Luiz Henrique Pereira Ramos 

Orientador: Lawton Benatti

Métodos inovativos para pagamento.

Os métodos de pagamento estão cada vez mais diversificados. Com o avanço da tecnologia, novos métodos de pagamento surgem, isso devido ao crescimento do comercio eletrônico, o e-commerce, canal de comercialização online, cresceu devido a diversos fatores favoráveis, a facilidade de acesso à internet, serviços personalizados, rapidez e facilidade em se pesquisar, funcionamento vinte e quatro horas por dia, conforto do comprador em adquirir um produto sem a necessidade de sair de sua casa, entre outros fatores.

Para Albertin, (2007, p.192) “As transações de negócio somente podem ter sucesso se as trocas financeiras entre compradores e vendedores puderem acontecer em um ambiente simples, universalmente aceito, seguro e barato.”

Hoje em dia, além dos métodos mais conhecidos, como cédulas, cartão de credito, cartão de debito, boleto bancário e cheque, outros métodos de pagamento estão sendo muito utilizados, tais como pagamento digital, transferência bancária, pagamento via telefone móvel e outros que iremos ver no decorrer do artigo.

Albertin aborda o assunto da seguinte forma:

Os sistemas eletrônicos de pagamento estão tornando se o ponto central para a inovação do processo de negócio on-line, quando as companhias procuram formas mais rápidas e a um custo mais baixo para servir os clientes. As inovações emergentes no pagamento de mercadorias e serviços no CE prometem oferecer uma grande quantidade de novas oportunidades de negocio. (ALBERTIN, 2007, p.193)

 

Dentro do mercado virtual existem dois tipos de sistemas para pagamento, os gateways e intermediários de pagamentos.

A diferença é que os gateways de pagamento facilita a comunicação da loja com as operadoras de credito e bancos, são utilizados para médias e grandes operações, que necessitam de um maior controle sobre os pagamentos. Reduz tempo e custo para operação. Os principais são: Braspag, Cobrebem, BoldCron, CobreDireto, Superpay, Locaweb e MundiPagg.

Já os intermediários de pagamentos, como o próprio nome já diz, é um serviço que faz essa intermediação dos pagamentos e cobrança, além de avaliar o risco da venda e se responsabiliza em garantir a devolução do valor ao cliente, caso ocorra do vendedor não entregar o produto. Os principais são: PagSeguro, Pagamento Digital, Paypal e Moip.

Nesse contexto em tecnologia, as empresas inovaram com relação ao uso de internet móvel, existem hoje mais de 250 milhões de aparelhos celulares ativos no pais, esse numero é maior que o de habitantes brasileiros. Cerca de 20% utilizam uma conexão banda larga, o 3G. Um método de pagamento através do telefone celular, esta se tornando popular. Conhecido como m-commerce (mobile commerce), funciona da seguinte maneira, parecido com o debito automático, os dados pessoais do usuário é acessado a partir do momento que o cliente digita a sua senha, com isso basta aproximar o aparelho celular próximo ao leitor habilitado a essa tecnologia. A informação é transmitida do telefone por uma antena de curto alcance, o pagamento é registrado e processado na hora. Isso acarreta diversas vantagens em termos de custo e praticidade.

Com essa tendência de pagamento móvel, o setor financeiro, deve acompanhar a evolução, atualizando constantemente as operações de telefonia móvel, para atender as necessidades dos seus clientes e não ficar para atrás.

A questão da segurança é importante dentro dos métodos de pagamento online, estima se que 23% desistem de uma compra pela internet, com receio de fornecer seus dados bancários e os do cartão, tornando isso um desafio para as empresas do ramo, em conscientizar o consumidor e passar confiabilidade na ação.

A tendência, é que em um futuro próximo, os meios tradicionais de pagamentos caiam em desuso total, e novos meios surgem acompanhando o avanço da tecnologia.

Referências Bibliográficas:

SANTOS, Marco. O impacto dos pagamentos móveis no setor financeiro,2007. Disponível em: www.ecommercebrasil.com.br/artigos/impacto-pagamentos-moveis-setor-financeiro/

ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio Eletrônico. São Paulo: Atlas, 2007.