Miami foi um dos centros da crise imobiliária de 2008 – junto com Las Vegas, carregou o fardo do símbolo de uma crise de sérias proporções.

A crise ainda persiste em algumas partes do Estados Unidos, incluindo Las Vegas, mas desde o final de 2010, Miami vêm apresentando um forte crescimento em seus negócios – e isso está acontecendo em todas as áreas, seja nos negócios imobiliários como no comércio e, principalmente, turismo. Miami possui o porto de cruzeiros mais movimentado do mundo – com mais de 4 milhões de passageiros ao ano - no total, Miami e região recebem mais de 15 milhões de turistas ao ano. O turista brasileiro têm um peso forte nessa reação: algo em torno de  8% . Mas quando a comparação é com o valor gasto pelos turistas, o brasileiro já responde por mais de 12% - pois a natureza da visita do turista brasileiro têm a atividade de compras mais incorporada do que outros turistas. Carlos Eduardo Silva, responsável pelo site de informações de Miami, Ponto Miami (www.pontomiami.com), comenta: “O interesse do turista brasileiro em Miami, têm uma forte prioridade nas compras e nas visitas ao shoppings da região”.  Por isso, um dos grandes desafios para Miami é buscar que a permanência dos brasileiros seja maior e que aproveitem mais suas praias, seus restaurantes e passeios. “No Ponto Miami, tentamos dar dicas e informações, para que os turistas brasileiros saibam organizar e distribuir suas atividades entre as compras e as outras atrações da região – restaurantes, bares, praias, parques e passeios.” destaca Silva. “Miami possui restaurantes incríveis, museus, bairros e atrações que se adaptam, e muito, ao jeito e gosto dos brasileiros, pode ser, perfeitamente, um lugar para passar muito mais do que os 4 dias que são gastos em média.”

Não entendam mal não: Miami está muito agradecida e feliz com os mais de US$1,1 bilhão gastos por brasileiros em 2011 – o esforço é para que os gastos se ampliem com uma maior tempo de estada por aqui.