Róger Martins Agne
Estudante de Design
ULBRA - [email protected]
Kely Oliveira Floriano
Estudante Engenharia de Produção
Ulbra [email protected]

No seguinte trabalho o tema da metrologia é visto como ferramenta de qualidade utilizada em indústrias, a pesquisa escolheu uma microempresa que atua na área de conserto e manutenção agrícola e industrial alimentícia, para a coleta de dados referentes ao assunto, situada na cidade de Santo Antonio do Planalto ? RS, o responsável pela empresa esclareceu algumas duvidas e curiosidades sobre os processos na fabricação, e finalização de seus produtos. A entrevista foi realizada no dia 17/04/2010.

Qualidade garante fidelidade

Uma empresa pequena situada em Santo Antonio do Planalto, responsável pela fabricação de peças de reposição industrial e agrícola, conta apenas com três funcionários, tem a metrologia com ferramenta fundamental para o negocio, relatando que para fazer um serviço completo é preciso estar bem equipado, tendo como responsável pela verificação das peças cada funcionário de seu setor e o chefe geral da empresa como responsável pelos aparelhos, usando a metrologia desde o inicio de sua produção.
Tem como pensamento que a metrologia segue o mesmo caminho da produção, tornando-a mais organizada, funcionário que opera uma das maquinas principais, tem um médio conhecimento de metrologia, porem, esta em curso de aperfeiçoamento, destacando que a metrologia é mais usada na indústria alimentícia pela menor tolerância indicada nas peças.
Volmir nos conta que desde que começou a trabalha na indústria como funcionário, tinha uma atenção maior a qualidade, e após ter seu próprio empreendimento notou que a metrologia não influenciava muito no valor final de seus serviços, mas sim na forma como novos clientes aceitavam o produto, a qualidade gera satisfação e compromisso, fazendo com que o cliente retorne posteriormente.
Embora o baixo número de funcionários a empresa não disponibiliza de um nivelamento de conhecimentos, seus funcionário são contratados por suas técnicas já apresentadas em outros serviços, e que tenha uma base fundamental de conhecimento no inicio do trabalho, foi cogitado a possibilidade de haver nivelamento, e tivemos como resposta que, se o nivelamento fosse existente iria melhorar a produção, dando assim mais atenção aos trabalhos específicos, e de maior responsabilidade.
A empresa que busca o mercado regional tem como seu grande diferencial a metrologia, sendo que se encontra a frente de seus concorrentes nesse quesito, por ter grande quantidade de ferramentas de medição, e de estar sempre investindo nesse processo.
O consumo dos produtos industrializados e sua fabricação e grande escala se torna a cada dia mais caro devido às necessidades pessoais que mudam de tempos em tempos, com publico alvo mais exigente, as empresas apostam pó sua vez na qualidade como um impulso para continuar na competição de mercado, pessoas que não investem nesse tipo de tecnologia acabam por ter um futuro curto no qual a falta de clientes obriga-os a desistir do ramo.