Uma grande parcela de pessoas que querem começar a investir em imóveis costuma analisar o valor do metro quadrado de um empreendimento para tomar suas decisões.

Este tipo de análise é totalmente infundada e leva a decisões equivocadas.

É um método até viável para produtos padronizados, como de tecidos, etc.

Já os imóveis não são padronizados, pelo contrário, são produtos ímpares.

Mesmo empreendimentos na mesma rua ou avenida podem ter valores de metro quadrado bem diferentes. Se um deles está ao lado de um shopping ou metrô, por exemplo, certamente ele terá o valor do metro quadrado maior do que seu concorrente.

Na análise de um investimento imobiliário temos que levar em conta vários fatores como por exemplo: localização, tamanho do terreno, estrutura da construção, itens de lazer, número e localização de garagens, estrutura de segurança, potencial de valorização da região, etc.

Quanto a estrutura da construção você precisa verificar, por exemplo, se as paredes do apartamento são de alvenaria tradicional, alvenaria estrutural ou de drywall. Hoje em dia muitas construtoras utilizam o drywall, um tipo de parede feita de gesso acartonado.

O Drywall não é ruim, mas certamente um empreendimento feito com alvenaria estrutural é muito mais resistente e deve custar mais.

A localização é um dos itens que mais influencia na composição do valor do empreendimento. O valor de um apartamento que está próximo a casas velhas e/ou a favela certamente deve custar muito menos do que um outro empreendimento que está próximo a edificíos novos, metrô, etc.

A visinhança tem uma grande parcela na composição do valor do imóvel.

Por isso ao avaliar se um imóvel é interessante para investimento esqueça a questão do metro quadrado.

Faça uma avaliação mais precisa, verificando localização, estrutura da construção, itens de lazer, número e localização de garagens, estrutura de segurança, potencial de valorização da região, etc.

O ideal é consultar um corretor de imóveis. Ele é um profissional preparado e terá o imóvel ideal que melhor se encaixa em seu perfil.

Nero Consultor Imobiliário