Meu Professor Maluco Beleza


Ao chegar na escola, Roque recebeu-me com a noticia da chegada de um professor substituto, não recordo o dia, nem o mês, pois estes fatos ocorreram no ano de 2001.

Eis minha história... Naquele tempo era eu um garoto irreverente as normas da escola, embora contasse apenas dez anos de idade tinha atitudes agressivas e inadmissíveis.

Ao lado de Roque (amigo de infância) praticávamos vandalismo e desprezávamos por completo as doutrinas acadêmicas daquela rede educacional.

Naquela manhã, Roque veio até mim dizendo: - Washington! Eis que o professor substituto chegou! O cara é estranho, tem o cabelo grande, calça frouxa, chinelo de couro, barba e usa óculos, o cara é maluco. Seu nome é Dalton Oscar Walbruni.

Estávamos todos reunidos na classe, quando direpente Dalton surgiu, alguns alunos zombavam de sua aparência, pois em nossa opinião o professor Dalton deveria fazer parte do movimento da "Anarquia" ou algo parecido.

Ao entrar na sala suas primeiras palavras foram: - Preguiça, lá fora! Estudar, agora! Foram apenas alguns minutos para que o professor Dalton consquistase o carinho da sala. Ele é um excelente educador. Lembro-me perfeitamente de sua primeira aula, falava ele de Raul Seixas.

Naquela manhã Roque e eu aprendemos que é melhor sermos metamofoses ambulantes do que termos velhas opiniões formadas sobre tudo.

(Fortaleza, 05 de julho de 2009)