivas de curto, médio e longo prazos.

Os dados obtidos e os planos desenvolvidos a partir desse planejamento precisam ser bem divulgados e comunicados a todos os que trabalham na empresa. Nesse ponto, é fundamental que todos os escalões saibam o que a companhia espera para os próximos tempos e qual é o papel de cada um diante dessas expectativas.

Grupo VCA
Avenida Pacaembu, 1.641
Pacaembu - São Paulo - SP - Brasil - CEP 01234-001
Central: +55 (11) 3133.8062
www.grupovca.com.br