Meu amigo Mico, Lynno reapareceu, pode?!

 

Edson Silva

 

Não é que aquele meu velho amigo sobre o qual nunca falei pra vocês, apareceu?! É o Lynno Typpo (é assim mesmo que escreve, ele faz questão de ípsilons e dos “enes” e dos “pes” dobrados, pois diz que é de origem da nobreza inglesa, que remonta da Idade Média, onde o amigo do cunhado do primo do conhecido do vizinho dele quase foi um dos nobres cavaleiros do Rei Arthur). Refeito do espanto pós aparição, eu quis saber de novidades e o Lynno sempre tem uma. Desta vez ele me surpreendeu, dizendo que é Jornalista (não diplomado) e só precisa de “uma força” para emplacar sua “Coluna: O Mico, Lynno”. Ao ouvir isso já entendi a intenção do despretensioso amigo e até argumentei, dizendo se não soa como plágio da “Coluna Macaco Simão”, do Zé Simão.

 

Sem se fazer de rogado, o Lynno disparou um: “mas já me copiaram?” Eu expliquei que acreditava que não, pois o Zé é colunista há décadas e, pelo que entendi, o Lynno estava apresentando algo novo. Ele se deu por convencido, mas não por vencido e disse: “E então, você dá uma força pra eu  divulgar minha “Coluna”, afinal você é um dos maiores QIs que conheço!” Cheguei agradecer, dizendo que nem sabia que ele me considerava tão inteligente para citar o meu QI (Quociente de Inteligência) ao que pronto ele respondeu: “Que inteligência ? Considero seus textos sem graça, sem conteúdo, sem sal ou açúcar, o que QI é de Quem Indica, pois vi algumas publicações suas em diversos jornais e sites...”

 

Só pra lembrar, se o amigo leitor tiver problema de auto-estima ou baixa-estima, jamais peça opinião ao meu amigo Lynno. Com sorriso sem graça, disse que veria o que posso fazer e foi o bastante para ele ficar eufórico e dizer: “ eu sabia que você me ajudaria ser reconhecido como o colunista mais famoso do Brasil, por enquanto... depois parto para o Mercosul, o resto do mundo... será que já colonizaram a Lua ou Marte... ?!”  Eu disse: “menos, bem menos, vamos ver a  Coluna e envio como sugestão, só isso...” Lynno começou discorrer que era um cidadão arnakinopolense, cidade que ele jura  ficar em algum canto da Bahia, mas só ouvi falar de Arnakinópolis na música do grande roqueiro baiano, Raul Seixas. Enfim, ele me deu este pequeno “avant premier” de sua Coluna:

 

“O MICO LINO”, POR LYNNO TYPPO- Serra muda e radicaliza- Estermelina Serra, vítima de deficiência de fala e auditiva congênita, cortou seus longos cabelos negros e os pintou de azul petróleo, sem royalities... “Epa, péra aí”, o Lynno colocou um PS no email dizendo que o texto é outro, segue o “correto”: Com o Serra caindo em pesquisas mais que  macaco no galho, os marqueteiros dele pensam em radicalizar. Entre as sugestões estão que ele use como transporte cipós ao invés dos metrôs que não saem de promessa; passe usar peruca, engorde um pouco, deixe a barba crescer, troque de time(há especulação dele passar torcer para o Corinthians, já que não descobriu pra que time de futebol a Dilma torce).

 

Houve a sugestão de tornar o discurso mais original,mas os marqueteiros desistiram quando o Serra começou os ensaios com: “Nunca na história desse estado, foram instados tantos pedágios; nunca na história desse estado houve tanta organização... do crime... ; nunca na histó...”  Gente, este é só um aperitivo, eu gosto, tomo e daí ?! da “Coluna Mico Lino” e para não dizer que é plágio aqui vai o meu Dicionário, mas de siglas, ortograficamente revisado pelo sistema público de Educação do Estado de SP. P.E.D.A.G.I.O.- Pague Este Dinheiro Agora e Ganhe  “Istrada” “Ageitada”; quer outra ? S.A.B.E.S.P – Se a Água Babar, “Enjira” Só Pinga...Se cuida Eike, já estou em 10º, agora vou catar e reciclar latinhas, logo te alcanço!  Até mais que estou indo, nem uso colírio alucinógeno, prefiro óculos escuro.

   

Edson Silva, 48 anos, jornalista da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Sumaré

Email: [email protected]